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Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 25 de janeiro de 2022 às 10:49


Microsoft ofereceu um valor de US$ 95 por ativo, um prêmio de 45% em relação ao fechamento da ação da Activision Blizzard na sexta.

A Microsoft (MSFT34) anunciou nesta terça-feira (18) a compra da Activision Blizzard (ATVI34), uma das mais bem-sucedidas empresas de games, em um acordo de US$ 68,7 bilhões, sendo essa a maior transação do setor, e a ação da adquirida salta 26%.

“Quando a transação for finalizada, a Microsoft será a terceira maior empresa de games do mundo em receita, atrás de Tencent e Sony”, disse a empresa, em comunicado.

A aquisição inclui jogos icônicos da Activision, Blizzard e King, como Warcraft, Diablo, Overwatch, Call of Duty e Candy Crush, além das atividades globais de e-sports por meio da Major League Gaming.

A Activision Blizzard conta com cerca de 400 milhões de jogadores ativos mensais em 190 países e franquias que possuem um valor bilionário.

A Microsoft ofereceu um valor de US$ 95 por ativo, o que corresponde a um prêmio de 45% em relação ao fechamento da ação da Activision Blizzard  na sessão da última sexta-feira (14).

Os ativos da Activision subiram 25,88% na Nasdaq, a US$ 82,31, enquanto a Microsoft teve baixa de 2,43%, a US$ 302,65. Já na B3, os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) ATVI34 subiram 26,52%, a R$ 452,11, enquanto os papéis MSFT34 caíram 1,34%, a R$ 70,15.Polêmicas envolvendo a companhia

A venda da Activision Blizzard ocorre em meio a um processo de assédio sexual movido, em julho de 2021, pelo Departamento de Emprego e Habitação da Califórnia contra a companhia.

Na última segunda-feira, a Activision anunciou medidas com intuito de erradicar má conduta e assédio sexual na empresa, afirmando que busca medidas provisórias para solucionar o caso e também melhorar sua política interna de conduta e ética no trabalho.

Após concluir algumas análises, a companhia demitiu cerca de trinta e sete funcionários e outros quarenta quatro receberam notificações como advertências e avisos formais, comunicou a empresa na véspera por meio de uma nota.

Em nota sobre o anúncio da véspera sobre a Activision, a Levante Ideias de Investimentos destacou que o fantasma da conduta de ética no trabalho continuava sendo um detrator para as ações da empresa, referência no mercado de desenvolvimento de jogos eletrônicos e entretenimento.

“A Activision Blizzard é uma gigantesca empresa, proveniente da fusão da Activision e Blizzard Entertainment que ocorreu em 2008 e são duas desenvolvedoras de jogos eletrônicos e entretenimento com grandes franquias de jogos reconhecidos mundialmente. No último trimestre, a companhia apresentou uma receita líquida de US$ 2,07 bilhões, com um lucro antes de juros, impostos (Ebit, na sigla em inglês) de US$ 824 milhões, convergindo para um lucro por ação de US$ 0,82”, apontou.

Fonte: Infomoney
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 25 de janeiro de 2022 às 10:45


Apesar da edição de 2021 ter ficado aquém do esperado, é possível extrair frutos interessantes desse fenômeno.

Os resultados do setor mostram que a Black Friday de 2021 foi a mais fraca dos últimos anos no varejo brasileiro. Pela primeira vez, as vendas reduziram entre 4% e 5%, em termos reais (se descontada a inflação), contra o aumento de 21% em 2020, quando a maioria da população cumpria isolamento social.

A categoria de alimentos, entretanto, se destacou, com aumento entre 2% e 5%. Esta é uma das conclusões do estudo da McKinsey & Company, em parceria com a Scanntech, que analisou as movimentações no varejo e consumo alimentar e de bebidas durante o período, em todas as regiões do Brasil. A partir dos resultados, o material também mapeou aprendizados e estratégias para possibilitar aos varejistas uma alavancagem nas vendas na temporada de festas.

Motivos que justificam um cenário de aumento pouco representativo do comércio durante a Black Friday são, principalmente, altas da inflação e da taxa de juros, assim como a taxa de desemprego, que comprometeram o poder de compra do consumidor e refletiram a decisão de aquisição para itens essenciais, como explica Mariana Guimarães, sócia associada da McKinsey & Company.

“Outros alimentos de alto valor agregado ou produtos que não são de primeira necessidade, como misturas alcoólicas ou sobremesas prontas, além de acessórios para a casa e para automóveis, por exemplo, perderam atratividade, um reflexo da busca do consumidor por itens mais básicos”.

Considerando o varejo alimentar, dados da Scanntech apontam que os produtos com maior crescimento em vendas foram cereais em barra (33%), carnes de porco (33%), frutas (21%), entre outros. Já os itens com maior redução de vendas foram iogurtes (-60%), queijos especiais (-33%), alimentos em conserva (-33%) e etc.

Outros achados em bebidas como whisky, vinho e Champagne cresceram em receita e quantidade entre 5% e 20%, mostrando possível estocagem para as festas de fim de ano.


O consumo por regiões

A busca por alimentos cresceu nas metrópoles e interior, em especial na região Sul, enquanto o interior comprou menos bebidas. É possível observar uma heterogeneidade nos resultados da Black Friday pelas regiões do Brasil, desde retração de 28% até crescimento de 14%.

Enquanto Santa Catarina, Goiás e Maranhão tiveram aumento superior a +2%, por exemplo, o estado de São Paulo e Mato Grosso apresentaram números estáveis, entre -1% e +2%, enquanto Rio de Janeiro e Minas Gerais apresentaram retrações superiores a -4%, conforme apontaram os dados da Scanntech.

“As metrópoles Vitória (13%), Florianópolis (13%) e Curitiba (8%) tiveram mais destaque em crescimento, já no interior foram as regiões de Espírito Santo (10%), Vale do Paraíba e Litoral (9%)”, avalia Rafael Lopes, gerente de projetos da McKinsey. Ele destaca que, apesar de grande parte do território ter redução no consumo de alimentos e bebidas, o consumo da categoria se manteve estável no Brasil em +1%, em muito devido ao crescimento das vendas de alimentos nas regiões metropolitanas.


Legado da Black Friday 2021

O estudo mapeou que houve uma tendência de antecipação de compras de Black Friday durante o mês de novembro, além de aquisições em grandes volumes, diferentemente dos anos anteriores. Este comportamento foi observado em itens de consumo recorrente (biscoito e leite UHT), assim como produtos para festas de fim de ano (cervejas e refrigerantes), dando indícios da volta do hábito de estocagem pelo consumidor. Todos estes dados trazem diversas oportunidades para estratégias em próximas datas comerciais para o varejo.

Além disso, a pesquisa avalia que, em épocas de desafio de consumo devido ao cenário macroeconômico, os períodos sazonais são ótima oportunidade para trazer tráfego para as lojas e oferecer descontos em produtos-chave é uma das tendências mais relevantes. “Observamos que os descontos deste ano foram maiores do que anos anteriores. Apesar de uma menor quantidade de produtos em promoção, o nível de desconto aplicado foi maior”, afirma Rafael Lopes.

Os desafios do varejo associados ao comportamento do consumidor na Black Friday mostraram vendas pontuais em grande volume, atração e retenção de clientes em ambiente de competição por preço em itens-chave, ganho de relevância do e-commerce para alimentos e bebidas, assim como a relevância da logística para assegurar a disponibilidade frente ao pico de demanda.

“Também é importante lembrar que, em épocas sazonais, o consumidor está mais suscetível a mudar hábitos de consumo e experimentar, então ter sortimento diferenciado, como frutas secas devido ao Natal, por exemplo, pode ser uma oportunidade de atrair e fidelizar esse cliente e capturar uma nova base”, complementa Mariana Guimarães.


O que elaborar daqui para frente

Com relação aos novos caminhos para os varejistas para o Natal, o estudo com base nos dados da Black Friday conclui que existem seis principais medidas estratégicas para os varejistas em termos de criação de consumo:

● Realizar parcerias com a indústria com antecedência para o desenvolvimento de produtos sazonais inéditos e com os melhores preços;

● Garantir sortimento adequado e disponibilidade de produtos considerando as mudanças de hábito dos consumidores;

● Estruturar plano para atrair tráfego para dentro das lojas, incluindo promoções de itens-chave ou eventos com o objetivo de fidelizar o cliente;

● Criar espaços dedicados em loja para produtos sazonais, com decoração de Natal, por exemplo, e estratégia de exposição cross-categoria;

● Desenvolver ações de engajamento e retenção de clientes no pós-venda, já que a jornada de compra deve ser trabalhada com zelo para se atingir bons resultados;

● Estabelecer salas de guerra (war rooms) para agir rapidamente frente aos desafios antes, durante e após período sazonal. Afinal, o estabelecimento deve ser sustentável e escalável durante todo o ano.

Fonte: Consumidor Moderno