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Varejo & Franquias Postado em segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024 às 15:43


O NRF 2024, maior evento global de varejo, começou no domingo (14) e vai até esta terça-feira (16) na cidade de Nova York. O encontro, que reúne os principais nomes do setor, compartilha tendências para a indústria que não só impulsionam a economia dos EUA, mas também a do Brasil.

Para o quadro CNN Inovvation no PrimeTime, comento as principais discussões e inovações do evento, entre elas a dinâmica entre o varejo físico e digital, um tema quente no gelado clima que me encontrava na cidade sede deste ano.

O questionamento que presenciei nas palestras foi a do papel da loja física em um mundo cada vez mais digital. O Lee Peterson, vice-presidente executivo da WD Partners, argumentou que dois entre três americanos preferem comprar coisas utilitárias e funcionais pela internet, devido à facilidade, conveniência e preço, segundo pesquisa.

Mas, a loja física possui alguns componentes que funcionam de uma maneira mais atrativa quando se trata de descobrir um novo produto e de ter uma experiência melhor.

Diversos varejos colocam um café na loja e uma música para construir uma vivência, ou uma “vibe sensorial”, como Peterson chamou, que diferencia muito a experiência da loja física para a digital.

Ou seja, a loja presencial tem seu papel como programa de divertimento, e para isso tem que fugir do papel já assumido pela compra online — simples prateleiras com produtos prontos a escolha do consumidor.

As tendências, principalmente ligadas à inteligência artificial (IA), vêm em peso para aprimorar alguns processos que geram fricção, como o pagamento no caixa e nas lojas que as pessoas comparecem para ver seus produtos desejados com seus próprios olhos.

O encantamento do consumidor é umas das apostas dos varejistas, que Peterson cita quando fala das Flagship Store (Lojas Conceito, tradução do inglês), as quais fazem o consumidor sair da sua casa e visitá-las, já presentes no Brasil. Isso, certamente, revigora o varejo e deixa o setor mais forte.

Fonte: CNN Brasil
Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024 às 15:31


Quando pensamos na experiência que a NBA oferece aos fãs nos Estados Unidos, percebemos que a grande maioria dos brasileiros não terá a oportunidade de “sentir” um jogo ao vivo. Menos de 1% da população brasileira terá essa vivência. A partir dessa constatação, a NBA decidiu replicar essa experiência aqui no Brasil, criando lojas temáticas que proporcionam uma imersão no universo do basquete.


O Conceito das lojas One Game Store

A NBA inaugurou ao longo dos últimos 8 anos, 30 lojas no Brasil. O conceito inicial foi a criação das lojas One Game Store, que visam oferecer uma experiência única para os fãs do esporte. Independentemente do tamanho da loja, que pode variar entre 100m² e 400m², todas elas possuem componentes que garantem a imersão dos visitantes.

Um dos destaques das lojas da NBA é a presença de um vídeo e de um Jumbotron, assim como nos estádios. Os visitantes podem desfrutar do som, das imagens e ver seus ídolos do passado e do presente. Além disso, há a possibilidade de tirar fotos com jogadores em tamanho real e até comparar o tamanho das mãos com as dos atletas. Outra experiência incrível oferecida é a impressão 3D da mão dos jogadores, feita em parceria com uma empresa especializada.


As evoluções das lojas NBA Arena

A NBA decidiu ir além e evoluir o conceito das lojas, criando as lojas NBA Arena. Atualmente, existem duas delas, uma localizada no Morumbi Town em São Paulo e outra no Uptown no Rio de Janeiro. Essas lojas possuem uma quadra de basquete, além da área de vendas. Além disso, as lojas NBA Arena contam com um café, uma tendência atual no varejo. Os visitantes podem desfrutar de snacks, sanduíches, sorvetes e outras delícias enquanto mergulham no universo do basquete.

As lojas da NBA não são apenas espaços de vendas, mas também proporcionam vivências únicas aos visitantes. A NBA oferece o programa Basketball School, onde crianças podem jogar basquete nas lojas. Além disso, são realizados diversos eventos, como encontros com jogadores, chamados de Meet and Greet Sessions. A NBA também organiza campanhas e recebe eventos corporativos, permitindo que empresas se conectem com o universo do basquete. As lojas também são cenários para festas infantis, onde as crianças podem alugar a quadra e comemorar na área do café.

O histórico da NBA mostra que a experiência proporcionada nas lojas gera conversões. A imersão no universo do basquete, aliada às atividades e eventos oferecidos, cria um engajamento único com os fãs. Pensando nas gerações mais jovens, a NBA acredita que essa é a chave para o futuro do basquete no Brasil.

Fonte: Ecommerce Brasil