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Varejo & Franquias Postado em quarta-feira, 15 de novembro de 2017 às 19:26
A Black Friday se consolida no Brasil como a segunda data mais importante do comércio on-line, perdendo apenas para o Natal. Para 2017, a expectativa é de crescimento de 20% nas vendas em relação ao ano anterior. A estimativa é do Google, que também prevê movimentação dez vezes maior do comércio eletrônico que a registrada em um dia comum.

O especialista em estratégias digitais do Google Fernando Pedroso listou seis dicas de campanhas para fazer bombar o e-commerce durante a data. É fundamental lembrar que os anúncios no Google podem levar até 24 horas para serem aprovados, portanto, é preciso definir a estratégia de AdWords com antecedência para não perder a oportunidade.

As dicas são:

1. Não seja moderado na comunicação de suas ofertas

As vendas on-line crescem ano a ano no Brasil e isso faz com que algumas empresas confiem apenas no crescimento do setor para fazer bombar suas promoções, mas o fato é que é preciso trabalhar ofertas especiais com estratégias de divulgação. É fundamental que os consumidores sejam impactados intensamente pela oferta.

1. Trabalhe seu feeling para entregar a mensagem certa na hora certa

A capacidade de entregar a mensagem certa para os consumidores em um momento específico é essencial. Por isso, é importante saber trabalhar as listas de remarketing de pessoas que já estiveram no seu site ou já compraram na sua loja on-line e fazer anúncios direcionados para elas. Para que as listas estejam prontas e populadas (quando os usuários entrarem na página), o ideal é a começar a partir de agora!

1. O Google Shopping é seu melhor amigo na hora de vender

Além de ter cliques, em média, mais em conta que uma campanha de anúncios de texto, a campanha de Shopping é importante para e-commerces de todos os segmentos. Por meio dela, é possível chamar atenção para seus produtos, suas características e seus preços. Por isso, certifique-se que o seu feed esteja 100% correto e que não haja nenhum tipo de reprovação dos produtos principais.

1. Antecipe o planejamento e não deixe nada para a última hora

Com as ofertas definidas previamente, é possível pensar na estratégia da estrutura das campanhas e até criar um feed com o atributo “sale price” (para evitar dor de cabeça de última hora). Desta forma, os preços promocionais estarão em evidência e você vai ter campanhas divididas por categorias, marcas ou níveis de produto, dependendo da estratégia adotada.

1. Separe uma verba a mais para investir na Black Friday

Dê o devido destaque ás promoções com uma verba mais gorda que a empregada geralmente. A demanda na Black Friday vai aumentar e o empreendedor precisa competir pela atenção com a concorrência. Os anúncios precisão ser potencializados para atingir o maior número de clientes.

1. Aposte em campanhas específicas para a  a Black Friday

Não recicle campanhas. Muitas pessoas estão curiosas para ver o que as marcas têm preparado para a data. É importante criar campanhas novas na rede de pesquisa com os termos sazonais relacionados a seus produtos e serviços. Por exemplo, se você vende eletrônicos, as pessoas podem procurar por “Notebook Black Friday”, “Celulares Black Friday” ou até mesmo “Eletrônicos Black Friday”. Se tiver promoções imperdíveis para essas categorias, é essencial imprimir seus anúncios para essas buscas!

Fonte: Novarejo
Varejo & Franquias Postado em quarta-feira, 15 de novembro de 2017 às 19:24
O e-commerce tem ganhado força e as lojas físicas estão perdendo clientes no mundo inteiro. Mas ainda há formas de aumentar o fluxo do varejo físico. Dino Gueno, consultor de varejo, acredita que sim e dá dicas de ouro para quem está procurando uma estratégia para mudar o jogo.

Para o especialista o principal problema dos varejistas físicos é que não conhecem os seus clientes, o que seria um passo antes do início das estratégias. “É preciso definir qual tipo de cliente você quer e tem capacidade de atender. A partir disso que o varejista consegue definir como serão o ambiente, as promoções, comunicação entre outros”, diz.

Outro fator que o especialista defende é a criação de um calendário baseado em datas importantes para os clientes do segmento. “É preciso ir além das datas tradicionais do varejo como Dia das Mães, Pais, Natal e Namorados. O varejista que só vive dessas datas dificilmente vai conseguir fechar a conta, mas se ele se aproveitar de outras oportunidades como Dia das Avós – para uma floricultura, por exemplo – terá mais público e vendas”, completa.

A seguir confira 5 dicas práticas para aumentar o fluxo das lojas:

1. Reavalie a sua fachada e conveniência para chegar até a loja

Algumas respostas precisam ser pensadas: Estacionamento é um problema? Então resolva. Faça parceria, compartilhe terrenos com vizinhos varejistas. Além disso, é preciso rever a fachada: Ela é atrativa? O meu perfil de clientes passam na frente da loja?

2. Reavalie sua comunicação visual

A sua marca, a maneira e o local onde ela está aplicada atrai o cliente? Se não, refaça! O mesmo precisa ser visto com a comunicação na rua: A oja se comunica com quem está passando na rua?

3. Esteja disponível para ser encontrado

O pequeno varejista não precisa pagar nada para aparecer no Google, é só se cadastrar no Google Empresas, mas poucos fazem o processo. Além disso, é preciso ver se o site está bom, assim como o uso da rede social.

“Não se pode mais brigar com a internet, tem que fazer as pazes. Varejistas de lojas físicas precisam usar a ferramentas da internet para o cliente achar”, diz.

4. Por que o cliente viria na minha loja?

Qual é a atratividade, o diferencial que o cliente vai ter para escolher a sua loja ao invés do concorrente? “Primeiro você tem que conhecer a sua concorrência e isso inclui seguir nas redes sociais, visitar a loja dele, ver as propagandas e entender o que ele está oferecendo para fazer algo novo, diferente e melhor para seus clientes”, completa.

5. Reavalie a própria publicidade

A sua empresa corta a verba da propaganda em épocas de crise? O especialista diz que essa não é a melhor opção.

“Quando as vendas começam a cair é comum cortar os investimentos de publicidade, o que é um grande erro. Veja o que os outros estão fazendo e invista mais e melhor. Seus clientes precisam saber de você e do que você tem a oferecer”, completa.

Fonte: Novarejo