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Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 15 de abril de 2024 às 09:49


O e-commerce brasileiro continua em alta e consolida seu papel como importante impulsionador da economia nacional. De acordo com a pesquisa Panorama do Ecommerce no Brasil, o setor registrou um crescimento de 50% em seu faturamento em comparação aos níveis pré-pandemia.

Vale lembrar que, de acordo com a projeção da ABComm para 2024, o e-commerce brasileiro deverá atingir R$ 205,11 bilhões até o fim do ano. 

Pix se torna o método de pagamento preferido dos brasileiros

O estudo revela que o Pix se tornou o método de pagamento mais utilizado no comércio digital brasileiro, respondendo por mais de 25% das transações. 
Só no último ano, de acordo com o Banco Central, esse método de pagamento movimentou R$ 17,18 trilhões, devendo atingir 35% de todas as transações do comércio eletrônico até 2026, segundo a Worldpay.

Nordeste se destaca com maior ticket médio

O Nordeste brasileiro se consolidou como a segunda maior região em vendas online no primeiro trimestre de 2024 — ultrapassando inclusive a região Sul. Segundo a pesquisa, a região nordestina registrou um ticket médio de R$ 338,60 no período, representando 16,4% do faturamento total do e-commerce.

Em comparação, a região Sul apresentou ticket médio de R$ 306,20 e market share de 15,9%. O Sudeste, por sua vez, lidera o mercado em participação (58%), mas ainda fica atrás do Nordeste em valor do ticket médio, com R$ 213,70.

Vale destacar que o Norte, apesar de deter a menor participação de mercado (2,5%), ostenta a mais alta média de gasto por compra, alcançando R$ 368,70.


Frete grátis em declínio estratégico

Visando otimizar suas margens de lucro, os varejistas estão sendo mais criteriosos na oferta de frete grátis. A participação das vendas com frete grátis vem caindo gradativamente desde 2021, chegando a 54,2% em janeiro de 2024.

Itens de telefonia, perfumaria, pet shop e farmácia e saúde são aqueles que mais oferecem o frete grátis, em 72,5%, 71,1%, 66,6% e 65,9% de suas vendas, respectivamente.

Mulheres impulsionam o crescimento em diversas categorias

As mulheres continuam sendo as protagonistas do e-commerce brasileiro, respondendo por 61,3% das vendas em março de 2024. 

Salvo as categorias de Telefonia (49,2%), Casa e construção (43,9%), Eletrônicos (42,4%) e Informática (39%), a participação das consumidoras no faturamento é maior do que a dos homens em todas as demais, como:

- Beleza e Perfumaria (74,7%);
- Moda e Acessórios (72%);
- Pet Shop (85,4%);
- e Móveis (61,9%).

Fonte: Ecommerce Brasil
Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 15 de abril de 2024 às 09:47


O Dia das Mães é uma das datas sazonais que mais movimentam o comércio durante o primeiro semestre, isso porque esse é um evento que tem um apelo emocional muito grande envolvido. Essa é uma compra que praticamente já está prevista no orçamento anual dos consumidores, pois, independentemente do tamanho ou valor, queremos presentear aquelas que nos deram amor incondicional. Confira algumas dicas para aumentar suas vendas em uma das datas mais importantes do varejo brasileiro.

Então, é claro que você, dono, analista, gerente… do e-commerce, vai apostar no Dia das Mães para impulsionar as suas vendas de 2024. Afinal, o comércio eletrônico é o setor que mais viu as vendas crescerem nos últimos anos. E isso é o que eu vou te mostrar logo a seguir.


O impacto direto da comemoração no e-commerce

O Dia das Mães é uma data quase universal para o varejo. Muitos segmentos e nichos de mercado conseguem promover algum tipo de campanha relacionada à data. Desde as lojas de joias, eletro, vestuário até mesmo os supermercados podem se beneficiar dessa sazonalidade, que acontece no segundo domingo de maio.

Para se ter ideia, essa é uma das únicas datas do ano, juntamente com o Natal, em que até as marcas de luxo fazem ações para promover sua marca. Tudo isso pelo estreitamento de vínculos afetivos que envolvem o evento e que também podem criar laços das marcas com seus consumidores.

Dito isso, é interessante observar como o mercado se comportou na última edição do Dia das Mães. Em 2023, as vendas online cresceram 11,8%, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), ao mesmo tempo que o comércio físico apresentou uma queda.

Assim, o faturamento do e-commerce ficou em R$ 6,7 bilhões no Dia das Mães 2023, enquanto o ticket médio fechou em R$ 478,57, e o número de pedidos online atingiu os 14 milhões. Esses dados foram divulgados oficialmente pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).


O comportamento do consumidor na data

Um ponto importante que pode guiar a sua ação de Dia das Mães é a análise dos hábitos de consumo dos clientes. Voltando à pesquisa do ICVA, que citei no tópico anterior, os principais presentes de 2023 foram dos setores de acessórios e vestuários, seguidos de aparelhos eletrônicos e itens de decoração. Já os segmentos que tiveram aumento de vendas foram: livraria, papelaria, ótica, joalheria, cosméticos e higiene pessoal.

Além de acompanhar o comportamento dos consumidores no mercado de modo geral, é extremamente importante fazer um levantamento do seu próprio público-alvo. Por meio de ferramentas de análise de dados e de inteligência artificial, por exemplo, é possível identificar quais produtos têm maior procura no Dia das Mães, quais tipos de descontos têm mais apelo, ou qual a data ideal para começar a liberar as promoções.

Com o uso de dados, você pode até mesmo prever a demanda e manter o seu estoque abastecido para a data. Afinal, estamos vivendo tempos em que o uso de dados para a tomada de decisão é a chave do sucesso do e-commerce.


O que fazer para se destacar da concorrência

Não há uma fórmula mágica para fazer com que o seu e-commerce se dê bem no Dia das Mães 2024, afinal, cada ramo de atuação tem as suas particularidades. Mas há algumas estratégias que você pode aplicar, principalmente quando se fala de fidelização da sua base atual de clientes: abertura do período de promoções antes com acesso restrito para usuários cadastrados no site, ou até incentivo de cashback para eles voltarem a fazer pedidos após a data.

Além disso, uma comunicação personalizada, com o uso de dados, pode ser um ótimo diferencial da sua loja online, ao mesmo tempo que a experiência de compra e a usabilidade do site precisam estar impecáveis para que o cliente tenha segurança em comprar pela internet.

Porém, há um tema que merece cuidado para que a satisfação do cliente esteja garantida e para que ele veja a sua loja como opção vantajosa para fechar um pedido online: a competitividade logística. Hoje, os e-commerces que disponibilizam diversas opções de frete saem à frente, assim como aqueles que contam com o sistema de entregas no mesmo dia (same day delivery), para suprir a demanda de compradores de última hora.

Seja qual for a estratégia ou a tendência de mercado que você vai aplicar no Dia Das Mães, saiba que o sucesso do seu e-commerce depende de decisões que façam sentido para a saúde do seu negócio. Portanto, pense sempre nas inciativas a curto, médio e longo prazo. Somente com um planejamento bem estruturado, você poderá colher os frutos dessa data tão importante para o varejo.

Fonte: Ecommerce Brasil