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Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 02 de abril de 2024 às 11:36


O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), identificou uma queda de 5% nas vendas de Páscoa em comparação com o ano passado. A análise comparou as vendas feitas entre os dias 3 a 9 de abril de 2023 com os dias 25 a 31 de março de 2024.

Como exemplo, o setor de supermercados e hipermercados teve queda de 3,9% no faturamento. Para Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, a comemoração da data no fim do mês pode ter influenciado o resultado negativo no varejo. “No ano passado, a Páscoa caiu no início do mês, período em que o comércio está mais aquecido por causa dos depósitos dos salários”, comenta.

De qualquer forma, este ano a Páscoa teve um destaque: as chocolaterias, que cresceram 3,8%. As lojas localizadas em shoppings também tiveram alta de 4% no faturamento. Já as chocolaterias de rua cresceram 3,7%.


Regiões
Em relação ao ano passado, todas as regiões brasileiras apresentaram retração:

- Nordeste (-3,5%);
- Norte (-3,9%);
- Sudeste (-5,5%);
- Sul (-5,9%);
- Centro-Oeste (-8,5%).

Já nos estados, as maiores retrações foram no Paraná (-8,8%) e em Goiás (-8,5%). No Ceará (-2,1%) e Rio de Janeiro (-2,5%) as retrações foram menores. Em relação a 2023, nenhum estado teve alta no faturamento.

Fonte: Ecommerce Brasil
Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 02 de abril de 2024 às 11:34


Não é de agora que a Shein tem intensificado seus esforços para focar suas operações no Brasil. No primeiro trimestre deste ano, a empresa já alcançou 55% de sua receita total no país por meio do marketplace, com maior potência vinda do estado de São Paulo. Isso é parte de uma estratégia ambiciosa que visa alcançar a marca de 85% das vendas geradas localmente até o final de 2026.

A nível mundial, a empresa anunciou que já superou o lucro de 2023 em US$ 2 bilhões

Apesar dos números específicos permanecerem confidenciais, a Shein tem feito progressos notáveis ao convencer produtores, atacadistas e varejistas brasileiros a aderirem ao marketplace. A nível mundial, a empresa anunciou que já superou o lucro de 2023 em US$ 2 bilhões, com US$ 45 bilhões em valor bruto de mercadorias vendidas em sua plataforma.


Preço baixo para conquistar o Brasil

Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, Raul Jacob, diretor de marketplace da Shein, enfatizou o compromisso da empresa em oferecer produtos competitivos a preços atrativos no mercado brasileiro.

Com o sucesso do marketplace em São Paulo, aliás, a Shein já planeja estender esse modelo de operação para outros estados, incluindo: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Vale destacar que, segundo um relatório do BTG Pactual, com exceção da Renner — cujo faturamento foi de R$ 11,7 bilhões —, a Shein superou outras grandes empresas em termos de faturamento. Isso inclui a C&A, com R$ 6,6 bilhões, o Grupo Soma, que engloba marcas como Farm e Animale, com R$ 5,4 bi, e a Arezzo, com R$ 4,8 bilhões em receitas.

Fonte: Ecommerce Brasil