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Estratégia & Marketing Postado em quarta-feira, 11 de outubro de 2023 às 13:51


Expectativa é que consumo aumente neste ano na data mais famosa do varejo.

Dois em cada três brasileiros pretendem comprar produtos durante a Black Friday 2023, com intenção de compra maior em 16 das 20 categorias analisadas, aponta pesquisa do Google. A expectativa é que a data mais badalada do varejo tenha um desempenho melhor neste ano na comparação com 2022, quando a Copa do Mundo impactou o resultado do evento promocional.

O estudo foi feito a pedido do Google pela Offerwise, empresa global de pesquisas de mercado, e contou com 1.846 entrevistados, das classes A, B e C de todo o Brasil, ouvidos em julho de 2023.

Das 16 categorias com mais crescimento na intenção de compra, a primeira foi a de beleza e perfumaria, cuja intenção de compra para a Black Friday está 18 pontos percentuais (p.p.) maior do que no ano passado. As categorias de games e livros ficaram estáveis, sem alterações, e as únicas que apresentaram queda na intenção de compra foram: brinquedos e bebidas, ambos com ligeiro 1 ponto percentual.

Veja a categoria e o aumento de intenção de compra na comparação com 2022:
- Beleza e perfumaria (+10 p.p);
- Eletrodomésticos (+10 p.p.);
- Eletroportáteis (+ 9 p.p.);
- Equipamentos de áudio & vídeo (+9 p.p.);
- Roupas & acessórios (+7 p.p.);
- Roupas & calçados esportivos (+7 p.p.);
- Móveis (+5 p.p.);
- Calçados (+5 p.p.);
- TV (+4 p.p.);
- Artigos para animais de estimação (+4p.p.);
- Artigos esportivos (+4 p.p.)
- Computadores e tablets (+3 p.p.);
- Decoração (+3 p.p.);
- Fraldas e itens de bebês (+2 p.p.);
- Celulares (+1 p,p.);
- Alimentos (+1 p.p.);
- Games (0p.p.);
- Livros e papelaria (0p.p.);
- Bebidas (-1p.p.); e
- Brinquedos (-1p.p.)

Prioridades nas compras

A pesquisa do Google também traz um recorte sobre prioridade na hora da compra: um em cada quatro brasileiros (24% dos entrevistados) entende que o preço baixo é o fator mais determinante para o consumidor decidir se vai comprar na Black Friday.

Apesar disso, a preocupação com a qualidade dos produtos vem ganhando mais destaque e é o segundo quesito mais importante no ranking geral dos consumidores — em 2022, era o quarto em prioridade.

A confiabilidade da loja, site ou aplicativo é o terceiro item mais importante em 2023 no ranking geral e subiu duas posições na comparação com a pesquisa do ano passado.

O custo de frete teve uma queda no ranking (passou de 2º para 4º) e mostra que o consumidor deve se importar menos com esse valor nas compras deste ano. Para completar o top 5, o tempo de entrega foi muito citado como fator determinante para compra. Essa prioridade era a sétima em 2022.

“A confiança dos consumidores está no maior nível desde antes da pandemia. O brasileiro está otimista para a Black Friday em 2023”, afirma Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil.


Buscas antecipadas

Embora ainda faltem quase dois meses para a Black Friday, as buscas no Google pelo termo ‘Black Friday’ no Brasil cresceram 24% na comparação com o mesmo período de 2022.

Segundo a pesquisa, em média, seis em cada 10 brasileiros que declaram querer comprar TVs, equipamentos de áudio e vídeo, eletrodomésticos e celulares na data promocional começam a buscar o produto com um mês ou mais de antecedência. Há uma relação com produtos para casa.

“Quanto maior o preço de um produto e a complexidade da tomada de decisão para sua compra, maior é a antecipação das pesquisas. E nesse processo de tomada de decisão, a importância do digital é inquestionável: 91% dos consumidores pesquisam on-line antes de comprar na Black Friday”, explica Nathalia Camargo, diretora de Commerce para médias empresas do Google Brasil.

Por outro lado, itens com foco no dia a dia como alimentos e bebidas apresentam buscas mais perto da data.

Confira o gráfico:



Fonte: Infomoney
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 26 de setembro de 2023 às 10:48


Estudo foi realizado pela RTB House e mostra que 95% dos compradores não concluem a compra na primeira visita.

O consumidor acessa o mesmo site cerca de 3 ou 4 vezes antes de finalizar uma compra. Segundo o levantamento Guia Black Friday 2023, da RTB House, 95% dos compradores não concluem a compra na primeira visita.

Segundo a pesquisa, as campanhas de retargeting, que têm como foco a conversão de vendas, conseguem atrair 20% dos clientes em potencial. Esse número representa a necessidade de manter um acompanhamento atento nas fases intermediárias e superiores do processo de vendas, para aumentar a visibilidade da marca, envolver potenciais clientes e aumentar o tráfego para o site, num estratégia de médio prazo.

Na etapa de meio de funil também é possível olhar para o reengajamento de usuários dormentes, ou seja, aqueles que já efetuaram compras via um determinado e-commerce, mas de forma esporádica. 


Estratégias para o Black Friday 2023

A RTB House também observou que na última Black Friday, as palavras-chave mais relevantes foram fatores determinantes nessa conversão de vendas, e essa tendência é esperada para continuar em 2023.

Embora tenham sido registradas quedas nos números de impressões e conversões em comparação com 2021, refletindo um menor entusiasmo dos consumidores durante o último ano, outros indicadores-chave de desempenho, como o valor das conversões e o valor médio das compras, mantiveram-se estáveis ou até mesmo aumentaram em relação ao ano anterior.

- Planejamento antecipado: Cerca de 31% dos consumidores iniciam a pesquisa por produtos da Black Friday com até três meses de antecedência. É crucial criar estratégias que envolvam esses consumidores, promovendo a interação com a marca e oferecendo vantagens na compra.

- Posicionamento da marca: 63% dos consumidores valorizam marcas alinhadas com seus valores e crenças. Manter os clientes envolvidos antes de períodos promocionais ajuda a consolidar a presença da marca na mente do consumidor.

- Tecnologia nas campanhas digitais: Campanhas baseadas em algoritmos de deep learning são até 50% mais eficazes na tomada de decisões do que aquelas baseadas em machine learning convencional. Isso resulta em melhorias significativas no desempenho das campanhas e na eficiência das recomendações de produtos.

- Banners dinâmicos: A atenção média das pessoas é de apenas 8 segundos. Banners dinâmicos que se destacam rapidamente são essenciais, permitindo diferentes formas de interação e personalização de conteúdo para aumentar as chances de conversão.

- Personalização de anúncios: Experiências personalizadas podem gerar até 40% mais receita do que abordagens genéricas. Algoritmos de deep learning possibilitam a criação de anúncios altamente personalizados, considerando detalhes específicos do produto e os interesses do usuário.

- Compras por aplicativo: Na Black Friday de 2022, 33% dos brasileiros fizeram compras por meio de aplicativos, sendo que 86% mantiveram o aplicativo instalado após o evento. Motivos incluem frete grátis, ofertas exclusivas, cupons de desconto e entrega rápida. Esses dados são provenientes da pesquisa “Panorama de Consumo na Black Friday 2023”.

Apesar da queda nas impressões e conversões, os consumidores que compraram na Black Friday de 2022 gastaram mais, aumentando o valor médio das compras. Isso significou menos clientes para os varejistas, mas maiores ganhos em valor de conversão e ticket médio.

Em relação a 2023, em um cenário mais estável e sem a concorrência de outro grande evento que atraia a atenção dos consumidores, como aconteceu com a Copa do Mundo no ano passado, quando o Brasil estreou um dia antes da data promocional, a perspectiva é que a Black Friday deste ano possa combinar o melhor de ambos os mundos: mais pessoas engajadas e dispostas a fazer compras durante o evento, enquanto mantém altos índices relacionados ao valor de conversão e ticket médio.

Fonte: Mercado & Consumo