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Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 26 de setembro de 2023 às 10:36


Ferramentas de IA generativa agora podem ser integradas a demais serviços de produtividade como e-mail, documentos e fotos.

A Microsoft anunciou nessa quinta-feira, 21/9, o lançamento do Copilot, uma nova funcionalidade de Inteligência Artificial (IA) generativa que poderá ser utilizada nos diferentes aplicativos e ferramentas do Windows. O lançamento permitirá que usuários utilizem a tecnologia no seu dia a dia para diferentes objetivos – desde escrever um texto, até gerar e editar imagens, ou mudar configurações de seus computadores.

O Copilot estará disponível para o Windows 11 e, nos próximos meses, no Microsoft 365, no buscador Bing e no navegador Edge. Segundo a empresa, a próxima atualização do Windows 11 terá mais de 150 novas funcionalidades e incorporará a solução do Copilot a aplicativos como Paint, Fotos e Clipchamp. A IA será responsável por criar atalhos e ajudar usuários a criar e editar imagens, fotos e vídeos, além de contribuir com a organização de documentos, redação e envio de e-mails. Já no Bing, o Copilot oferecerá respostas mais precisas e personalizadas para as pesquisas de acordo com o histórico de navegação no buscador e com perguntas adicionais no momento da pesquisa.

A empresa também anunciou que a funcionalidade do Copilot para o Microsoft 365 – conjunto de aplicativos que requer uma licença de uso voltado para organizações –, que está então estava disponível para um número limitado de companhias, estará disponível para assinantes a partir de novembro. A IA irá complementar aplicativos de produtividade, como Word e Excel.


Uma colaboração inteligente

O Microsoft 365 Copilot é resultado da colaboração da organização com a OpenAI, startup fundadora do ChatGPT e que recebe grandes investimentos há quatro anos da empresa fundada por Bill Gates. Em janeiro, anunciou um investimento de US$ 10 bilhões ao longo dos próximos anos. Não só isso, mas o serviço de nuvem Azure é responsável por sediar o trabalho de computação da OpenAI.

Até mesmo o modelo de linguagem DALL.E 3, de IA generativa da OpenAI de imagens, participará da funcionalidade do Bing. O Microsoft Designer agora será aplicado à ferramenta de busca para a edição das criações feiras por IA.

Hoje, aplicativos voltados para atividades corporativas e de produtividade contribuem com 24% da receita da Microsoft. Com a nova funcionalidade do Microsoft 365, usuários poderão contar com a ajuda da IA para criar apresentações e documentos reunindo informações trocadas em e-mails, por exemplo.
No entanto, as possibilidades de integração do Copilot mostram que a Microsoft está buscando expandir o alcance de suas ferramentas de IA para além dos clientes corporativos, atingindo até mesmo consumidores diretos em geral.



Google e Bard

O Google também anunciou novidades para sua própria ferramenta de IA generativa, o Bard. Com novidades semelhantes ao da rival Microsoft, o chatbot inteligente do Google agora será integrado aos demais serviços da big tech, como o Gmail, o Maps e o YouTube. A nova funcionalidade é chamada Bard Extensions.

Os usuários poderão selecionar quais serviços desejam integrar ao Bard. Por exemplo, caso o cliente não queira que a ferramenta tenha acesso aos seus e-mails, poderá manter a opção desativada. Uma das possibilidades é utilizar a extensão do Bard para reunir informações guardadas no Google Drive para escrever um documento ou e-mail no Docs ou no Gmail.

Outra funcionalidade é a possibilidade de checar as respostas do Bard a um clique de botão no buscador do Google. Segundo a empresa, muitas pessoas estão usando a IA para descobrir e entender assuntos complexos e, por isso, é preciso ter mais confiança nas informações geradas. O Bard Extensions já está disponível para usuários de idioma inglês, basta acessar o site da ferramenta.

A IA generativa já é uma realidade para diferentes organizações em seus diferentes processos. Mas as novas aplicações aos serviços da Microsoft e do Google dão um breve vislumbre do que o cotidiano do consumidor com a tecnologia poderá ser ao longo dos próximos anos.

Fonte: Consumidor Moderno
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 26 de setembro de 2023 às 10:29


Profissionais do varejo em shoppings e galerias confirmam que experiência e preço estão interligados, ambos são essenciais para a competitividade.

A expectativa para o faturamento do e-commerce neste ano é de R$ 185,7 bilhões, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm Forecast). Em 2022, foram 36 mil lojas virtuais no Brasil, chegando à marca de 565.300 sites de e-commerces. O crescimento avassalador do comércio eletrônico provocou uma grande mudança no varejo físico. Na corrida pela atração de clientes, os shoppings centers entraram numa concorrência acirrada que envolve preço, experiência e personalização do atendimento.

Por um lado, à medida que a economia digital avança, impulsionando o crescimento das empresas em todo o mundo, as novas tecnologias estão empoderando o consumidor e promovendo conexões como nunca. Na contramão do digital, foram quase 1.500 marcas inaugurando novas lojas em shoppings centers no terceiro trimestre de 2022, um crescimento de 16,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o relatório da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Diante dessas duas vertentes, as expectativas em constante mudança dos clientes permanecem no centro das discussões. No entanto, o estudo Digital Marketing Trends 2023 constatou que muitas empresas não sabem o que os seus clientes querem. E uma reflexão se destaca: os clientes são mais sensíveis e influenciados pelo preço ou pela experiência?


Preço e experiência

Raquel Sciammarella, coordenadora de marketing do Jardim Pamplona Shopping, destacou a importância de oferecer uma experiência de compra completa e satisfatória para os clientes, mesmo em ambientes voltados para a classe média alta. “Acredito que, mesmo em locais de compras focados na classe média alta, como é o caso do Jardim Pamplona, o preço e as promoções ainda são um atrativo importante. Contudo, os clientes querem ter a percepção de mais valor do seu dinheiro e é aí que entra a enorme relevância da experiência em toda a jornada de consumo, que é o que define a decisão final de compra”.

Preço e promoções ainda são fatores importantes para atrair clientes, mas o que realmente influencia a decisão final de compra é a percepção de valor que os clientes têm em relação ao dinheiro que gastam. “Por exemplo, de nada adianta ter preços competitivos e atrasar a entrega, assim como não adianta ter uma loja linda, que oferece taças de vinho aos seus clientes, e não ter opções de pagamento que atendam diversos perfis de consumidores”, acrescenta.

Com isso, a busca pelo relacionamento das marcas com os consumidores torna-se cada vez mais essencial no aprimoramento da experiência do cliente. Buscando promover uma maior experiência, grandes marcas passaram a tornar a investir em ser não apenas locais de compras convenientes, mas também destinos para atividades de entretenimento e experiências únicas.

Para Roger Teixeira, coordenador de Marketing do Carrefour Property, divisão do Grupo Carrefour Brasil responsável pelos ativos imobiliários em galerias comerciais, a busca por uma boa experiência no relacionamento com uma marca ou visita a um ponto de venda não é uma exclusividade da classe média alta e, cada vez, mais, também é fator de decisão na base da pirâmide de consumo.

“Nossas galerias comerciais são todas conectadas aos Hipermercados Carrefour, Atacadão e Sam’s Club e, há alguns anos, já consolidaram o seu papel de conveniência para o consumidor. Contudo, dentro do Carrefour Property, já temos como estratégia, cada vez mais, agregar de forma bastante efetiva a estes espaços a experiência e o entretenimento, seja em datas especiais do varejo ou eventos esporádicos. Em nossos espaços que já vivem fortemente nesse propósito, os resultados são perceptíveis”, explica Roger.


Ativações como estratégia para atração de clientes

A promoção do entretenimento tem se mostrado uma estratégia eficaz para a captura de novos clientes. Festivais de músicas, feiras e intervenções artística atraem multidões com bebida, comida e shows. Esse cenário envolve todas as etapas do funil de vendas, e as interações promovidas nesses ambientes levam consequentemente a aquisição de produtos ou serviços em si.

Galerias e shoppings centers não são apenas locais de compras, mas também centros de entretenimento, eventos e experiências. Essa transformação tem como objetivo tornar a visita desses centros de compras algo muito além de simplesmente comprar produtos. Em datas especiais e comemorativas, essa vantagem se torna ainda mais evidente. Atrair grandes massas, incluindo a chance de conquistar novos consumidores ainda não costumazes, também é uma estratégia do Butantã Shopping que, durante todo o mês de setembro, trouxe a tradicional Feira do Bom Retiro para dentro de seus corredores, em um grande festival de cultura coreana.

“Quando decidimos convidar a Feira do Bom Retiro para realizar aqui o Butantã K-Fest, nosso principal objetivo era preparar algo realmente grandioso, assim como é grande e engajada a comunidade de admiradores da cultura coreana em São Paulo. Por isso, nos unimos com todas as instituições mais importantes desse universo no Brasil e criamos uma agenda intensa com dezenas de shows e atividades”, conta Franklin Pedroso, coordenador de Marketing do Butantã Shopping que aposta na popularidade da Coreia do Sul para conquistar consumidores.


Pontos físicos

Uma tendência crescente nas grandes metrópoles, onde empreendimento do tipo complexos multiuso, como Paseo Alto das Nações, estão se tornando cada vez mais comuns. Esses complexos são caracterizados por combinar um centro de compras e serviços com torres de uso residencial, comercial e misto. Reunindo cada vez mais facilidades, não apenas para os usuários de seus prédios, como para toda a comunidade do entorno.

A ideia principal por trás desses empreendimentos é criar espaços que ofereçam uma ampla gama de facilidades e comodidades não apenas para os residentes e ocupantes dos prédios, mas também para a comunidade local ao redor. Esses complexos se esforçaram para se tornarem centros de atividades e convenções.

“O Paseo Alto das Nações já nasceu direcionado para a experiência e a jornada do consumidor. Por exemplo, cerca de 50% de nossos pontos de vendas são dedicados ao serviço e ao bem-estar, além de amplas áreas de convivência como o nosso coworking petfriendly. Além disso, em breve, teremos uma grande área verde, um verdadeiro parque em uma área privada e totalmente aberto ao público”, destaca Fabiano Carvalho, head de Marketing do Paseo Alto das Nações.

A loja física continua desempenhando um papel fundamental na jornada do cliente, e sua localização estratégica em shopping centers e galerias comerciais oferece a vantagem adicional de aproveitar as ações de relacionamento e fornecer experiências positivas aos consumidores.

Fonte: Novarejo