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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 05 de setembro de 2023 às 10:55


Após oficializar a abertura de dois novos centros de distribuição (Rio de Janeiro e Recife), Mercado Livre aponta o caminho para o aumento das vendas na Black Friday 2023. De acordo com o marketplace, essa será a maior BF da história da empresa, mesmo com o crescimento de 30% na edição de 2022.
Em comparação com a venda média de produtos no ano, a categoria de eletrodomésticos teve aumento de 38% de compradores.

A fim de explicar o caminho do sucesso para esse ano, Diego Santos e Anna Araripe, diretores do Mercado Livre, apresentaram uma lista de dicas para os vendedores da plataforma. “No ano passado, alguns dos fatores essenciais para o sucesso foram os anúncios do Marcos Mion e o enorme investimento em mídia, tanto em TV como anúncios na rua. E este ano eles continuarão, claro”.


Categorias de sucesso dentro do Mercado Livre

Diego Santos, que é diretor de categorias, apresentou alguns tópicos importantes para se ater no preparo à Black Friday deste ano. Conforme ele apresentou, a intenção de compra por categoria de acordo com a idade do usuário ficou a seguinte:
18 a 29 anos – Moda (71%)
30 a 44 anos – Tecnologia (49%)
50 a 65 anos – Eletrodomésticos (35%)
18 a 29 anos – Beleza e Cuidado Pessoal (34%)


Tecnologia
Em relação à categoria de Tecnologia, Santos disse que os compradores gastam em média 30% a mais na Black Friday – na busca dentro do marketplace, destaque para celulares, notes, relógios e games). “É um público que compra de tudo o que é complementar à categoria de games. Tablets, fones, óculos de realidades virtuais são alguns exemplos”.

Na oportunidade, Anna lembrou que trata-se de categoria (Tecnologia) importante para vender produtos mais premium. “O brasileiro está com um pouco mais de dinheiro no período da Black Friday, por conta do 13º salário, entre outros. E é por isso mesmo que ele busca, na maioria da vezes, pelos lançamentos da categoria.

Moda
Neste setor, os dois executivos concordaram que é preciso trabalhar com atenção as questões de cores e tamanhos dentro do site. “Sempre reforçamos a importância de oferecer o máximo de marcas possíveis, com uma curadoria fina de imagens e descrições”, pontuou Anna. Além disso, frisou que vendedores precisam se atentar às perguntas dos clientes. “Quanto mais rápido a resposta, maior a chance de converter”.

Sobre o preenchimento preciso da ficha técnica do produto, diz que ajuda, inclusive, no ranqueamento do produto dentro do marketplace. “O vendedor não pode, jamais, olhar para as imagens em boa resolução e a preparação dos descritivos e ficha técnica como burocracia”.

Eletrodomésticos
Em comparação com a venda média de produtos no ano, a categoria de eletrodomésticos teve aumento de 38% de compradores. Entre os produtos, os executivos disseram que refrigeradoras e equipamentos de ar e ventilação são destaques. “Percebemos em nossa análise que refrigeradores vendem muito, principalmente no final do ano”, disse Anna. Entre os eletrodomésticos menores, destaque para fritadeiras e aspirador robô.

Beleza e cuidado
Para Santos, a categoria de Beleza e Cuidado tem uma característica em especial: a recorrência, que segue também na Black Friday. “Lembro sempre que os produtos vendidos em kits precisam constar na lista neste período. Para Anna, é preciso se atentar ao aumento das vendas no setor de “perfumes”. 

Ferramentas Casa e Decor
No período da Black Friday, o aumento de pedidos de compra dessa categoria é de 25%. Dentro desse ínterim, destaque para ferramentas não-profissionais, para jardim, mesa e cadeira gamer e colchões e camas. “O cliente que compra um notebook, por exemplo, também leva fone de ouvido, teclado e cadeira gamer. Lembro ainda que colchões e camas são produtos que aumentaram muito as vendas no ano passado”.

Pneus e acessórios automotivos
Sobre os principais motivos para o aumento de venda dos produtos desta categoria, Santos lembrou que as pessoas já planejaram as viagens de final de ano. “É o período que precisam trocar pneus, acessórios, instalar som… Dentro da plataforma há um mecanismo de compatibilidades. Nele, basta colocar ano e modelo do carro para saber se o produto é compatível”. 

Ele disse que essa ferramenta vem se destacando cada vez mais, motivo pelo qual é preciso tomar cuidado na hora de preencher os dados antes de subir o anúncio (principalmente para se destacar nas posições de vendas).


Outros dados da Black Friday

Sobre o que as pessoas buscam durante a Black Friday, Anna afirma que elas optam primeiramente pelo preço (91%), em seguida o frete grátis (70%). “Por isso é preciso pensar na Central de Promoções, ferramenta para promover promoções ao comprador”.

Outro ponto de atenção para os vendedores são as opiniões de outros compradores, fator importante para 42% dos usuários. Cupom de desconto é válido para 46%, enquanto a entrega em até 2 dias é prioridade para 34% – política de devolução é importante para 18% dos consumidores.

Fonte: Ecommerce Brasil
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 05 de setembro de 2023 às 10:52


E-commerce defende mudança na tributação para balancear a disputa entre gigantes asiáticas e empresas nacionais.

Nomes como Shein, AliExpress e Shopee têm tirado o sono das varejistas brasileiras nos últimos meses – e não à toa. A concorrência ganhou contornos mais dramáticos com o vai e vém sobre os impostos de importação que foram reduzidos e estão pendendo para o lado das estrangeiras. O Mercado Livre, e-commerce argentino que tem no Brasil o seu maior mercado consumidor, já assumiu seu lado da briga. A empresa defende uma isonomia de impostos que equilibre a disputa entre vendedores e fornecedores locais e os de fora do País. Mas se a balança continuar pendendo para o lado dos gringos, o Meli vai usar a questão tributária como oportunidade.

“Nosso foco são os parceiros locais, mas, se os [produtos] estrangeiros tiverem uma vantagem, inevitavelmente o Mercado Livre vai começar a ter um fornecimento vindo de fora também”, afirmou Fernando Yunes, vice-presidente sênior de e-commerce e principal líder da companhia no Brasil. 

A empresa não abre a porcentagem de produtos negociados que vem hoje de fora do País, mas Yunes classificou o montante como “desprezível”. No entanto, a situação é diferente em outros mercados da companhia. No México, a quantidade de produtos que vem de além das fronteiras – cross-border, no jargão do setor – fica na casa dos 15%.

A discussão ganhou força depois que o Ministério da Fazenda decidiu taxar as importações de produtos estrangeiros em até US$ 50. O governo defendeu que a regra era usada de forma irregular por varejistas internacionais, que aproveitavam a norma para não pagar impostos. Pressionado, o governo recuou da decisão, mas o tema segue em estudo pela pasta. 

A expectativa dos vendedores brasileiros é que uma nova regra volte a taxar essas compras em alguma medida. O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) estimou que as remessas internacionais de até US$ 50 somaram R$ 20,8 bilhões de janeiro a maio deste ano, com perda de arrecadação de R$ 12,5 bilhões.

“Se a isonomia não acontecer, os estrangeiros vão ter vantagem [tributária] contra os locais. E tendo vantagem, vão começar a vender mais”, destacou Yunes. Isso poderia aumentar a participação deles na base da companhia no Brasil. “Como marketplace, o Mercado Livre negocia com parceiros que podem estar em qualquer local”, disse o VP em coletiva nesta quarta-feira, 30, durante o Meli Experience, evento de negócios da empresa para seus vendedores e fornecedores.


As novidades do Mercado Livre

A companhia aproveitou o evento para anunciar a chegada de dois novos centros de distribuição, um no Rio de Janeiro (RJ) e outro em Recife (PE). O centro do Rio já está em operação e o de Recife segue na fase de estudos, com previsão de abertura em 2024. Com as adições, o Mercado Livre irá alcançar a marca de 10 centros de distribuição no Brasil. O objetivo é apostar em diferenciais como entrega rápida e frete grátis, pontos mais buscados pelos consumidores ao comprar online.

A empresa também reformulou seu programa de assinatura, chamado agora de Meli+. O pacote de benefícios inclui frete grátis e entrega programada sem custo, além de acesso às plataformas de streaming Disney+ e Star+ e 12 meses gratuitos no streaming de música Deezer. O Meli+ oferece ainda 30% de desconto na HBO Max e na Paramount+.

Na frente de conteúdo, o Mercado Livre anunciou também o lançamento do Mercado Play. A iniciativa será gratuita, com disponibilização de conteúdos de parceiros para gerar um espaço de entretenimento dentro do aplicativo do e-commerce. A monetização será feita através do Mercado Adds, frente de anúncios do grupo.

Fonte: Exame.com