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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 04 de julho de 2023 às 10:08

O Rio Grande do Norte será o primeiro Estado no Brasil a fabricar as roupas da varejista de moda Shein. A parceria com a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas) foi firmada nesta quinta-feira, 29, no Palácio do Planalto.


A escolha da primeira fábrica foi anunciada após reunião da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, o dono da Coteminas, Josué Alencar, e com o presidente do Conselho para a América Latina da Shein, Marcelo Claire.

O projeto-piloto, que selará as parcerias comerciais com dois mil fabricantes brasileiros e prevê gerar 100 mil novos empregos nos próximos três anos, começa na unidade da Coteminas, em Macaíba, município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Natal, e se estende com as oficinas de costura para o interior do Estado.

Os principais municípios que vão atuar nesse projeto piloto estão localizados na região do semiárido nordestino, especialmente o Seridó.

“Importante destacar o aspecto da interiorização do emprego. Significa mais cidadania e mais oportunidades de emprego para as diversas regiões do estado. E é assim que está desenhado nosso programa de incentivos fiscais. Quanto mais o emprego vai para o interior, maior o incentivo que ele vai receber”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Ao demonstrar confiança no sucesso da parceria da Shein com Coteminas, a chefe do Executivo estadual apontou a expertise que o Rio Grande do Norte tem nessa área. “Esse programa de interiorização de emprego no setor da indústria têxtil vai completar 10 anos e se realiza através das oficinas de costura”, afirmou a governadora.


Investimentos de R$ 750 milhões

A Shein promete investir R$ 750 milhões para aumentar a competitividade da indústria têxtil no Brasil. “O primeiro estado que estamos fazendo parceria no Brasil é o Rio Grande do Norte”, afirmou o presidente da varejista na América Latina, Marcelo Claure.

Entre os principais produtos a serem produzidos, estão o jeans e malhas de algodão. O Brasil é um dos maiores produtores de algodão do mundo. Hoje o Brasil exporta algodão para China e importar.

“Os cálculos iniciais de custos que fizemos apontam que os produtos serão muito competitivos. Acreditamos também na qualidade, graças à mão de obra qualificada que temos no Rio Grande do Norte”, avaliou o presidente da Fiesp, Josué Alencar, dono da Coteminas.

Fonte: Mercado & Consumo
Economia & Atualidade Postado em quinta-feira, 29 de junho de 2023 às 15:34


Nos últimos anos, o mercado de beleza brasileiro passou por uma grande democratização. Como resultado, o setor de Beleza de massa registrou um crescimento de 15%, com US$ 63 milhões em vendas em 2023.

A Indústria de prestígio, que contempla as marcas de luxo, cresceu ainda mais: foram 24,2%, com US$ 140 milhões em vendas. Somando as vendas, a Circana, empresa responsável pelo levantamento, afirma que o mercado de beleza brasileiro faturou US$ 203 milhões no primeiro trimestre.


Produtos de Beleza de maior crescimento

Tal qual o mercado norte-americano, a categoria de maquiagem é a principal quando se fala em crescimento da indústria de prestígio. Isso porque teve um aumento de vendas de 47% quando comparado ao primeiro trimestre de 2022. 

Entre os produtos de maior evidência, estão batons, glosses, delineadores de lábios e blushes. No segmento de skincare, a companhia aponta um crescimento de 19%, impulsionado por marcas estreantes na categoria. 

Com a sinergia entre make e skin, algumas marcas típicas de maquiagem lançaram suas linhas de skincare e foram as principais responsáveis pelo crescimento da categoria. Já o mercado de massa obteve crescimentos mais tímidos, se comparados com o de prestígio.


Skincare tem performance afetada por conta da matéria-prima

A categoria de skincare foi a mais impactada, crescendo somente 6% nos valores em vendas em relação ao ano anterior — registrou uma queda de 7% no número de unidades vendidas, afetada principalmente pelo impacto na cadeia de produção e abastecimento de matérias-primas.

Maquiagem, por sua vez, segue com performances acima da média entre os produtos de massa, impulsionada principalmente pelo canal físico e marcas de influenciadoras digitais.

Um dado interessante do estudo é que, no Brasil, marcas nacionais performaram acima da média da categoria. Ainda assim, o mercado capilar como um todo, apesar de apresentar o menor aumento de preço entre os segmentos, retraiu 1,5% se comparado ao mesmo período do ano anterior.


O setor de Beleza nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, as vendas do setor de beleza de prestígio atingiram US$ 6,6 bilhões no primeiro trimestre de 2023. Neste caso, trata-se de um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2022. O mercado de beleza de massa nos EUA também cresceu, gerando US$ 7 bilhões — um aumento de 10% quando comparado ao ano anterior.

Maquiagem foi a categoria de Beleza que mais cresceu no primeiro trimestre de 2023 nos EUA, tanto no mercado de prestígio como no de massa. Os produtos para os lábios, no segmento de maquiagem de prestígio, são os que mais se destacaram, com um aumento de 43%. 

A categoria de cuidados com a pele também apresentou pontos positivos. Afinal, as vendas de produtos para a pele facial (em lojas de massa) superaram o mercado de prestígio, com um aumento de 13% e 10%, respectivamente.


Beleza de prestígio também foram destaque

Outra categoria que demonstrou crescimento nos EUA foi a de produtos de prestígio. No mercado de fragrâncias de prestígio, por exemplo, os kits para presente e os produtos em tamanho reduzido foram os destaques. Vendas de conjuntos de fragrâncias para presente cresceram 31%. 

Além disso, os tamanhos menores de fragrâncias de prestígio foram responsáveis por quase 40% das vendas unitárias no primeiro trimestre. Produtos de cuidados com os cabelos tiveram o maior aumento de preço médio, ano a ano, entre todas as categorias de beleza de prestígio. 

O movimento foi impulsionado por um aumento nas vendas de produtos com preços acima de US$ 30. Além dos produtos com mais caros, os tratamentos direcionados estão aquecendo as vendas da categoria de cabelos de prestígio, incluindo protetores térmicos, produtos para afinamento dos cabelos e cuidados com o couro cabeludo.

Fonte: Ecommerce Brasil