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Economia & Atualidade Postado em quarta-feira, 23 de agosto de 2023 às 14:22

A informação faz parte do ranking das 300 maiores varejistas em faturamento feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.


Os cinco maiores shopping centers virtuais em operação no País responderam por quase 80% das vendas do comércio online brasileiro em 2022. Juntos, Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, Via e Amazon faturaram R$ 203,4 bilhões. A cifra, que inclui as vendas de produtos de estoque do próprio varejista e de terceiros, representou no ano passado 78% do faturamento do e-commerce nacional.

A informação faz parte do ranking das 300 maiores varejistas em faturamento feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). O estudo avaliou a fatia dos marketplaces em relação às vendas totais online apuradas pela consultoria NielsenIQ.

“O peso e a relevância das grandes plataformas explodiram na pandemia e não pararam de crescer, mesmo num ano no qual o e-commerce avançou menos do que o varejo”, observa Alberto Serrentino, vice-presidente da SBVC e responsável pelo estudo.


Estreantes

Esta é a 9.ª edição do levantamento e, pela primeira vez, o Mercado Livre, maior marketplace do varejo nacional, informou o seu volume de vendas. O marketplace, de origem argentina, que liderou a lista dos shoppings virtuais, faturou R$ 80,5 bilhões no Brasil em 2022.

Na sequência, vêm Americanas (R$ 44,3 bilhões), Magazine Luiza (R$ 43,3 bilhões), Via (R$ 20,5 bilhões) e Amazon (R$ 14,6 bilhões). Os números da Americanas são anteriores à crise que atingiu a empresa após a revelação de inconsistências contábeis em seus balanços, em janeiro deste ano.

Eduardo Terra, presidente da SBVC, ressalta também que, pela primeira vez, foi estimado um valor de quanto a Amazon vendeu no País. A projeção foi feita com base na venda de redes de segmento e perfil similares.

O estudo também traz o ranking das dez maiores varejistas online, considerando apenas o faturamento obtido com estoque próprio. Essa lista é liderada pelo Magazine Luiza, que vendeu no ano passado R$ 27,9 bilhões pela internet. Na sequência, vêm Americanas (R$ 18,7 bilhões), Via (R$ 15,2 bilhões), Amazon (R$ 9,4 bilhões) e a Shein (R$ 7 bilhões) – esta última também estreante no ranking.


Whatsapp

Serrentino destaca ainda a forte digitalização do varejo brasileiro. Das 300 maiores varejistas, 74% vendem online. Essa fatia sobe para 91% quando não se consideram as empresas que comercializam alimentos. Nos supermercados, esse índice está em 57%. “A pauta online está contaminada para baixo pelo varejo alimentar, porque tem empresa que não vende pela internet”, observa.

Outro ponto de destaque é a diversificação dos canais online. No geral, 39% das varejistas online vendem por meio do WhatsApp. Quando se exclui o comércio de alimentos, esse índice também sobe, a 57%.

No setor de materiais de construção, por exemplo, as vendas por meio do aplicativo de mensagens é uma realidade para 70% das varejistas desse segmento. “O legado da pandemia foi a multiplicação das vendas digitais, não só por meio do e-commerce”, diz Serrentino.

Fonte: Mercado & Consumo
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 15 de agosto de 2023 às 10:22


Beauty Insider, o programa de fidelidade da Sephora não para de evoluir nunca. O programa lançado em 2007, hoje possui mais de 31 milhões de membros nos Estados Unidos. Para manter o Beauty Insider crescendo, a varejista tem como prática renovar suas vantagens e políticas de fidelidade, às vezes apenas alguns meses após uma atualização anterior.

Embora já grande, o programa Beauty Insider está “crescendo rapidamente agora”, disse Emeline Berlind, vice-presidente sênior e gerente geral de fidelidade da Sephora. Para manter os clientes satisfeitos, a Sephora evolui o programa repetidamente, mas sempre com foco nos elementos que seus clientes mais desejam.

O programa funciona com três níveis Insider, VIB e Rouge, oferecendo mais benefícios aos que gastam mais com a marca. O Beauty Insider se baseia em dois princípios nos quais a Sephora concentra seus esforços: valor e conveniência.


Valor e conveniência

Um dos benefícios mais populares do programa é o Beauty Insider Cash, em que qualquer membro pode trocar 500 pontos por U$ 10 em crédito. A Sephora oferece um benefício básico para todos, mas mais opções ou mais descontos quanto mais alto o cliente chega na estrutura de níveis.

Na liquidação de primavera deste ano, por exemplo, os Insiders terão 10% de desconto, enquanto os VIBs recebem 15% e os Rouges recebem 20%. Diferentes níveis também têm acesso a amostras mais exclusivas.

Já falando sobre conveniência, a Sephora expandiu recentemente o frete grátis para todos os membros do Beauty Insider. Além disso, também oferece BOPIS e entrega no mesmo dia.


Valor além dos descontos

“Realmente pensamos em valor de forma ampla e é mais do que apenas desconto”, disse Berlind. “Obviamente, o desconto é uma parte fundamental disso, mas também oferecemos valor por meio das amostras que oferecemos, por meio do acesso a experiências como nossos eventos virtuais de marca… estamos tentando garantir que haja muitas dimensões diferentes para o valor que oferecemos como parte do programa.” de acordo com o Retail Dive.


Presente de aniversário

Por fim, o que tem sido o alicerce do programa de fidelidade, de acordo com pesquisas realizadas com os membros é o presente de aniversário. A vantagem permite que os compradores recebam um presente de aniversário uma vez por ano, no dia do aniversário.

Diferente de outras marcas, a Sephora não oferece um desconto padrão para aniversariantes. O bônus de aniversário é um presente escolhido pelo cliente entre uma variedade de opções.

“Trabalhamos muito com as marcas participantes para torná-lo um presente atraente a cada ano. E continuamos a oferecer mais opções aos nossos clientes ao longo dos anos.” conclui Berlind.

Fonte: Retail Dive e Ponto de Referência