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Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 15 de agosto de 2023 às 10:21


113 milhões de pagamentos por dia foram realizados no período considerando todos os tipos de cartões.

Os brasileiros usaram cartões para pagar R$ 1,7 trilhão em compras no primeiro semestre, o que representa um crescimento de 8% frente aos seis primeiros meses do ano passado.

O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (10) pela Abecs, a associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento, e engloba compras realizadas com cartões de crédito, débito e pré-pagos.

Diante da desaceleração do comércio e do setor de serviços, a entidade revisou a previsão ao crescimento das compras com cartões neste ano para a faixa de 9% a 11%, abaixo do avanço entre 14% e 18% do prognóstico anterior, divulgado em fevereiro. Se o ano terminar como previsto pela Abecs, algo entre R$ 3,61 trilhões e R$ 3,67 trilhões terá passado por cartões de pagamento em 2023.

O balanço do primeiro semestre mostra crescimento de 10,1%, para R$ 1,1 trilhão, no valor pago com cartão de crédito, enquanto as compras com o cartão de débito caíram 3,3%, somando R$ 471,8 bilhões nos seis meses. Também houve compras de R$ 141,9 bilhões com cartão pré-pago, onde o crescimento foi de 42,7%.

Segundo a Abecs, os pagamentos por aproximação dispararam, com alta de 76,1% e R$ 414,8 bilhões movimentados de janeiro a junho. Em junho, a quantidade de compras por aproximação passou a representar 48,4% do total de pagamentos com cartões realizados presencialmente. Dois anos atrás, essa participação estava em apenas 13%, o que demonstra a rápida popularização da tecnologia.

Na soma de todos os tipos de cartões, o uso de cartões chegou a uma média de 113 milhões de pagamentos por dia. Ao todo, foram 19,8 bilhões de transações ao longo do primeiro semestre, 5,6% acima do mesmo período do ano passado, um crescimento puxado pelos cartões de débito, que cresceram 4,5% em quantidade, apesar da queda no valor transacionado, e pelos cartões pré-pago, cuja alta foi de 48%.

A quantidade de compras pagas com cartão de crédito caiu 5,1% na primeira metade do ano, ainda que em valor total a modalidade tenha crescido.

Fonte: Infomoney
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 15 de agosto de 2023 às 10:19


A Havaianas inaugurou sua primeira loja com atendimento 100% autônomo, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. A loja contêiner, formato já visto anteriormente no Brasil, oferece pela primeira vez uma experiência de compra totalmente digital.

“Esse modelo de loja é muito versátil, pois pode ser instalado em estacionamentos, parques, praças, praias, metrôs, eventos e supermercados. Queremos reduzir complexidade, aumentar nossa eficiência e estar em mais pontos de contato com nossos usuários”, diz Maria Fernanda Albuquerque, VP de Marketing de Havaianas Global, de acordo com o Mercado e Consumo.


Experiência de compra totalmente digital

O primeiro passo da experiência é realizar o cadastro no aplicativo Havaianas Go, disponível para os sistemas Android e IOS. Após fazer o cadastro, a entrada na loja é feita através da leitura do QR Code. Dessa forma, o cliente pode adicionar produtos ao carrinho pelo QR code e finalizar as compras. Todas as etapas através do Havaianas Go.

O app desenvolvido especialmente para essa experiência de loja, concentra totalmente a jornada de usuário de uma forma rápida, simples e autônoma. Além disso, a tecnologia de compra utiliza algoritmos, machine learning e visão computacional para acompanhar toda a jornada de compra e garantir a segurança dos clientes, da loja e de toda a operação.


Sustentabilidade

A estrutura da loja é um container feito com aproximadamente 1.000 kg de lixo reciclado e toda a estrutura de plástico é feita com material 100% reciclado. Já o painel de borracha que decora a loja é feito com resíduos fabris e de chinelos coletados no programa Havaianas reCICLO.

“Esse é o primeiro container 100% reciclável e autônomo no mercado fashion do Brasil e que poderá inspirar iniciativas da marca globalmente. Sempre tivemos a inovação como um dos principais pilares de Havaianas e com esse novo modelo de negócios, queremos mostrar que Havaianas pode chegar a ainda mais lugares, pois a loja tem um baixo custo operacional, é fácil de ser replicada e tem um potencial gigante para expandir a presença da marca no Brasil e no mundo, oferecendo uma experiência de compra inovadora e diferenciada para os Havalovers”.

Fonte: Ponto de Referência