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Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 13 de junho de 2023 às 09:29


Estamos sendo profundamente impactados pelo uso da Inteligência Artificial (IA ou em inglês, AI) em todas as esferas das nossas vidas e bastante apreensivos sobre os impactos que já estão sendo causados ou ainda irão trazer para todos nós.

Como em qualquer tecnologia ou descoberta, apresentamos um misto de sentimentos de apreensão, euforia, ansiedade e insegurança, para nos focarmos nos principais.

No caso da IA, é mais profundo porque nos traz a certeza de que as qualidades que antigamente eram próprias dos seres humanos, que nos distanciava das máquinas, já não podem ser mais definidas dessa maneira.

Percebemos um movimento das principais empresas de Tecnologia no mundo em rumo a tornar a inteligência artificial cada vez mais próxima e usual, investimentos vultosos estão sendo executados e estratégias e modelos de negócios implementados com mais rapidez.

Observando, ainda que de maneira superficial, os impactos para o ecossistema do Franchising, provoquei o próprio ChatGPT sobre o assunto e a resposta abaixo está integralmente “copiado”, sem nenhuma alteração, para que possamos refletir melhor.

A inteligência artificial é amplamente utilizada em sistemas de franchising de várias maneiras, incluindo:

Seleção de franqueados: A IA pode ser usada para ajudar a identificar os candidatos mais qualificados a se tornarem franqueados. Por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, a IA pode analisar dados demográficos, histórico financeiro e outros dados relevantes para avaliar a aptidão de um candidato a ser um franqueado bem-sucedido.

Suporte ao franqueado: A IA pode ser usada para fornecer suporte aos franqueados, ajudando-os a gerenciar suas operações diárias, responder a perguntas e solucionar problemas técnicos.

 Análise de dados: A IA pode ser usada para analisar grandes quantidades de dados, tanto para a rede franqueadora quanto para cada franquia individual. Isso pode ajudar a identificar tendências, identificar pontos fracos e aprimorar a eficiência e o sucesso geral do sistema de franchising.

Marketing: A IA pode ser usada para ajudar a segmentar e personalizar as campanhas de marketing para os franqueados, aumentando assim a eficácia das campanhas e a satisfação dos franqueados.

Treinamento: A IA pode ser usada para fornecer treinamento interativo aos franqueados, ajudando-os a compreender melhor o negócio e a preparar-se para o sucesso.

Estes são apenas alguns exemplos de como a inteligência artificial está sendo usada em sistemas de franchising. De fato, a IA está constantemente sendo aprimorada e utilizada de novas maneiras, tornando-se cada vez mais uma ferramenta valiosa para o setor.

Obviamente a discussão é muito mais ampla e deverá ser aprofundada, mas esses primeiros insights (que eu concordo com todos eles, talvez acrescentasse mais alguns relacionados à Cultura e Engajamento dos Franqueados) nos mostram que é um caminho relevante e que, se bem utilizada dentro das regras e princípios éticos, poderá se tornar uma ferramenta de auxílio na gestão das redes de franquias e assim melhorar o ecossistema como um todo.

Fonte: Expo Franchising
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 13 de junho de 2023 às 09:26


Pesquisas em redes sociais ou buscadores: qual é mais popular? Depende da idade e do assunto, mostra relatório.
Mais da metade das pessoas usam tanto sites de busca quanto redes sociais para fazer pesquisas, mas o uso de redes é mais popular entre mais jovens. A conclusão é de um levantamento pelo pelo Capterra, que indica que 58% das pessoas fazem buscas em  redes sociais e plataformas de pesquisa. Por enquanto, os buscadores são mais populares; 35% das pessoas usam apenas eles – enquanto apenas 7% limitam-se às pesquisas em redes sociais.


Geração influencia busca

A idade é uma das principais influências quando se pensa em diferenças de busca. A Geração X e baby boomers são quem mais usam buscadores: 46% e 38% preferem, respectivamente, se ater a este método. Mas 49% e 53% usam tanto redes sociais quanto buscadores.

A geração que mais pesquisa somente em redes sociais é a Geração Z, pessoas nascidas a partir de 1996: 10% dessa faixa etária não usa nenhum outro método. Na sequência, porém, as redes são mais populares entre os baby boomers – 9% deles usam apenas este tipo de busca. A Geração Z é quem faz menos buscas dessa forma, apenas 5%.

Um dado curioso é que o tipo de conteúdo influencia bastante onde as pessoas procurarão as informações. Fofocas de famosos e tutoriais são mais populares nas redes sociais (38% e 37%), e perdem força nos motores de busca (11% e 15%). O caso se inverte no caso de pesquisa de games (25% preferem plataformas de busca, e 16% se informam pelas redes sociais), assim como quando se trata de educação (42% e 8%, respectivamente).


As redes favoritas

A plataforma de busca preferida dos entrevistados é o Google. A empresa é o método de pesquisa mais usado por 98% dos entrevistados.

Já nas redes, há mais distribuição e uniformidade. O YouTube é o favorito, usado por 91% dos entrevistados. O Instagram não está tão atrás, com 79%, e o Facebook aparece com 64%. O queridinho dos jovens, no entanto, é o TikTok, mas usado para pesquisas por apenas 37% do geral, sem segmentação de idade.


Fonte: Consumidor Moderno