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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 08 de agosto de 2023 às 09:29


Essa é uma habilidade que os empreendedores precisam desenvolver e que se assemelha a uma arte:precificar produtos e serviços corretamente. Dominar isso é essencial para o sucesso de qualquer negócio. A precificação, afinal, além de impactar os lucros diretamente, determina a percepção dos clientes a respeito do seu empreendimento. 

Quem opta por deixar os preços lá embaixo, certamente dará a entender que se trata de um negócio mais popular — consequentemente, precisará registrar um bom volume de vendas para compensar uma margem de lucro menor e afastará a clientela que só tem olhos para produtos mais exclusivos.
Já os empreendedores que preferem manter os preços mais altos estão posicionando seus negócios de uma maneira completamente diferente. Tendem a vender menos em quantidade e a registrar margens de lucro mais expressivas. 

Foco no futuro do negócio

Independentemente da estratégia de preço adotada pelos empreendedores, descobrir exatamente quais são os custos do negócio e dar a devida atenção à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) são atitudes fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

3 fatores para analisar antes de precificar o produto

Para dominar a arte de precificar produtos, conhecer os três principais fatores que a regem é o primeiro passo. O mais importante dos três é o lucro. Trata-se da diferença entre a receita total adquirida e os custos totais registrados. Diferença positiva, convém enfatizar, pois se faltar dinheiro nessa conta não estaremos mais falando de lucro, e sim de prejuízo.

O lucro reflete o ganho obtido após todos os gastos relacionados à produção, venda e operação do negócio serem meticulosamente deduzidos. E serve de norte para todas as decisões financeiras da sua empresa, seja ela grande ou pequena. Só com algum lucro expressivo os empreendedores deveriam pensar, por exemplo, em ampliar o negócio. 

 A receita é outro fator fundamental. É a soma de todos os valores arrecadados com as vendas de produtos ou serviços durante um determinado período. Cada produto vendido contribui com esse fator e cada centavo importa. Um erro comum na hora de registrar as receitas é arredondar os valores obtidos com as vendas.

 Já o custo representa todos os gastos associados à produção ou aquisição de produtos, ou serviços. Sim, envolve tanto a compra de matéria-prima quanto as despesas com mão de obra, embalagem e outras necessidades operacionais. Gastos que às vezes não são contabilizados — os que se referem ao transporte para a entrega de mercadorias, por exemplo, podem fazer muita diferença no cálculo final.


DRE o que é e qual a importância?

 Antes de precificar produtos, os empreendedores também devem se debruçar sobre a carga tributária que incide sobre o negócio. Conhecer as alíquotas de impostos como ICMS e IPI é vital para evitar surpresas desagradáveis. Eles podem consumir boa parte do lucro se não forem calculados com precisão. 

 Daí a importância de dar a devida atenção à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Trata-se de um relatório contábil que apresenta as receitas, custos e despesas de uma empresa durante um período específico, normalmente um trimestre ou um ano. Permite constatar, facilmente, se a empresa obteve lucro ou prejuízo a curto, médio ou longo prazo.


Qual a estrutura básica de uma DRE?


- Receita total: Soma de todas as receitas geradas no período.
- Custos dos produtos vendidos (CPV) ou custos dos serviços prestados (CSP): gastos diretos relacionados à produção dos produtos ou serviços.
- Despesas operacionais: gastos indiretos necessários para manter o funcionamento da empresa, como aluguel, salários administrativos, contas de consumo, marketing, entre outros.
- Lucro bruto: resultado obtido após subtrair o CPV ou CSP da receita total.
-  Lucro operacional: resultado obtido após subtrair as despesas operacionais do lucro bruto.
- Lucro líquido: é o lucro final obtido após considerar todos os impostos e despesas não operacionais.


Como fazer uma precificação correta?

O chamado Índice de Comercialização ajuda todo empreendedor a bater o martelo para precificar produtos. Como calcular esse dado? Descubra, antes de tudo, o quanto os custos fixos tomam, percentualmente, do faturamento mensal. Cerca de 39%? Subtraia então esse número de 100 e, em seguida, divida o resultado por 100. O resultado, no caso, é 0,61. Depois é só dividir o número 1 por esse valor. Nesse exemplo hipotético, o resultado final é 1,61. 

 Eis o Índice de Comercialização. O que fazer com ele? Use-o para descobrir o valor mínimo que você deve cobrar por cada produto. Se você gasta R$ 100 para produzir uma unidade, multiplique-a por 1,64. Dá 164, certo? Então você precisa cobrar no mínimo R$ 164 em cada venda para não sair no prejuízo.

 Por fim, convém lembrar que o valor de um produto não necessariamente tem a ver com o preço dele. Relaciona-se, afinal, à percepção que os clientes têm a respeito do que sua empresa está oferecendo. Quando algum tipo de valor é agregado ao produto — o que muitos empreendedores fazem quando apostam em qualidade e storytelling, por exemplo, o preço acaba tendo menos importância. É por isso que muitos clientes não se importam em pagar o que for preciso por determinado sapato ou bolsa. Mesmo que existam opções similares bem mais em conta.

Fonte: Exame
Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 01 de agosto de 2023 às 10:32


No mundo atual, em que as compras online são uma realidade cada vez mais forte, presente e difundida, a confiança do cliente se tornou um dos fatores mais importantes para o sucesso do negócio. Durante o Fórum E-Commerce Brasil 2023, um dos desafios dos e-commerces será buscar formas de garantir aos consumidores que suas escolhas são seguras e fidedignas aos anúncios.

É comum que um único consumidor pesquise diversas vezes na internet antes de decidir suas compras e para determinar qual é a loja mais confiável de estabelecer a relação de consumo.

Então, a grande questão dos e-commerces atualmente é encontrar maneiras fáceis e eficazes de se destacar da concorrência e conquistar o público. Essa não é uma tarefa fácil, mas o Reclame AQUI sabe que os reviews dos clientes são fortes aliados e servem como prova social.

As experiências dos clientes são fundamentais para construção de uma reputação online e agregá-los nas estratégias do negócio geram impactos nos resultados de vendas, além de tornar a jornada de compra de outros consumidores mais segura.

Para isso, os e-commerces precisam ter uma ferramenta imparcial, séria e que incentive os clientes a avaliarem o produto e a loja. Deste modo, outros consumidores se sentem mais confiantes em relação às escolhas e alinham suas expectativas.



É aí que entra a RA Trustvox, a primeira e única certificadora de reviews no Brasil, oferecida pelo Reclame AQUI e parceira oficial do Google. Esta solução impulsiona as marcas em cinco diferentes pontos da jornada do consumidor. São eles:

1. Aquisição: mais de 90% dos compradores leem pelo menos um review antes de decidir comprar, segundo dados da BrightLocal. Sendo assim, as opiniões de quem já consumiu da marca influenciam na decisão de compra de futuros clientes;

2. Conversão: produtos com reviews servem como prova social e convertem até 270% mais do que produtos sem avaliações, de acordo com estudos da Spiegel Research Center;

3. Recorrência: aumentar a retenção dos clientes em 5% pode gerar um aumento de receita de 95%. É o que afirma a Bain & Company;

4. Reputação: a interação social é uma grande aliada na hora da construção da reputação, já que 88% dos consumidores tendem a comprar de empresas que respondem seus reviews publicamente. Os dados são da BrightLocal;

5. Inteligência de negócio: os dados de reviews geram insights para melhorias, e 75% dos usuários concordam que a personalização é essencial para a longevidade da marca, conforme um estudo da Adweek;

A RA Trustvox coleta os reviews dos clientes com a garantia de que são verdadeiros, já que passam por uma verificação de dados, e os divulga estrategicamente no site institucional da empresa, na página do Google e dentro do Reclame AQUI. 

Dessa maneira, os e-commerces reduzem significativamente o número de clientes insatisfeitos e garantem boas experiências durante sua decisão de compra, independentemente de qual canal onde ele estiver. 

Alie-se a quem mais entende de reputação e confiança na América Latina
O Reclame AQUI foi eleito o site preferido para pesquisar e buscar informações de empresas dos consumidores brasileiros. Os dados são da Provokers, que faz consultoria de marcas e negócios.



Só em 2022, o Reclame AQUI recebeu 888 milhões de visitas de consumidores. Do total, mais de 70% do tráfego da plataforma são de consumidores que estão na jornada de compra. Destes, 33% pretendem finalizar a compra no mesmo dia e 29% na mesma semana.

Por isso, trazer comentários sobre uma marca para dentro do Reclame AQUI, além do site institucional e página do Google, é uma maneira eficaz de impactar positivamente quem anda procurando pela empresa e acelerar a conversão.

E os e-commerces que estiverem no Fórum E-Commerce Brasil 2023 terão a oportunidade de saber mais sobre esta solução que aproxima o negócio dos futuros consumidores, independentemente de onde eles estiverem. Além disso, saberão como a reputação online, a confiança do cliente e as avaliações na internet estão interligadas.

Nos dias de Fórum E-Commerce Brasil 2023, o Reclame AQUI vai contar o passo a passo do sucesso para usar estrategicamente as opiniões dos consumidores, com objetivo de melhorar a aquisição, a experiência com cliente e alavancar as vendas com inteligência.

Fonte: E-commerce Brasil