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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 09 de maio de 2023 às 10:40


Saiba como melhorar essa fidelidade: Clientes estão deixando de ser fiéis as marcas. O levantamento intitulado Think Consumer Goods, realizado pela empresa Offerwise, por encomenda do Google, mostra que 64% dos brasileiros não são fiéis a marcas específicas. Embora isso seja cada vez mais difícil em razão da volatilidade do mercado, é um processo que sai muito mais em conta do que o custo para se trazer novos clientes.

O levantamento mostra também que 37% da população não tem “love brands” (marcas de amor) por conta de um único motivo: o preço. Geralmente, as empresas que conseguem esse feito não têm somente clientes, mas contam com apreciadores e simpatizantes do produto ou serviço, bem como da filosofia da empresa.

O que pode contribuir para reverter esse cenário, são as datas comemorativas, como o Dia da Mães, onde podem ser desenvolvidas estratégias para tentar estabelecer a lealdade dos clientes.

De acordo com Aluisio Diniz Cirino, empresário com grande conhecimento de mercado de fidelização de clientes e, também, CEO e fundador da Lecupon, para esses dias especiais vale oferecer descontos, benefícios e acesso a um clube de vantagens, seja em forma de produtos, cashback, abatimento de fretes, prêmios com ingressos e outros privilégios que ajudam na fidelização de pessoas à marca, e na sua divulgação no mercado.

Ele ressalta, no entanto, que esse tipo de iniciativa ainda não é bem visto por marcas menores, que deixam passar a oportunidade. Ele lembra, por exemplo, que a Páscoa foi uma excelente oportunidade para determinar uma experiência positiva ao cliente. “Naturalmente, essa pessoa retornará. E isso se dá em todos os setores – restaurantes, padarias, bares, supermercados, áreas ligadas ao turismo etc”, explica, acrescentando que os empreendedores devem investir em estratégias de fidelização de clientes, contando com uma equipe especializada no assunto, de preferência.

O executivo cita como exemplo um programa de clube de vantagens aumentar a produtividade e, por consequência, a lucratividade em cerca de 40%, segundo informações do próprio portfólio de empresas atendidas pela Lecupon.

Conheça algumas dicas para vender bem em datas comemorativas. São elas:
- Compreender e ouvir o público do negócio;
- Verificar quais são as melhores vantagens para se dar em troca da assiduidade daquela pessoa. Por exemplo: tem locais que podem oferecer cashback; ou sistema de troca de pontos por produtos ou serviços no local; e até mesmo fechar parcerias com marketplaces de maior tamanho;
- Tornar o acesso e a checagem de pontos e trocas fácil e simples, contando, para isso, com o uso de aplicativos de clube de lealdade;
- Trabalhar o marketing do benefício, com artes para as redes sociais, divulgando ao cliente as grandes novidades da marca.

Fonte: SA Varejo
Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 09 de maio de 2023 às 10:38


Com Dia das Mães, expectativa é que varejo cresça 3,0% no quinto mês de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior, e atinja R$ 56,5 bilhões.

Impulsionado pelo Dia das Mães, as vendas no varejo no Estado de São Paulo devem crescer 3,0% no quinto mês de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (FecomercioSP).

Com isso, o faturamento em maio deve atingir R$ 56,5 bilhões, R$ 1,4 bilhão a mais do que o total registrado no mesmo mês de 2022. Seria o maior faturamento para maio desde o início da série histórica, em 2008.

De acordo com a federação, as cinco atividades selecionadas para a pesquisa devem apresentar crescimento nas vendas, com destaque para o setor de vestuário, tecidos e calçados, que deve crescer 7,0% na comparação interanual.

Nas estimativas da FecomercioSP, o segmento de farmácia e perfumaria deve mostrar expansão de 4,0% em maio, a despeito da inflação acumulada em 12 meses de 13,92% para os itens de higiene pessoal. “Por serem produtos com valor mais acessível, em sua maioria, mesmo com valores mais elevados, ainda será possível realizar compras à vista para aproveitar os descontos”.

“Por outro lado, o segmento de móveis e decoração, que também deve crescer 4,0% nesta leitura, depende, em geral, de crédito – que, por sua vez, está mais caro em decorrência dos juros elevados”.

Para o segmento de eletrodomésticos e eletrônicos, a projeção da FecomercioSP é de alta de 3,0% em relação a maio do ano passado, com destaque para a procura de celulares, aparelhos de TV e som e computadores.

“Os dispositivos eletrônicos estão cerca de 3,4% mais baratos na base de comparação anual. Apesar disso, são itens de valor de compra elevado, situação que exige aquisição a prazo, seja pelo cartão de crédito, seja pelo carnê”, avalia a federação.

Para o setor de supermercados, o crescimento esperado é de 1,0% em relação a maio de 2022. “Pode parecer um porcentual pequeno, mas o faturamento atual está nos maiores níveis da série. Além dos presentes, é habitual que as famílias se reúnam em casa ou marquem encontro num restaurante. Assim, de forma direta ou indireta, haverá demanda maior por alimentos e bebidas”.

Fonte: FecomercioSP e CNN Brasil