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Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 25 de abril de 2023 às 15:12


Conteúdos educacionais, muita tecnologia e uma cultura de aprendizado constante; o Mercado Livre reforça seu compromisso com o fomentando ao empreendedorismo no Brasil. O Mercado Livre reforçou recentemente sua estratégia de negócios no Brasil.  Mais do que isso, no caminho para impulsionar a fidelização de vendedores em sua plataforma e o crescimento de vendas, a companhia quer democratizar o comércio eletrônico no Brasil.

Um dos objetivos do Mercado Livre para esse ano é seguir com a capacitação de seus vendedores, ofertando treinamentos, linhas de crédito e muito suporte tecnológico. “Um dos propósitos do Mercado Livre é democratizar o comércio eletrônico. Nosso objetivo é que todo vendedor cresça e se desenvolva na nossa plataforma”, salienta Julia Rueff, Vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre.


Brasil como destaque para o Mercado Livre

O Brasil segue sendo o principal mercado para a companhia, e responsável por 54% do faturamento da empresa. No último trimestre de 2022, foram 9.6 bilhões de dólares em volume de mercadorias vendidas no país. Com média de 40 compras por segundo, o Mercado Livre coloca toda a força de seu ecossistema à disposição do vendedor para ensiná-lo na prática como lucrar com a plataforma e evoluir em seu negócio.

Nesse caminho sobre capacitação, conteúdos multiplataforma buscam garantir uma maior profissionalização dos vendedores. Por meio de “trilhas de treinamwento”, o Mercado Livre oferece qualificação, com ferramentas diversas ferramentas. Desde soluções logísticas (Mercado Envios), financeiras (Mercado Pago), publicitárias (Mercado Ads), até para desenvolvimento de site de e-commerce próprio (Mercado Shops).

Além disso, os vendedores também têm acesso à Central de Vendedores. Neste ambiente, são disponibilizados desde o passo a passo para começar a vender na plataforma até conteúdos mais direcionados, como estratégias de finanças e precificação, marketing, cálculo de margem de lucro, atendimento ao cliente, reputação digital, logística, tributação, crédito, meios de pagamento, gestão de indicadores e organização de estoque.

“Apesar de todos o sucesso da companhia, entendemos o momento de mercado difícil do ponto de vista de inflação e juros no Brasil, e o Mercado Livre se compromete a dar todo o apoio e capacitar os vendedores a lidarem com momentos de maior dificuldade também”, pontua a VP Julia Rueff.
Hoje, o Mercado Livre facilita o comércio de mais de 500 mil PMEs e gera 35 empregos por dia no Brasil. “Isso torna possível o acesso ao giro de capital, já que 40% das PMEs receberam crédito pela 1ª vez na plataforma. E, claro, tudo isso impacta positivamente a experiência do cliente, que passa a contar com um marketplace cada vez mais completo, que entrega tudo de que ele precisa e de forma rápida”.


Programa de Vendedores do Mercado Livre

Outra atividade que merece destaque é o Programa de Vendedores. Além de módulos direcionados para cada momento de seu negócio, o vendedor também tem acesso a consultores, certificados pela empresa, que fornecem orientações nos mais variados temas.

André Santos, Embaixador do Mercado Livre, e autor do livro “Você Vendeu: como vender no Mercado Livre”, explica cada um deles: O primeiro módulo é o “Você Chegou”, para empreendedores iniciantes ou que estão pensando em começar a vender. Ele traz um passo a passo para quem quer realizar as primeiras vendas no Mercado Livre. Em seguida temos o ‘Você Vendeu’, para quem já está vendendo, mas busca maior profissionalização. Depois o ‘Você Cresceu’, para quem já conhece as ferramentas do Mercado Livre, nesse ponto oferecemos uma consultoria de três meses voltada para elevar os ganhos do negócio. E por fim, o ‘Você Venceu’, uma consultoria de quatro meses para alavancar ainda mais seus ganhos”.

Para se ter uma ideia, nos primeiros meses do ano, para aqueles que participaram do módulo de aceleração “Você Chegou”, houve uma taxa de sucesso de 32% do vendedor iniciante. Além disso, os vendedores que participaram de todos os programas de aceleração faturam cerca de 19% a mais do que os vendedores que não fizeram parte dessas iniciativas.

O Mercado Livre possui ainda a Central de Promoções, onde o vendedor encontra diferentes modalidades de ofertas oferecendo descontos nos seus produtos. Mais de 70% dos vendedores com anúncios ativos na central de promoções tiveram aumento em suas vendas e a média de aumento supera 55%, tornando a Central de Promoções uma forte aliada na alavanca de vendas.


Educar, capacitar e gerar negócios

A educação é hoje uma das principais missões do Mercado Livre no Brasil, e que fortalece todo esse ecossistema de vendas da companhia no país. “Um dos pilares do Mercado Livre é falar de educação o tempo inteiro. Nós criamos esses programas de capacitação sobre negócios justamente para isso”.

Hoje, o e-commerce no Brasil tem uma penetração de 14%, bem menor que as de mercados mais desenvolvidos como EUA (+25%) e China (+40%). No entanto, desde o início da pandemia, cerca de 220 mil empresas formalizadas entraram no Mercado Livre.

Para VP Julia Rueff, o Brasil é um grande potencial de crescimento para o Mercado Livre, onde a preocupação da companhia em oferecer serviços e ferramentas para impulsionar e democratizar o acesso ao comércio eletrônico é o diferencial. “A tecnologia é um dos diferenciais do Mercado Livre. Só no Brasil temos 15 mil engenheiros de tecnologia desenvolvendo melhorias e novidades em ferramentas de usabilidade para nossa plataforma. E seguimos aumentando esse quadro de profissionais, para acompanhar as necessidades do consumidor”.


Mercado Livre Experience

Nesse caminho de fomento ao empreendedorismo, a companhia também trabalha com diversas atividades voltadas para seus vendedores e parceiros. Um deles é o Mercado Livre Experience, que acontece no Expo Transamérica, em São Paulo.

Com o tema, “Seu universo fora da caixa”, o evento deste ano tem como foco avaliar tendências e desafios para o crescimento do e-commerce no Brasil e também promover networking entre os participantes. Segundo Julia Rueff, vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre, este encontro é a oportunidade para ouvir vendedores e promover a troca de conhecimentos. “Nosso objetivo é gerar ainda mais conexão, desde o micro até o grande que quer escalar sua operação”, conclui Julia.

Fonte: Novarejo
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 25 de abril de 2023 às 15:09


Todos os anos, diversas mudanças e readaptações ocorrem nos comportamentos de consumo da sociedade moderna, sejam elas relacionadas à forma de pagamento, aos gostos pelo atendimento ou, até mesmo, as preferências sobre determinados produtos e serviços.


Segundo o relatório da Euromonitor International, denominado 10 Principais Tendências Globais de Consumo para 2023, a conduta de compra deste ano será apoiada nos seguintes termos: “Automação Autêntica” “Compradores Cautelosos” “Controlar o Tempo de Tela”, “Ecoeconômicos”, “Hora do Jogo”, “Aqui e Agora”, “Rotinas Revividas”, “Ascensão Feminina”, “Os Prósperos” e “Jovens e Disruptivos”.

Confira a seguir o que o relatório fala sobre cada um desses novos hábitos de consumo:
10 Principais Tendências Globais de Consumo para 2023


Automação Autêntica

Essa tendência de consumo se baseia na sincronia entre humanos e máquinas para o fornecimento de soluções significativas para o cliente. De acordo com o relatório da Euromonitor, é preciso que as empresas encontrem quais pontos devem ser automatizados e quais devem permanecer interpessoais.

O relatório ainda aponta que a Automação Autêntica se torna essencial para as marcas devido aos gostos individuais dos consumidores. No caso, em 2022, 58% das pessoas se sentiram à vontade para conversar com um humano para resolver as questões de atendimento. Em contrapartida, 19% delas gostaram de ser atendidas por um bot automatizado no site da empresa.


Compradores Cautelosos

Essa tendência se apoia na crise do custo de vida. Ela nasceu devido a choques econômicos, inflação recorde e escassez de oferta. No caso, muitos compradores passaram a ficar mais exigentes com o seu fluxo de caixa, tornando a economia o ponto principal na hora do consumo.
Desse modo, o relatório aponta que as empresas precisam implementar ou desenvolver soluções que ajudem os consumidores a economizarem. Entretanto, ao mesmo tempo, devem avaliar suas próprias despesas.


Controlar o Tempo de Tela

A terceira tendência da lista se fundamenta na necessidade do consumidor em otimizar o tempo de conexão com a Internet. No caso, para que as empresas consigam atender essa demanda, elas precisarão refinar as experiências digitais com recursos eficientes e integrados.

Segundo o relatório da Euromonitor International, os compradores desejam conteúdos e produtos filtrados de acordo com os seus interesses. Logo aplicativos que cumpram essa função se destacam, como é o caso da Opal (ferramenta que gerencia o tempo de tela), da Skin Rocks (programa que simplifica as rotinas de cuidados com a pele) e da Oneflix (aplicativo que reúne várias opções de streaming).


Ecoeconômicos

A quarta tendência se baseia na união entre economia e sustentabilidade. Nos últimos anos, devido a diferentes fatores, os consumidores focaram mais na relação entre saúde e dinheiro. Desse modo, eles passaram a reduzir o desperdício de alimentos, diminuir o consumo de energia, usar menos água, consertar produtos ao invés de substituir, alugar itens ao invés de comprar, entre outras atitudes.

Contudo, apesar da ecoeconomia ser um direcionamento interessante, os dados da Euromonitor International mostram que as pessoas ainda ficarão relutantes em pagar mais caro por mercadorias ou serviços sustentáveis, o que poderá afetar as marcas que investem em um comércio verde.


Hora do Jogo O

A quinta tendência da lista se concentra no mundo gamer. De modo geral, ela aborda o caminho que as empresas precisam desenvolver para transformar jogadores em pagadores. Isso porque, nos dias atuais, o E-Sport (competições de jogos virtuais) atrai um extenso público, que tende a comprar marcas que seus times ou gamers favoritos usam. Ou seja, o que antes era um nicho específico, cada vez mais, se transforma em um mercado extremamente rentável.

De acordo com o relatório da Euromonitor International, 55% dos Millennials têm interesse em jogar videogames imersivos on-line. Por sua vez, os representantes da Geração Z, X e Baby Boomer que possuem esse mesmo desejo são de, respectivamente, 52%, 38% e 22%.


Aqui e Agora

Essa tendência se baseia em compras de curto prazo, isto é, compras maiores ou por impulso que tragam benefícios para o emocional do comprador. Segundo os dados da Euromonitor International, 29% dos consumidores adquirem regularmente pequenos presentes para si mesmo, já 19% deles frequentemente fazem compras por impulso.

Contudo, apesar dessa nova inclinação de consumo, as etiquetas de preço não perderam a sua relevância. Portanto, as empresas devem criar maneiras que auxiliem nas aquisições emotivas, como um programa de fidelidade. Afinal, o relatório aponta que 63% das pessoas aderem a esse tipo de programa para receber descontos ou ofertas.


Rotinas Revividas

O sétimo estilo de consumo para 2023 foca em uma rotina fora de casa. Após um período pandêmico, a população pretende voltar a frequentar diferentes tipos de eventos e estabelecimentos. De acordo com os dados da Euromonitor International, em 2022, 28% dos entrevistados planejavam ir a restaurantes. Por sua vez, 26% deles pretendiam visitar cinemas, teatros ou concertos.

Desse modo, as empresas devem se preparar para o aumento da aquisição presencial. O relatório aconselha que elas apoiem e incentivem os indivíduos que desejam voltar a uma rotina pré-pandêmica. No caso, isso poderá ser feito através de experiências revigorantes que tragam autoconfiança e muitas aventuras.


Ascensão Feminina

Outra tendência da lista foca na igualdade de gênero. Após muitos anos de diferenças exorbitantes no tratamento entre homens e mulheres, o mercado dará ênfase para a autonomia reprodutiva e para a saúde do público feminino. Contudo, não pense que esse destaque se deu no modo automático. Na verdade, ele é fruto de grandes movimentos, como o #MeToo (hashtag em inglês que sinalizou a violência sexual e de gênero).

Segundo o relatório, no caso do mundo das vendas, a ascensão feminina será pautada principalmente na indústria da moda. Isso porque muitas marcas estão expandindo as variedades de produtos para atender os mais diferentes tipos de corpos.


Os Prósperos

A nona tendência da lista dá ênfase a uma vida simples e sem muitos exageros. Isso porque as pessoas já estão cansadas de uma rotina caótica, principalmente no setor profissional. Os Prósperos estão colocando sua saúde e suas necessidades pessoais acima de tudo.

Além disso, os indivíduos buscam, cada vez mais, produtos que promovam bem-estar, relaxamento ou alívio do estresse. De acordo com os dados da Euromonitor International, em 2022, o varejo global acarretou US$ 25 bilhões na venda de cannabis para uso adulto, US$ 12 bilhões na venda de itens CBD, US$ 5 bilhões na venda de soníferos e US$ 1 bilhão na venda de suplementos alimentares que melhoram o humor ou relaxam.


Jovens e Disruptivos

Por fim, a última tendência de consumo é focada na força econômica da Geração Z. De modo geral, o relatório aponta que as pessoas desse grupo não são influenciáveis e, portanto, as empresas precisam se moldar aos gostos e necessidades dos mesmos.

Segundo os dados da Euromonitor International, 48% dos representantes da Gen Z querem se envolver com marcas para influenciar a inovação de produtos, 30% deles tomam decisões de compra com base nas crenças sociais e políticas das empresas e 24% boicotam instituições que não compartilham suas crenças sociais e políticas.

Fonte: Consumidor Moderno