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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 25 de abril de 2023 às 15:05


Roupas e acessórios para adultos estão no topo das preferências nos canais físicos e online.
Os outlets (lojas de desconto) estão caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros que pretendem comprar roupas, acessórios e calçados. Uma pesquisa realizada pela MindMiners em parceria com a Privalia mostra que 42% dos entrevistados têm intenção de aumentar o volume de compras em outlets. O ticket médio de gastos dos consumidores é R$ 610 a R$ 680, subindo para R$800 a R$ 1,200 entre pessoas de 45 a 54 anos.

A média de frequência de compra em outlets é de 4,3 vezes ao ano, mas 20% dos pesquisados reconhecem que costumam adquirir peças uma vez por mês. A média é maior entre consumidores de 25 a 34 anos (23%) e diminui entre pessoas com mais de 55 anos (11%).

“A pesquisa nos fornece informações valiosas sobre hábitos de compra dos consumidores e fatores que influenciam suas decisões. Entender o comportamento do consumidor nos possibilita identificar tendências e oportunidades para desenvolver estratégias de negócios e melhorar a experiência de nossos clientes”, afirma o CEO da Privalia, Fernando Boscolo.


Influência do cenário econômico

Roupas e acessórios para adultos estão no topo das preferências em outlets físicos e online (72%), seguidos das categorias calçados adulto (69%), roupas e artigos esportivos (61%) e artigos de cama, mesa e banho (41%). Produtos infantis e cosméticos e beleza possuem mais aderência junto aos compradores exclusivos do canal digital.

A pandemia de Covid-19 também contribui para o aumento de compras em outlets. 80% dos entrevistados afirmaram que passaram a comprar mais em lojas de descontos. Após a pandemia, 34% veem o modelo como preferido, 46% mantiveram os hábitos de compra e 20% passaram a consumir menos.

“Assim como ocorrido para outros setores que também operam em pilares de preço, os outlets se beneficiaram do cenário econômico provocado pela pandemia. Além de declararem terem passado a comprar mais neste formato de loja durante e após a pandemia, fica ainda mais forte a narrativa de preço associada aos outlets: é uma estratégia para economizar, ao mesmo tempo que pode ser vista como uma compra não essencial por aqueles que precisariam reduzir ainda mais seus gastos”.

Fonte: Mercado & Consumo
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 18 de abril de 2023 às 14:40


Um dos fatores mais importantes para manter um bom volume de vendas é conhecer o perfil do consumidor e como engajá-lo com sua marca. Cada negócio tem um cliente ideal diferente, mas o público geral segue algumas tendências, as quais mudam com o passar do tempo.

Estar ciente dessas tendências é fundamental para adaptar suas campanhas e estratégias de marketing. Não só isso, mas todo o processo de atendimento e contato com o público precisa ser ajustado para atender às suas novas demanda. Quanto maior o seu preparo, melhores são suas chances de engajar esse público de forma eficiente.

Acompanhe e conheça os tipos de perfil do consumidor destacados pelo Worth Global Style Network (WGSN).Perfil do consumidor:


Os antecipadores

Muitos consumidores tendem a ser cuidadosos ao máximo com seu dinheiro, especialmente em momentos de incerteza econômica. Esses são os chamados antecipadores, aqueles que guardam seu dinheiro e esperam o momento certo para gastar. E, quando gastam, o fazem também com bastante cuidado e parcimônia. Tanto para evitar problemas financeiras quanto a culpa de gastar demais.

Para esse perfil, segurança e previsibilidade é a norma. Eles podem evitar fazer uma grande compra ou se comprometer com um parcelamento de longos prazos, mas estão dispostos a assinar um serviço que contribua com sua qualidade de vida e se encaixe em seu orçamento regular.


Os condutores

Algumas pessoas veem a adversidade como um desafio ao invés de um impedimento, uma oportunidade para explorarem novas opções e encontrar possibilidades. No caso dos condutores, sua prioridade é encontrar serviços e produtos que auxiliem nessa jornada, que ofereçam novas experiências e agregam valor às suas vidas.
A melhor forma de atrair esse perfil de consumidor é apostar na inovação e na praticidade. O atendimento e entrega do benefício devem ser ágeis, enquanto a própria experiência de aquisição do produto precisa ser prazerosa.


Os inconformados

Muitos consumidores hoje buscam contribuir com a sociedade de diferentes formas, reduzindo as desigualdades e injustiças. Par este grupo, não se trata apenas de adquirir um produto, mas de encontrar negócios que têm um impacto positivo no coletivo, seja através de ações diretas ou indiretas.
Uma tendência forte dos inconformados é buscar seus produtos diretamente com pequenos negócios e produtores, como forma de suporte, ou tentar contribuir com algo de valor cultural. Um caminho para isso hoje são os marketplaces, espaços onde diferentes profissionais autônomos oferecem seus produtos.


Os novos românticos

Para este grupo, o mais importante é a sensação de comunidade, valorizando as coisas simples da vida e a companhia de bons amigos e familiares. Há cada vez mais ênfase no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, focando na satisfação individual e das pessoas próximas.
As soluções buscadas por esse perfil de consumidor busca uma solução não apenas para problemas práticos, mas também para as angústias. Produtos que facilitam a conexão com outras pessoas, com e sem a mediação da tecnologia, tendem a receber mais atenção desse grupo.

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Fonte: Echosis