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Tecnologia & Inovação Postado em quinta-feira, 29 de junho de 2023 às 15:28


A TikTok está expandindo suas ofertas de comércio online, com sua controladora chinesa vendendo produtos por meio do aplicativo de vídeo, enquanto o grupo tenta desafiar rivais como Shein e Amazon.

Nas últimas semanas, os usuários do Reino Unido começaram a ver um novo recurso de compras no TikTok chamado "Trendy Beat", uma seção que oferece artigos que se mostraram populares em vídeos, como ferramentas para extrair cera do ouvido ou escovar pelos de animais de roupas.

Todos os itens anunciados são enviados da China, vendidos por uma empresa registrada em Cingapura que pertence à controladora da TikTok, ByteDance, com sede em Pequim, conforme registros legais e pessoas informadas sobre as operações.

O modelo, semelhante à forma como a Amazon fabrica e promove sua própria gama de itens mais vendidos, representa uma grande mudança em relação ao  "marketplace" do TikTok. Atualmente, ele permite que outros fornecedores vendam produtos na TikTok Shop, que recebe uma pequena comissão.

Por outro lado, a ByteDance ficaria com todos os lucros das vendas feitas por meio do recurso Trendy Beat no TikTok, disseram quatro pessoas familiarizadas com a operação.

A TikTok disse que está testando o recurso. "Estamos sempre explorando novas maneiras de aprimorar a experiência de nossa comunidade e estamos nas etapas iniciais de experimentação de novos recursos de compras", disse a empresa.

A ByteDance está buscando novas receitas que possam justificar sua avaliação de US$ 300 bilhões, o que a torna a startup privada mais valorizada do mundo, antes de uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) esperada para os próximos dois anos.

O esforço para começar a vender produtos próprios é conhecido internamente como "Project S", segundo seis pessoas a par das deliberações internas. Elas acrescentaram que a ByteDance está construindo uma unidade de comércio online para desafiar grupos como a marca de "fast-fashion" Shein e o aplicativo irmão do Pinduoduo, o Temu, site que vende produtos baratos e tem forte presença nas redes sociais.

O Project S é liderado por Bob Kang, chefe de comércio eletrônico da ByteDance, que recentemente viajou de Xangai para coordenar o trabalho nos escritórios da TikTok em Londres, segundo dois funcionários. A companhia disse que Kang está no Reino Unido por vários motivos e se reporta ao executivo-chefe do aplicativo, Shou Zi Chew.

O Project S utiliza o conhecimento do TikTok sobre itens que estão se tornando virais no aplicativo, permitindo que a ByteDance adquira ou produza esses itens por conta própria, disseram pessoas informadas sobre o plano. A empresa então promoveu fortemente os produtos do Trendy Beat mais que os de vendedores rivais no TikTok, disseram as pessoas.

A TikTok disse que a marca usou uma rede de fornecedores para produzir itens para sua oferta Trendy Beat. Para impulsionar seus negócios de comércio eletrônico, a ByteDance recrutou funcionários da Shein, disseram dois funcionários.

"Bob Kang é obcecado pelo Temu e por replicar seu sucesso, e acha que eles podem fazer isso inserindo-se no processo de fornecimento e venda", disse outra pessoa familiarizada com a estratégia no Reino Unido.

Fonte: Folha.Uol
Tecnologia & Inovação Postado em quinta-feira, 29 de junho de 2023 às 15:26


A unidade conta com itens de marcas como Pepsi, Gatorade, Doritos, Ruffles, H20H!, Toddy, e mais.

A PepsiCo está aproveitando o aniversário de 70 anos da companhia no país para inaugurar uma loja autônoma com produtos do seu portfólio no Parque Villa Lobos, em São Paulo. A unidade conta com marcas como Pepsi, Gatorade, Doritos, Ruffles, H20H!, Toddy, e mais.

“Com a loja autônoma, todo portfólio está reunido para atender ao público tão diverso quanto nossos produtos. Este é um teste, mas já queremos replicá-los em outros parques e eventos”, afirma Carolina Frydman, gerente de Marketing da empresa e responsável pela inovação.


Recuperação de embalagens 

Pensando em soluções para que suas embalagens não se tornem resíduo, a também PepsiCo anunciou a recuperação de 8 mil toneladas de plástico flexível pós-consumo, também chamado de BOPP, no ano de 2022. Por meio de uma parceria com a Eureciclo, empresa especializada em soluções estruturantes para a cadeia de reciclagem, a companhia já destinou este volume significativo de BOPP para uso pela indústria cimenteira, onde o resíduo é reaproveitado como combustível nos fornos industriais e, também, integra a matéria-prima do cimento.

“No ano em que celebramos 70 anos no Brasil, chegamos a uma solução que traz ganhos ambientais bastantes significativos pelo grande volume de plástico que é destinado corretamente. O plástico flexível BOPP ainda é um resíduo que demanda alta tecnologia para ser reciclado e com esse processo, também chamado de coprocessamento, o material ganha uma nova utilização pela indústria do cimento”, afirma Bruno Guerreiro, Gerente de Sustentabilidade da PepsiCo Brasil.

A Eureciclo atua ao lado de grandes separadoras de resíduos, como a Flacipel, e é responsável por operar certificados de reciclagem que atestam a quantidade do material BOPP de embalagens de snacks reunidas, além de garantir sua logística reversa.

Fonte: Mercado & Consumo