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Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 11 de abril de 2023 às 11:17


Projeções para 2023 são positivas, mas taxas de juros elevadas devem impedir um crescimento mais substancial do consumo das famílias.

O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) indica que a movimentação financeira real das pequenas e médias empresas (PMEs) do comércio registrou um avanço de 5,5% em 2022, quando comparado com 2021. O IODE funciona como um termômetro econômico das companhias com faturamento de até R$50 milhões anuais.

Segundo Felipe Beraldi, gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, as PMEs foram favorecidas em 2022 pelo controle da pandemia de Covid-19 e os consequentes efeitos moderados na economia, em comparação ao biênio 2020-2021. “Além disso, incentivos fiscais como a manutenção e ampliação do Auxílio Brasil foram determinantes na sustentação do consumo, em meio a um mercado de trabalho em recuperação e à trajetória de alta da taxa de juros para conter a inflação”.

No comércio, o crescimento foi puxado pelo avanço do setor varejista (+7,6%), enquanto o atacadista cresceu de forma mais modesta (+5,9%). Por outro lado, o segmento de ‘comércio e reparação de veículos’ encerrou o ano com retração (-6,7%).

No setor varejista, as categorias que tiveram melhor desempenho em 2022 foram:
Brinquedos e artigos recreativos
Tabacaria
Mercadorias em lojas de conveniência
Calçados
Produtos farmacêuticos (manipulação de fórmulas)
Mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
Hortifrutigranjeiros
Artigos de cama, mesa e banho
Produtos farmacêuticos (sem manipulação de fórmulas)
Material elétrico

Para 2023, o IODE-PMEs prevê um cenário positivo para as pequenas e médias empresas do comércio - diante do avanço da massa de renda - mas considera que as taxas de juros elevadas devem impedir um crescimento no poder de compra das famílias, encarecendo a tomada de crédito, penalizando o consumo e os investimentos, com reflexos diretos sobre os negócios das PMEs.“É importante que a atual equipe econômica sinalize rapidamente ao mercado as novas regras para equilíbrio das contas públicas, evitando novos choques inflacionários e quedas da confiança dos consumidores e do empresariado na economia brasileira. Movimentos que teriam reflexos diretos sobre o consumo e, consequentemente, impactam negativamente a evolução das vendas no comércio.”


Sobre o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs)

Compreendendo a relevância das PMEs no desempenho econômico do nosso país, a Omie desenvolveu o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), que acompanha as atividades econômicas das pequenas e médias empresas brasileiras. A pesquisa da scale-up Omie é um tipo de apuração inédita entre as empresas do segmento, atuando como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, além de oferecer uma análise segmentada setorialmente do mercado de PMEs no Brasil. Para elaborar os índices, a Omie analisa dados agregados e anonimizados de movimentações financeiras de contas a receber de mais de 115 mil clientes, cobrindo 692 CNAEs (de 1.332 subclasses existentes) – considerando filtros de representatividade estatística.

Os dados são deflacionados com base nas aberturas do IGP-M (FGV), tendo como base o índice vigente no último mês de análise, com o objetivo de expurgar o efeito meramente inflacionário na série temporal, permitindo que se observe a evolução das movimentações financeiras em termos reais.

Fonte: Couro Moda
Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 04 de abril de 2023 às 11:31


Se a Inteligência Artificial é um dos grandes temas do ano, a OpenAI e seu ChatGPT são a bola da vez. Porém, nem todos os países estão contentes nessa partida.

Caso não tenha visto, a Itália baniu temporariamente o ChatGPT em seu território sob a alegação de que a empresa “faz o recolhimento ilegal de informações pessoais”. O governo italiano deu um prazo de 20 dias para que a OpenAI preste contas ao órgão governamental competente “sob pena de uma penalização de até 20 milhões de euros ou até 4% do volume de negócios global anual da marca”.


Os músculos que mais devem ser exercitados

São os músculos da criatividade, que fortalecerão e aprimorarão esta habilidade tão importante. Segundo a pesquisa “Capitalizing on Complexity”, realizada pela IBM com 1.500 CEOs, “continuam sendo alguns dos músculos mais subdesenvolvidos nas organizações”. Afinal, de nada serve ter uma boa estratégia de inovação se não se consegue desenvolver novas ideias. 

O problema. De acordo com a Harvard Business Review (HBR), houve um sufocamento na criatividade por conta de jornadas intensas de trabalho e demasiada burocracia, sobretudo com o aumento no número de reuniões e softwares mais sofisticados para monitorar a produtividade dos colaboradores. 
* De fato, houve uma queda significativa na curiosidade dos trabalhadores durante a pandemia.

Como originar mais inspiração e, consequentemente, instigar a criatividade? Realizando certas mudanças na cultura das empresas nas quais os colaboradores têm mais liberdade para experimentar novos comportamentos que podem trazer novos resultados. 

Gere muitas ideias e não pense apenas nas que são “boas”. Essa é 1 das 5 maneiras para estimular a criatividade dentro das equipes. Para Eric “Astro” Teller, CEO da X, do Google, “forçar” a geração de muitas ideias sempre melhora os resultados. É a prática de encontrar mais soluções para um problema, de se perguntar: ‘o que mais estamos pensando?’

A partir disso, crie um espaço para fracassos. Segundo a HBR, o desafio dos líderes não é apenas tolerar essas falhas, mas sim encorajá-las. O próprio Jeff Bezos disse que conseguiu “bilhões de dólares em fracassos na Amazon”. Além disso, uma de suas frases mais marcantes diz: “Eu sabia que, se falhasse, não me arrependeria, mas sabia que a única coisa de que poderia me arrepender é de não ter tentado”.

Ainda sobre Bezos… ele bloqueava 2 dias em sua semana para “explorar a internet e buscar novas oportunidades”, mesmo com a Amazon sendo 17× maior do que um de seus maiores competidores. Com isso, uma das maneiras de encontrar novas soluções é fazer com que sua equipe crie um novo ritual semanal chamado “tempo de exploração”. 

Atrase suas decisões. Para a HBR, apesar de ser bem contraintuitivo, uma das melhores coisas que uma equipe pode fazer é, durante a fase a de eleger uma solução para determinado problema, optar por não decidir por um momento. Por quê? Ao deixar algo não resolvido, “a memória de trabalho das pessoas continuará a considerar o problema, muitas vezes resultando no surgimento de melhores soluções”.

Por último, a MIT Sloan Management Review chegou à conclusão de que a crítica pode aumentar a criatividade quando feita em contexto cooperativo como, por exemplo, durante brainstormings. A razão disso é que, nesse ambiente, o objetivo de todos está alinhado e a crítica é mais propensa a ser aceita e estimular a criatividade. 


‍R$ 500 milhões em faturamento só com supermercado

Calma, isso ainda não aconteceu, mas é o que acreditam Georgios Frangulis, fundador e CEO da Oakberry; e Alexandre Trita, diretor de indústria e supply chain da empresa. Para eles, a gigante de açaí tem o potencial de alcançar o mesmo faturamento que obteve com as franquias (R$ 500 milhões em 2022) com supermercados nos próximos 3 anos.

Em entrevista à Neofeed, Frangulis disse que “a categoria de açaí é muito mal trabalhada no Brasil e fora do país, mas conseguimos endereçar isso com as nossas lojas e a venda direta ao consumidor. E entendemos que era a hora de explorar uma ocasião diferente”.
* Frangulis ainda comentou que só 5% dos brasileiros consomem açaí e compram o produto no supermercado. 

Para isso, a partir das primeiras semanas de abril, os consumidores poderão encontrar potes de 750 ml da Oakberry nas gôndolas de aproximadamente 200 unidades do Pão de Açúcar, dentro da capital paulistana e outras cidades do estado. A rede de supermercados terá exclusividade de distribuição durante 1 mês. 
* Em algumas unidades, inclusive, a marca terá seus próprios freezers. 

E os próximos passos dessa expansão no varejo já estão definidos. Segundo Trita, as próximas praças que receberão a Oakberry em seus supermercados são os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais para posteriormente desembarcar na região Sul. Fora isso, a marca já deve estrear em varejistas internacionais nos próximos meses.
* Arábia Saudita e Austrália devem receber os potes de Oakberry entre o final do 2º trimestre e o início do 3º trimestre de 2023. 
* Os Estados Unidos, por sua vez, estão no escopo, mas sem uma data definida. 

De acordo com Frangulis, o projeto do varejo já estava guardado há um tempo, mas necessitava de um ingrediente especial que nada tem a ver com a receita do açaí: “operação 100% verticalizada e o controle total da produção”. Isso parte da compra de uma fábrica no Pará e de R$ 50 milhões “destinados à compra de polpa de açaí de ribeirinhos e cooperativos” do mesmo estado.  
* A fábrica, inclusive, produz 100% dos produtos, até os que são exportados. 

Visão panorâmica. Além do varejo, a Oakberry quer abrir entre 70 e 80 unidades no Brasil este ano, focando nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul. Internacionalmente, a empresa – presente em cerca de 40 países – quer inaugurar 150 lojas e ter sua marca presente em 45 países até o final de 2023. Destaque para os EUA: o plano é triplicar a base atual de 20 lojas. 

Fonte: Gestão 4.0