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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 13 de junho de 2023 às 09:37


Para especialista, o sucesso desse modelo de negócio dependerá de como os sites conseguirão mimetizar as experiências oferecidas nas lojas físicas

A diretora de marca Joana Laprovitera passou a comprar online logo que surgiram os primeiros sites de venda de artigos de moda. Com o tempo, também passou a adquirir itens de luxo. “O que me leva a comprar de forma online é a comodidade e o ganho de tempo”, diz ela, que também gosta das lojas físicas. “Gosto do contato humano.”

O caso de Joana ainda é uma exceção no mercado de luxo, que concentra a maior parte de vendas nas lojas físicas no País. Porém, marcas estreladas como Chanel, Hermès, Prada, Dior, Hugo Boss e Estée Lauder abrem seus sites em busca dos clientes de alta renda.

Para especialistas ouvidos pela reportagem, o principal desafio das grandes “maisons de luxo” é transportar a experiência premium disponível nas operações físicas, que incluem até champanhe, para o mundo virtual, sem perder a característica da exclusividade.

O mercado de produtos de luxo no Brasil deve faturar US$ 2,85 bilhões (cerca de R$ 14 bilhões) neste ano, alta de 4,2% em relação a 2022, segundo a consultoria Statista. As operações online devem representar 4,8% desse montante.


Desafios

Para a coordenadora do hub de moda e luxo da ESPM, Katherine Sresnewsky, o sucesso desse modelo de negócio dependerá de como os sites conseguirão mimetizar as experiências oferecidas nas lojas físicas. “O e-commerce de luxo que entender a dinâmica do varejo físico e transportá-lo para o universo virtual terá sucesso.”

Katherine lembra que nas lojas físicas cabe aos vendedores e vendedoras explicarem sobre os produtos, mostrar combinações e reforçar a qualidade dos itens, o que nos sites pode ser feito por meio de fotos, vídeos, chatbots e descrições detalhadas dos itens.

Há nove meses operando site próprio, a marca Carol Bassi é um dos exemplos de companhias voltadas para a alta renda que decidiram apostar no e-commerce. Com três lojas físicas, hoje, cerca de 20% do faturamento já ocorre pelas vendas virtuais. O diretor de e-commerce do grupo, Flávio Spacca, diz que, atualmente, cerca de 60% das clientes que compram no site não utilizavam as unidades físicas, enquanto 40% são de Estados onde a marca não têm filiais.

A descentralização é reforçada por Katherine, da ESPM: “O Brasil tem uma demanda de luxo em todo o País, porque tem gente no Amazonas e na Bahia querendo consumir o luxo.

Fonte: Infomoney
Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 13 de junho de 2023 às 09:35


Calculadora de Previsão de Vendas é capaz de mensurar o potencial do ponto proporcionando mais segurança na decisão.

No momento de empreender, nem sempre é fácil mapear todas as diretrizes e muitos empreendedores não conseguem nem mesmo projetar a receita que poderão obter com a nova empreitada. Sobram dúvidas exatamente no momento em que deveria haver mais certeza para a tomada de decisão do ponto. Pensando nisso a Geofusion, um hub de soluções para inteligência geográfica, resolveu auxiliar o mercado lançando a Calculadora de Previsão de Vendas. A ferramenta promete ser uma grande aliada dos tomadores de decisão que desejam analisar o potencial e a viabilidade de abertura de novas lojas.

O processo é feito de maneira personalizada para atender aos objetivos de negócio de cada cliente. A partir de uma análise detalhada e minuciosa de uma equipe de cientistas de dados e consultores especialistas em location intelligence, são extraídas informações para construir modelos de previsão de vendas personalizados. Após a validação dos modelos pelo cliente, no dia a dia, a ferramenta é capaz de mensurar, em poucos segundos, o potencial do ponto e calcular a previsão de venda, em reais, proporcionando mais segurança na escolha do melhor ponto.

“A Calculadora é a junção de vários motores de inteligência geográfica baseados em diversas variáveis de mercado para proporcionar às redes de varejo e serviço segurança, agilidade e padronização nas avaliações de mercado e escolha de novos locais para a expansão. É uma ferramenta-chave no apoio à tomada de decisão e direcionamento dos esforços de trabalho dos times de expansão, inteligência de mercado, e outros envolvidos no processo de abertura de novas unidades”, explica Thais Calil, Gerente de Produto da Geofusion.

Utilizando uma metodologia própria e personalizada para cada cliente, a Calculadora de Previsão de Vendas é capaz de analisar diversos fatores, como eventos que podem gerar impactos no negócio, sejam eles positivos ou negativos. Também leva em consideração o posicionamento dos concorrentes, canibalização de lojas da mesma rede, áreas de influência, perfil dos consumidores, potencial de consumo da região, características da população, renda das famílias que vivem no entorno, circulação de pessoas pela região, entre outras análises. Por se tratar de machine learning, com a atualização frequente dos dados da Geofusion e do cliente, as previsões ganham ainda mais assertividade com o tempo.

“Cada ponto, de acordo com a sua característica, tem uma vocação. E sendo abastecidos corretamente pelo cliente com os dados necessários, cruzando com os nossos, conseguimos fazer uma previsão. Temos um score que vai de 1 a 100. Quanto mais perto do 100, melhor o potencial daquele ponto”, revela Thais.

Com as previsões da Calculadora, há mais segurança para a tomada de decisões, como tamanho da loja, número de funcionários, definição das metas de vendas, precificação e mix adequado e investimento em ações de marketing. Ao fazer uma previsão de vendas bem fundamentada, o empreendedor pode ter mais confiança na sustentabilidade e no sucesso a longo prazo da nova unidade.

“A Geofusion está muito focada em seguir trabalhando e se aprofundando em machine learning, com o objetivo de aprender cada vez mais com os dados e conseguir ser ainda mais assertiva nas suas previsões”, finaliza Thais.

Fonte:
Mercado & Consumo