Notícias


Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 14 de março de 2023 às 09:25


A partir de metodologia e análises inovadoras, especialistas apresentam no SXSW 2023 as principais mudanças sociais esperadas para este ano.
Os relatórios de tendência são uma tendência (com o perdão do trocadilho). Mas em meio a tantas previsões e análises, o que, de fato, são “trends” e como podem orientar as decisões do futuro? Existe um ponto em comum entre todas as avaliações?

Foi pensando nisso que Sarah DaVanzo, CDO da Pierre Fabre, Miroslav Dimitrov, Presidente da NWO.ai e Matt Klein,Head of Foresight do reddit, Inc., uniram forças, e a partir de uma metodologia e análise inovadoras, analisaram mais de 50 relatórios globais e, com a ajuda da IA, chegaram às 15 principais meta trends para 2023  que foram compartilhadas no SXSW 2023.

1. Desficcionalização de jogos
A campanha publicitária em torno do jogo, da experimentação e do ponto zero, alimenta borrões virtuais.

2. Individualismo expandido
O individualismo feroz e antiperfeccionista é o nosso autocuidado hedonista.

3. Defesa ativa
As vozes dos atletas destronaram a da celebridades à medida que a defesa da idade e a acessibilidade aumentaram.

4. Um de nós
Sozinho e dentro de correntes tradicionais, nichos e comunidades mais estreitas florescem.

5. Percepções plurais da IA
Criatividade e humanização são questionamos à medida que a inteligência constrói e destrói obstáculos.

6. Cuidado com a saúde
O único aspecto de nossas vidas que conseguimos controlar é a nossa saúde física, então nós suamos, e muito.

7. Cura psíquica
À procura de respostas e controle, nós voltamos o nosso olhar para as resoluções de nossos ancestrais.

8. Distorção espacial e temporal
Em casa, o espaço e o tempo se confundem, os rituais são destruídos e a cultura pula assincronamente.

9. Green to Black
Desencantados, os esforços ecológicos são vistos como vazios e complexos.

10. Porcos e cofrinhos
Dificuldades econômicas profetizavas introduzem um clima de frugalidade e austeridade.

11. Doomerismo
O colapso da permacrisis desencadeia um niilismo sóbrio e uma ansiedade avassaladora.

12. Giros de nostalgia
O ciclo eterno da nostalgia vomita a energia dos anos 2000.

13. Sem álcool
Embriagado de funcionalidade, a curiosidade sóbria força uma evolução nas vibrações oferecidas.

14. Localismo
Amarrar e encapsular acalma as almas, então fincamos as nossas raízes em um lugar.

15. Rosa e cinza, nada de azul
Em tensão, tanto a fluidez de gênero como o feminismo florescem, enquanto os homens continuam perdidos.

Fonte: Consumidor Moderno
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 14 de março de 2023 às 09:20


As vantagens de abrir uma franquia ao invés de investir em um negócio do zero, de cara é que justamente você não começa do zero.
Isso porque a marca já existe, e o modelo de negócio já foi testado e aprimorado com o tempo.
Para trazer as vantagens mais relevantes, conversamos com a especialista em franchising e sócia-diretora da consultoria GSPP, Mércia Vergili.

Ela apontou 10 vantagens comprovadas desse tipo de investimento:

1 – Expansão
Na avaliação da consultora, a expansão através das franquias é feita de forma mais ágil, pois os modelos são prontos e as franqueadoras estão sempre estudando novos pontos estratégicos para ampliação da presença nos variados territórios, o que facilita na hora da decisão pela expansão.

2 – Marca
Ter uma marca conhecida significa contar com departamentos de publicidade ou marketing, comunicação e outros para ajudar na divulgação do negócio, que naturalmente acaba ficando conhecido perante o público também através da presença nas cidades com ganho de escala.

3 – Contrato
Tanto franqueador como franqueado ficam segurados juridicamente contra possíveis revisões do acordo.
Isso dá mais segurança para o investidor trabalhar e para franquia continuar a desenvolver seus processos de aperfeiçoamento do negócio.

4 – Gestão
Antes de abrir as portas da sua franquia você passará por um treinamento de gestão da sua unidade.
A franqueadora te ensinará todo o necessário para o controle do negócio.
Além disso, mesmo após a abertura a marca continuará a acompanhar seus resultados e recomendando ações se for preciso.

5 – Fornecedores
Além da vantagem na hora de negociar, as franquias pesquisam muito sobre quem fornece os produtos para suas unidades.Por isso, os fornecedores que atuam no franchising são sempre homologados, o que garante maior qualidade nos produtos e serviços oferecidos pelas franquias.

6 – Criatividade
Lançar novos produtos não é uma dificuldade no franchising, pois as redes franqueadoras realizam pesquisas de mercado antes do lançamento do serviço ou produto proposto, garantindo assim que aceitação junto ao público aconteça.
Há, também, uma constante busca por inovação e criação de novas soluções por parte das redes de franquias.

7 –Padronização
É muito mais simples manter um padrão determinado que dá certo do que criar um inteiramente do zero e só depois testá-lo no mercado, não é mesmo?Ao investir em uma franquia, você conhecerá unidades da marca para conhecer a operação na ponta e entender como é o padrão adotado pela marca e que será aplicado também na sua franquia.

8 – Negociação
A franquia irá negociar com fornecedores por preços mais baixos, já que a compra é voltada à todas as unidades da rede.
Com isso, há ganho de poder de negociação e maior barganha na hora de faturar.

9 – Suporte
Ao abrir uma franquia, você poderá contar com todo o suporte necessário na vida empreendedora como, por exemplo, orientação em temas como contabilidade, jurídico, tributário, etc.
Para a consultora, isso evita que os franqueados tenham problemas por desconhecimento, além de os livrar de preocupações burocráticas, fazendo sobrar mais tempo para buscar o melhor resultado para o seu negócio.

10 – Coletividade
O crescimento da marca como um todo é o seu crescimento também. Se a franquia cresce, você cresce junto.O franchising é um mercado bastante colaborativo em que o sistema trabalha para o crescimento orgânico de toda a cadeia envolvida.

Fonte: ABF Expo Franchising