Notícias


Tecnologia & Inovação Postado em quarta-feira, 31 de maio de 2023 às 15:35


O live commerce, também chamado de live shopping, é uma tendência entre as grandes varejistas internacionais como Shein e Shopee. O método apresenta transmissões ao vivo, com o intuito do alavancar as vendas em seus sites, geralmente com valor mais acessível ao público.

Com isso, muitos comerciantes alcançam um maior número de vendas utilizando o método, ao demonstrarem seus produtos ao vivo, com promoções e até mesmo com a participação de influenciadores digitais para a atração do público.

De acordo com a varejista Shopee, alguns lojistas que tiveram seus produtos exibidos nas sessões da marca, as chamadas Shopee Lives, chegaram a ter 70% de aumento no tráfego em sua loja comparado a um dia normal e as vendas chegaram a representar 30% do total de um dia.

“Começamos a testar a ferramenta, que já era utilizada em outros países em que a Shopee opera, no início do ano passado e fomos aprimorando a tecnologia que é nossa para a realidade local. O resultado vem nos surpreendendo e é mais um recurso que oferecemos para consumidores terem mais benefícios para economizar e para nossos vendedores alavancarem suas vendas e ganharem visibilidade em nosso app”, conta Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee no país.
Confira dicas para impulsionar seu negócio com o live commerce:

Planejamento
Em primeiro lugar, é necessário realizar um planejamento estratégico, como definir o conteúdo com antecedência e o que atrai o público-alvo da marca. Métodos como promoções, cupons de desconto e brindes são excelentes formas de conquistar os clientes.

Equipamentos
Microfones, câmeras, smartfones, luzes e demais equipamentos a serem utilizados devem ser testados previamente, para evitar falhas durante a transmissão. Além disso, o investimento em equipamentos de qualidade ajuda a rede a mostrar melhor as características dos produtos anunciados.
Também é recomendável realizar testes de conexão com a internet, para evitar que a transmissão não caia no meio do evento.

Produtos
Independente do produto a ser vendido, sejam roupas, itens de beleza, eletrônicos, etc, é necessário mostrar os detalhes do produto, para que os clientes sintam a experiência aproximada, como se realizassem a compra em uma loja física.

Estoque
A live commerce possui a intenção de vender produtos em larga escala. Dessa forma, é necessário montar um estoque que seja capaz de atender a demanda da live, para que os produtos estejam disponíveis a serem entregues aos clientes dentro do prazo definido.

Fonte: Money Times
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 09 de maio de 2023 às 10:40


Saiba como melhorar essa fidelidade: Clientes estão deixando de ser fiéis as marcas. O levantamento intitulado Think Consumer Goods, realizado pela empresa Offerwise, por encomenda do Google, mostra que 64% dos brasileiros não são fiéis a marcas específicas. Embora isso seja cada vez mais difícil em razão da volatilidade do mercado, é um processo que sai muito mais em conta do que o custo para se trazer novos clientes.

O levantamento mostra também que 37% da população não tem “love brands” (marcas de amor) por conta de um único motivo: o preço. Geralmente, as empresas que conseguem esse feito não têm somente clientes, mas contam com apreciadores e simpatizantes do produto ou serviço, bem como da filosofia da empresa.

O que pode contribuir para reverter esse cenário, são as datas comemorativas, como o Dia da Mães, onde podem ser desenvolvidas estratégias para tentar estabelecer a lealdade dos clientes.

De acordo com Aluisio Diniz Cirino, empresário com grande conhecimento de mercado de fidelização de clientes e, também, CEO e fundador da Lecupon, para esses dias especiais vale oferecer descontos, benefícios e acesso a um clube de vantagens, seja em forma de produtos, cashback, abatimento de fretes, prêmios com ingressos e outros privilégios que ajudam na fidelização de pessoas à marca, e na sua divulgação no mercado.

Ele ressalta, no entanto, que esse tipo de iniciativa ainda não é bem visto por marcas menores, que deixam passar a oportunidade. Ele lembra, por exemplo, que a Páscoa foi uma excelente oportunidade para determinar uma experiência positiva ao cliente. “Naturalmente, essa pessoa retornará. E isso se dá em todos os setores – restaurantes, padarias, bares, supermercados, áreas ligadas ao turismo etc”, explica, acrescentando que os empreendedores devem investir em estratégias de fidelização de clientes, contando com uma equipe especializada no assunto, de preferência.

O executivo cita como exemplo um programa de clube de vantagens aumentar a produtividade e, por consequência, a lucratividade em cerca de 40%, segundo informações do próprio portfólio de empresas atendidas pela Lecupon.

Conheça algumas dicas para vender bem em datas comemorativas. São elas:
- Compreender e ouvir o público do negócio;
- Verificar quais são as melhores vantagens para se dar em troca da assiduidade daquela pessoa. Por exemplo: tem locais que podem oferecer cashback; ou sistema de troca de pontos por produtos ou serviços no local; e até mesmo fechar parcerias com marketplaces de maior tamanho;
- Tornar o acesso e a checagem de pontos e trocas fácil e simples, contando, para isso, com o uso de aplicativos de clube de lealdade;
- Trabalhar o marketing do benefício, com artes para as redes sociais, divulgando ao cliente as grandes novidades da marca.

Fonte: SA Varejo