Notícias


Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 25 de abril de 2023 às 15:09


Todos os anos, diversas mudanças e readaptações ocorrem nos comportamentos de consumo da sociedade moderna, sejam elas relacionadas à forma de pagamento, aos gostos pelo atendimento ou, até mesmo, as preferências sobre determinados produtos e serviços.


Segundo o relatório da Euromonitor International, denominado 10 Principais Tendências Globais de Consumo para 2023, a conduta de compra deste ano será apoiada nos seguintes termos: “Automação Autêntica” “Compradores Cautelosos” “Controlar o Tempo de Tela”, “Ecoeconômicos”, “Hora do Jogo”, “Aqui e Agora”, “Rotinas Revividas”, “Ascensão Feminina”, “Os Prósperos” e “Jovens e Disruptivos”.

Confira a seguir o que o relatório fala sobre cada um desses novos hábitos de consumo:
10 Principais Tendências Globais de Consumo para 2023


Automação Autêntica

Essa tendência de consumo se baseia na sincronia entre humanos e máquinas para o fornecimento de soluções significativas para o cliente. De acordo com o relatório da Euromonitor, é preciso que as empresas encontrem quais pontos devem ser automatizados e quais devem permanecer interpessoais.

O relatório ainda aponta que a Automação Autêntica se torna essencial para as marcas devido aos gostos individuais dos consumidores. No caso, em 2022, 58% das pessoas se sentiram à vontade para conversar com um humano para resolver as questões de atendimento. Em contrapartida, 19% delas gostaram de ser atendidas por um bot automatizado no site da empresa.


Compradores Cautelosos

Essa tendência se apoia na crise do custo de vida. Ela nasceu devido a choques econômicos, inflação recorde e escassez de oferta. No caso, muitos compradores passaram a ficar mais exigentes com o seu fluxo de caixa, tornando a economia o ponto principal na hora do consumo.
Desse modo, o relatório aponta que as empresas precisam implementar ou desenvolver soluções que ajudem os consumidores a economizarem. Entretanto, ao mesmo tempo, devem avaliar suas próprias despesas.


Controlar o Tempo de Tela

A terceira tendência da lista se fundamenta na necessidade do consumidor em otimizar o tempo de conexão com a Internet. No caso, para que as empresas consigam atender essa demanda, elas precisarão refinar as experiências digitais com recursos eficientes e integrados.

Segundo o relatório da Euromonitor International, os compradores desejam conteúdos e produtos filtrados de acordo com os seus interesses. Logo aplicativos que cumpram essa função se destacam, como é o caso da Opal (ferramenta que gerencia o tempo de tela), da Skin Rocks (programa que simplifica as rotinas de cuidados com a pele) e da Oneflix (aplicativo que reúne várias opções de streaming).


Ecoeconômicos

A quarta tendência se baseia na união entre economia e sustentabilidade. Nos últimos anos, devido a diferentes fatores, os consumidores focaram mais na relação entre saúde e dinheiro. Desse modo, eles passaram a reduzir o desperdício de alimentos, diminuir o consumo de energia, usar menos água, consertar produtos ao invés de substituir, alugar itens ao invés de comprar, entre outras atitudes.

Contudo, apesar da ecoeconomia ser um direcionamento interessante, os dados da Euromonitor International mostram que as pessoas ainda ficarão relutantes em pagar mais caro por mercadorias ou serviços sustentáveis, o que poderá afetar as marcas que investem em um comércio verde.


Hora do Jogo O

A quinta tendência da lista se concentra no mundo gamer. De modo geral, ela aborda o caminho que as empresas precisam desenvolver para transformar jogadores em pagadores. Isso porque, nos dias atuais, o E-Sport (competições de jogos virtuais) atrai um extenso público, que tende a comprar marcas que seus times ou gamers favoritos usam. Ou seja, o que antes era um nicho específico, cada vez mais, se transforma em um mercado extremamente rentável.

De acordo com o relatório da Euromonitor International, 55% dos Millennials têm interesse em jogar videogames imersivos on-line. Por sua vez, os representantes da Geração Z, X e Baby Boomer que possuem esse mesmo desejo são de, respectivamente, 52%, 38% e 22%.


Aqui e Agora

Essa tendência se baseia em compras de curto prazo, isto é, compras maiores ou por impulso que tragam benefícios para o emocional do comprador. Segundo os dados da Euromonitor International, 29% dos consumidores adquirem regularmente pequenos presentes para si mesmo, já 19% deles frequentemente fazem compras por impulso.

Contudo, apesar dessa nova inclinação de consumo, as etiquetas de preço não perderam a sua relevância. Portanto, as empresas devem criar maneiras que auxiliem nas aquisições emotivas, como um programa de fidelidade. Afinal, o relatório aponta que 63% das pessoas aderem a esse tipo de programa para receber descontos ou ofertas.


Rotinas Revividas

O sétimo estilo de consumo para 2023 foca em uma rotina fora de casa. Após um período pandêmico, a população pretende voltar a frequentar diferentes tipos de eventos e estabelecimentos. De acordo com os dados da Euromonitor International, em 2022, 28% dos entrevistados planejavam ir a restaurantes. Por sua vez, 26% deles pretendiam visitar cinemas, teatros ou concertos.

Desse modo, as empresas devem se preparar para o aumento da aquisição presencial. O relatório aconselha que elas apoiem e incentivem os indivíduos que desejam voltar a uma rotina pré-pandêmica. No caso, isso poderá ser feito através de experiências revigorantes que tragam autoconfiança e muitas aventuras.


Ascensão Feminina

Outra tendência da lista foca na igualdade de gênero. Após muitos anos de diferenças exorbitantes no tratamento entre homens e mulheres, o mercado dará ênfase para a autonomia reprodutiva e para a saúde do público feminino. Contudo, não pense que esse destaque se deu no modo automático. Na verdade, ele é fruto de grandes movimentos, como o #MeToo (hashtag em inglês que sinalizou a violência sexual e de gênero).

Segundo o relatório, no caso do mundo das vendas, a ascensão feminina será pautada principalmente na indústria da moda. Isso porque muitas marcas estão expandindo as variedades de produtos para atender os mais diferentes tipos de corpos.


Os Prósperos

A nona tendência da lista dá ênfase a uma vida simples e sem muitos exageros. Isso porque as pessoas já estão cansadas de uma rotina caótica, principalmente no setor profissional. Os Prósperos estão colocando sua saúde e suas necessidades pessoais acima de tudo.

Além disso, os indivíduos buscam, cada vez mais, produtos que promovam bem-estar, relaxamento ou alívio do estresse. De acordo com os dados da Euromonitor International, em 2022, o varejo global acarretou US$ 25 bilhões na venda de cannabis para uso adulto, US$ 12 bilhões na venda de itens CBD, US$ 5 bilhões na venda de soníferos e US$ 1 bilhão na venda de suplementos alimentares que melhoram o humor ou relaxam.


Jovens e Disruptivos

Por fim, a última tendência de consumo é focada na força econômica da Geração Z. De modo geral, o relatório aponta que as pessoas desse grupo não são influenciáveis e, portanto, as empresas precisam se moldar aos gostos e necessidades dos mesmos.

Segundo os dados da Euromonitor International, 48% dos representantes da Gen Z querem se envolver com marcas para influenciar a inovação de produtos, 30% deles tomam decisões de compra com base nas crenças sociais e políticas das empresas e 24% boicotam instituições que não compartilham suas crenças sociais e políticas.

Fonte: Consumidor Moderno
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 25 de abril de 2023 às 15:05


Roupas e acessórios para adultos estão no topo das preferências nos canais físicos e online.
Os outlets (lojas de desconto) estão caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros que pretendem comprar roupas, acessórios e calçados. Uma pesquisa realizada pela MindMiners em parceria com a Privalia mostra que 42% dos entrevistados têm intenção de aumentar o volume de compras em outlets. O ticket médio de gastos dos consumidores é R$ 610 a R$ 680, subindo para R$800 a R$ 1,200 entre pessoas de 45 a 54 anos.

A média de frequência de compra em outlets é de 4,3 vezes ao ano, mas 20% dos pesquisados reconhecem que costumam adquirir peças uma vez por mês. A média é maior entre consumidores de 25 a 34 anos (23%) e diminui entre pessoas com mais de 55 anos (11%).

“A pesquisa nos fornece informações valiosas sobre hábitos de compra dos consumidores e fatores que influenciam suas decisões. Entender o comportamento do consumidor nos possibilita identificar tendências e oportunidades para desenvolver estratégias de negócios e melhorar a experiência de nossos clientes”, afirma o CEO da Privalia, Fernando Boscolo.


Influência do cenário econômico

Roupas e acessórios para adultos estão no topo das preferências em outlets físicos e online (72%), seguidos das categorias calçados adulto (69%), roupas e artigos esportivos (61%) e artigos de cama, mesa e banho (41%). Produtos infantis e cosméticos e beleza possuem mais aderência junto aos compradores exclusivos do canal digital.

A pandemia de Covid-19 também contribui para o aumento de compras em outlets. 80% dos entrevistados afirmaram que passaram a comprar mais em lojas de descontos. Após a pandemia, 34% veem o modelo como preferido, 46% mantiveram os hábitos de compra e 20% passaram a consumir menos.

“Assim como ocorrido para outros setores que também operam em pilares de preço, os outlets se beneficiaram do cenário econômico provocado pela pandemia. Além de declararem terem passado a comprar mais neste formato de loja durante e após a pandemia, fica ainda mais forte a narrativa de preço associada aos outlets: é uma estratégia para economizar, ao mesmo tempo que pode ser vista como uma compra não essencial por aqueles que precisariam reduzir ainda mais seus gastos”.

Fonte: Mercado & Consumo