Notícias


Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 21 de março de 2023 às 11:30


Um dos principais desafios em qualquer negócio é saber como lidar com clientes. Se mesmo os seus melhores compradores ainda precisam de alguma atenção antes de fechar negócio, imagine ter que lidar com os mais difíceis. Aqueles que têm mais dúvidas, que buscam defeitos em tudo e fazem críticas que nem sempre são cabíveis.

Aprender a lidar com esses clientes difíceis é um passo importante para qualquer negócio. Um comprador exigente também pode se tornar um dos mais leais depois que você consegue estabelecer confiança. É apenas uma questão de saber como responder.
Confira aqui algumas dicas para lidar melhor com clientes difíceis.

Escute primeiro aqueles clientes difíceis

Um erro comum para muitos vendedores e empreendedores diante de alguma crítica é ficarem defensivos ou ignorarem o comentário. Porém, se você não prestar atenção no que o seu cliente diz, não vai poder responder às suas críticas.

Comece tomando nota de todos os seus comentários, tanto positivos quanto negativos. Em seguida, identifique a origem de cada um deles. Qual é o problema central desse cliente? Só assim você consegue dar uma resposta à altura.


Tenha um olhar objetivo

Também é comum que um vendedor leve essas críticas para o lado pessoal. Porém, na grande maioria dos casos, elas não são ofensas, mas sim sugestões úteis para o aprimoramento do seu produto, desde que você tenha um olhar objetivo sobre elas. Claro, isso não significa que você deve aceitar toda crítica como um fato. Mas, para contestá-la, você deve ter alguma evidência que reforce o seu lado da história.


Foque nas soluções

Clientes difíceis quase sempre focam nos problemas do produto ou do atendimento, já que são as questões mais visíveis. E, diante disso, alguns empreendedores também acabam se deixando levar pelas críticas e têm dificuldade para responder.

Uma boa forma de evitar essa confusão é ouvir as críticas e focar primeiro em suas soluções. O que pode ser feito para lidar com a dor do cliente? No fim das contas, é isso que os compradores buscam quando trazem alguma reclamação.


Explique com clareza aos clientes difíceis

Muitas vezes, para solucionar um problema, é necessário contar com a colaboração do cliente, seja no manejo do produto ou em alguns passos importantes. Qualquer que seja o caso, seu cliente precisa entender o que deve ser feito para solucionar o problema.

Explique claramente quais são os passos envolvidos e qual é o efeito esperado, para que o cliente não cometa nenhum erro. Assim, você pode oferecer uma solução mais eficaz.


Saiba quais clientes valem a pena

É importante não desistir de um cliente difícil logo de cara, mas também deve haver um limite para o quanto você se dispõe a oferecer soluções. Nem todos os clientes valem o seu tempo.

Existem aqueles que fazem críticas de má fé, aqueles que querem algo diferente do que seu negócio oferece e outros que demandam mais recursos do que geram retorno. É mais rentável para seu negócio dedicar seu tempo aos melhores clientes.

Se você quer continuar aprendendo como lidar com clientes e fechar mais negócios, entre em contato com a Echosis e conte com a nossa ajuda!

Fonte: Echosis
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 21 de março de 2023 às 11:28


Com preferência dos usuários por vídeos curtos, TikTok segue crescendo no País.
Seguindo o processo de digitalização do consumidor brasileiro, a maioria das pequenas e médias empresas online (89%) já utilizam as redes sociais como canais de venda adicionais ao e-commerce. Aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp são os mais utilizados (73%) e, em segundo lugar, o Instagram Shopping (67%).

As informações são do estudo NuvemCommerce 2023, realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online. De acordo com ele, as redes sociais são a ferramenta preferida para divulgação de conteúdo da marca. Cerca de 97% dos empreendedores afirmaram criar conteúdo para sua marca no Instagram, seguido por Facebook (71%), WhatsApp (63%) e TikTok (33%).

“Apesar da preferência dos lojistas pelo Instagram, o TikTok é a rede social que mais cresce no Brasil. Em 2021, apenas 13% dos lojistas usaram o TikTok para criação de conteúdo. Já em 2022, esse número subiu para 33%. A tendência é de crescimento, visto que a preferência por vídeos curtos segue aumentando ao redor do mundo”, comenta Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop no Brasil.


Otimização do atendimento ao consumidor 

A pesquisa também destaca a importância das redes sociais para o contato do empreendedor com seus clientes. Apenas no último ano, 94% dos lojistas online utilizaram o WhatsApp para atendimento ao cliente.

“O uso das redes sociais para otimizar o atendimento é uma estratégia crescente e que deve ser aproveitada pelos lojistas. Por meio de integrações com as lojas virtuais, automação e chatbots, é possível otimizar essa jornada, aumentando as taxas de conversão e diminuindo o abandono de carrinhos”.

O marketing de influência por meio de campanhas com influenciadores é outra tendência mostrada pelo estudo. Apesar de 41% dos entrevistados ainda não utilizarem a estratégia, 21% afirmam ter interesse em fechar acordos com influenciadores digitais para a promoção de suas marcas e produtos em 2023.

Já em relação a campanhas pagas e anúncios, o estudo aponta que a maioria dos lojistas (60%) investe até mil reais por mês em tráfego pago, sendo 67% em Instagram Ads e 61% em Facebook Ads.

Fonte: Mercado & Consumo