Notícias


Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 14 de março de 2023 às 09:34


É a primeira vez que o número de empresas no maior estágio de evolução supera o de empresas em menor estágio.

Seis em cada dez empresas alcançaram os estágios mais avançados de maturidade digital em 2022, segundo o gMaturity, índice criado em 2019 pela gigante da internet para estimular a evolução das estratégias de marketing digital de grandes empresas. Essa é a primeira vez que o número de empresas no maior estágio de maturidade digital, o Multimomento, supera o do menor estágio, chamado de Nascente.

A plataforma de compra e venda Magalu está entre as empresas alcançaram o nível mais alto de maturidade digital. A empresa melhorou seu desempenho em dois objetivos (Vendas Online e App), nos quais a empresa alcançou nota máxima. A melhoria dos criativos usados em suas campanhas também foi uma alavanca importante de evolução da empresa no período analisado.

Com a implantação de um cronograma para evoluir em diferentes pilares de maturidade digital, a Localiza aumentou sua participação de seus canais digitais na contratação de aluguel de veículos em 10% e atingiu o estágio mais alto de maturidade digital.

A Anhanguera Educacional também foi um dos destaques da pesquisa: ao investir em estratégia de mensuração de resultados e na melhoria dos criativos de campanha, nos últimos dois anos, a empresa conseguiu reduzir em mais de 50% o custo de aquisição por aluno matriculado.


Como é feita pesquisa

Os dados desta edição analisaram sinais de mais de 100 empresas no Brasil coletadas nas plataformas de publicidade do Google entre 1º de janeiro e 16 de dezembro do ano passado. No início da análise, a maioria delas (58%) era classificada como Emergente. Em dezembro de 2022, a maior concentração de empresas ficou no nível Conectado, o segundo maior estágio de maturidade digital, o que mostra uma movimentação de grande número de empresas analisadas no gMaturity.

Segundo Rodrigo Carvalho, head de mensuração do Google Brasil e responsável pelo gMaturity, os números revelam que um maior investimento no digital e toda a transformação que isso exigiu das companhias pode ter sido uma importante alavanca para contornar os desafios impostos pelas incertezas no cenário pós-pandemia.

“Neste período de incertezas, muitas empresas apostaram em evoluir sua maturidade digital com o objetivo de se tornarem mais eficientes e gerarem maior retorno financeiro a partir de seus investimentos de marketing”.

Entre as indústrias avaliadas, os setores de Mobilidade (+40 pontos porcentuais), Serviços (+37 pontos porcentuais), Bens de Consumo (+26 pontos porcentuais) e Educação (+20 pontos porcentuais) foram as que apresentaram maior evolução em maturidade digital em 2022.

Já os setores de Finanças (+12 pontos porcentuais) e Varejo (+13 pontos porcentuais), apesar do menor volume de crescimento, já vinham se destacando pelo alto patamar de maturidade alcançado em anos anteriores e seguem entre as indústrias mais bem ranqueadas pelo índice.


Fonte: Mercado e Consumo
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 14 de março de 2023 às 09:29


No SXSW 2023, Robyn Delmonte, também conhecida como Girls Boss Town, compartilha estratégias para ampliar o engajamento de uma marca no TikTok.

De garçonete para agente da internet, como gosta de se intitular, em um ano, Robyn Delmonte, fundadora da GirlBossTown se tornou autoridade quando o assunto é TikTok.

Usuária frequente da plataforma, a influenciadora e empresária norte-americana participou do painel “Beyond your algorithm: making TikTok Work for You”, durante o SXSW 2023, e compartilhou algumas estratégias para viralizar conteúdos. Nós destcamaos as prinicipais:


1. Crie sua comunidade e entenda a sua audiência

Tenha a sua própria comunidade e entenda o que significa fazer parte da sua audiência. Essa é a primeira orientação de Robyn para o sucesso do seu conteúdo no TikTok. Mas como compreender a sua comunidade?

A melhor forma, garante a influenciadora e empresária, é entender que você faz parte dessa comunidade também, e “é muito importante contar historias com verdade”.
As audiências estão cada vez mais ágeis em perceber onde há verdade ou não. Antigamente o marketing de influência significava que as celebridades, que eram os influenciadores da época, simplesmente seguiam roteiros oferecidos pelas marcas, para vender os seus produtos. Mas é preciso entender que isso não funciona mais.

As audiências estão cada vez mais ágeis em perceber onde há verdade ou não. Além disso, elas estão passando cada vez mais tempo no telefone, e menos com os seus amigos, então é importante que seja passado transparência e verdade.

“O seu conteúdo tem que parecer mais com uma ligação de vídeo entre amigos, do que um conteúdo institucional”, diz. “Como um criador, você precisa realmente entender a sua comunidade e as conexões culturais que vocês possuem. E é isso que as marcas precisam buscar em criadores de conteúdo. É preciso analisar se há interação suficiente para gerar esse engajamento verdadeiro”, diz Robyn Delmonte.


2. Entenda o engajamento real no TikTok

Ser um influenciador de sucesso no TikTok com grande potencial de viralizar conteúdos não pode ser medido apenas pela sua quantidade de seguidores. Eles podem ajudar, mas o que realmente traz bons resultados é a qualidade de interação que o perfil oferece para os seus usuários.

E é no conteúdo dos comentários dos vídeos que podemos entender que a performance de um perfil realmente tem grande impacto na comunidade. “A confiança que o influenciador cria com a sua comunidade vai além dos números. E esse tipo de relacionamento que os criadores hoje constroem com os usuários realmente cria fundação para um tipo de amizade, e, com isso, a confiança em qualquer indicação de produto ou serviço que ele faz, o é realmente bem recebido”, diz a especialista.


3. Como engajar com sucesso a comunidade

Conteúdo bom no TikTok é conteúdo humanizado. “Eu sempre consigo perceber quando as marcas estão tentando fazer parte do TikTok. Existe claramente uma desconexão, como se existisse uma piada interna em que só os usuários do TikTok tivessem conhecimento”, aponta Delmonte. E como fazer entrar na onda e sentar na janelinha do que é trend na plataforma? “Só entre quando fizer sentido real para a sua marca. Você não precisa estar em todas as trends”, alerta.


4. Tenha uma equipe que usa o app todos os dias

Pode não ser a melhor estratégia para a nossa saúde mental, mas ter alguém na equipe que também seja um usuário do TikTok vai fazer toda a diferença na performance do perfil da sua marca. Isso porque ele vai saber orientar melhor como a marca se apresenta online, acompanhar e identificar as trends que valem a pena pra sua empresa, além de ter um bom olho para reconhecer possíveis colaborações com criadores de conteúdo.
A comunidade hoje em dia é capaz de identificar quando os criadores estão seguindo roteiros.


5. Liberdade de criação no TikTok

Se puder, convide o criador de conteúdo para a sala de roteiro. Scripts engessados não funcionam mais. E se puder, convide os talentos para experimentarem o produtos antes. “A comunidade hoje em dia é capaz de identificar quando os criadores estão seguindo roteiros. E é desafiador quando as marcas não trabalham com flexibilidade para o criador “.

E entenda, cada vez mais nichos estão emergindo e, com isso, diferentes tipos de conteúdos podem ser criados e relacionados com diferentes tipos de campanha. Esteja aberto para o novo.

Fonte: Consumidor Moderno