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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 às 09:19


Acompanhe e veja o que é o WhatsApp Comunidades e como ele pode ser usado como parte das suas estratégias de marketing.

O WhatsApp já é um dos aplicativos de comunicação mais utilizados no mundo, tendo o mesmo valor que uma rede social. Desde sua primeira aparição em abril de 2022, muitas pessoas estão atentas a como essa ferramenta pode impactar no trabalho de marketing. Neste artigo, você vai saber sobre uma nova funcionalidade desta ferramenta, o WhatsApp Comunidades.

Desde novembro, essa função já está disponível para o público e gerou vários impactos sobre como seus recursos podem ser aplicados no marketing. E para garantir o seu melhor aproveitamento, o ideal é começar a se informar desde já. Acompanhe e veja o que é o WhatsApp Comunidades e como ele pode ser usado como parte das suas estratégias de marketing.


O que é o WhatsApp Comunidades?

Com tantos usuários, é natural que o WhatsApp esteja migrando pouco a pouco para o formato de uma rede social, mais do que um simples aplicativo de chat. O objetivo dessa nova ferramenta é incentivar a reunião desses usuários em torno de um interesse comum.Com o WhatsApp Comunidades, os usuários podem criar comunidades dentro do aplicativo. Cada comunidade também pode ser dividida em grupos de discussão, que ficam em chats separados. Isso facilita a navegação em torno de certos temas relacionados a um foco principal. Por exemplo, uma comunidade da sua empresa.


Quais os benefícios do WhatsApp Comunidades para sua estratégia de marketing?

Como muitos outros recursos das redes sociais, sua utilidade depende primariamente de sua aplicação. Veja aqui algumas formas de usar o WhatsApp Comunidades para melhorar suas estratégias de marketing.

Manter contato com seu público
A criação de uma comunidade para sua marca ou algum evento também proporciona uma oportunidade de se aproximar do seu público. Nesse ambiente, é mais fácil para todos se comunicarem, trocarem opiniões e estabelecer uma relação mais próxima e duradoura. Todas as características que você busca para criar uma campanha de marketing de sucesso.

Estabelecer confiança
Outro benefício desse contato continuado é a possibilidade de criar um laço de confiança entre a sua marca e o público. A credibilidade do seu negócio é um dos fatores que os clientes mais consideram na hora de definir com quais negócios vão comprar. Em sua comunidade, você pode começar a cultivar essa imagem positiva de forma ativa.

Responder dúvidas mais rapidamente
Quando um cliente tem alguma dúvida sobre o seu produto ou serviço e precisa entrar em contato para tirar, há sempre um tempo de espera entre o envio da pergunta e a resposta. Com o WhatsApp Comunidades, esse problema diminui, pois os próprios integrantes da comunidade também podem responder essa questão.

Obter dados valiosos sobre seus leads
Enquanto você interage com sua comunidade pelo WhatsApp, também tem uma oportunidade de monitorar suas atividades e entender mais a fundo quais são suas preferências. Isso significa que você pode acessar muito mais dados e analytics sobre seus clientes, o que te ajuda a gerar insights de mercado.

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Fonte: Echosis
Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 às 09:16


Colaboradores engajados e felizes geram mais resultados para as empresas; mas o employee experience bem-feito é um desafio.

Entre os melhores caminhos para escalar negócios está o investimento na gestão de pessoas. Ao focarem em estratégias de marketing e de CX, muitas empresas esquecem o importante fator para a melhora da performance: colaboradores felizes e engajados – características que trazem ótimos retornos.

Uma pesquisa da IBM mostra que as empresas mais avançadas em employee experience registram um retorno sobre os ativos quase três vezes maior do que as que possuem pouco investimento na área. Além disso, as vendas das organizações com funcionários mais satisfeitos são quase dobradas.

Porém, são muitos os desafios para alcançar tal patamar. Guilherme Müller Saboia, CEO da Robbyson, explica que tudo começa na própria gestão. “As pessoas são únicas e diversas. Cada uma tem um jeito, uma forma de se sentir engajada, pertencente, de absorver conteúdo e de se sentir ouvida. E percebemos que ainda existe um pensamento de padronizar, de igualar e enxergar apenas o todo. A verdade é que precisamos enxergar cada um na sua especificidade, usando a diversidade como força motriz para a criatividade”.

Soma-se a isso as mudanças causadas pela pandemia, que impactaram não só os modelos de trabalho, mas também o comportamento das pessoas. De acordo com a Mckinsey, as empresas estão enfrentando um êxodo de funcionários exaustos, pensativos sobre o verdadeiro significado do trabalho e em busca de confiança, coletividade e propósito. Esse é o momento ideal para olhar para o employee experience e tornar a empresa preparada para o mercado.

Nesse sentido, Saboia incita: “Não somos mais os mesmos, nem o mercado, nem os consumidores, nem a forma como trabalhamos, então por que manter os velhos hábitos de gestão? Já está mais do que na hora de diminuirmos a burocracia e aumentarmos a colaboração e a meritocracia”.


Tecnologia para uma gestão de pessoas eficiente

Para que tudo isso seja possível, os líderes precisam ter a capacidade de olhar para cada colaborador individualmente, fazendo com que ele se sinta parte do projeto e, consequentemente, se engaje com os valores e objetivos da empresa. A forma mais eficiente para isso é a adoção de uma plataforma inteligente de gestão de pessoas, como a da Robbyson.

“A tecnologia é o meio pelo qual conseguimos entregar empresas mais produtivas com pessoas mais realizadas. Com toda a inteligência artificial que temos, além de machine learning e segurança, conseguimos trazer personalização e rapidez. A ferramenta é capaz de gerar comunicação de forma objetiva e fazer com que todos entrem no jogo, sabendo para onde estão indo. A tecnologia é uma ponte para que possamos otimizar o trabalho de gestores e colaboradores”, explica Saboia.

Na prática, os colaboradores passam a ter acesso diário a uma plataforma que pergunta como eles estão se sentindo, mostra os resultados dos trabalhos realizados e os próximos desafios, tornando possível a autogestão. Todos os dados também são disponibilizados para o gestor, que passa a ter uma clareza maior para treinar, capacitar e engajar a equipe de acordo com as metas estabelecidas.

“Isso traz grande diferença para o gestor, às vezes ele está focado em deixar a equipe mais produtiva, levar palestras de otimização do trabalho, mas o que ela precisa mesmo é de um auxílio sobre saúde mental. E a ferramenta ajuda a enxergar isso de forma clara. Outro ponto é que se sentir reconhecido e enxergado pelo que é, não tem preço, a meritocracia é um importante pilar”, diz Guilherme Saboia.


Estratégia como diferencial

Porém, a tecnologia por si só não é a solução definitiva para o desafio da gestão de pessoas, é preciso, em paralelo, possuir estratégias e indicadores bem definidos. Além de uma cultura voltada para o employee experience, suporte inteligente de BI e um plano de negócios sólido.

Exemplo disso é o Grupo Elo, um grupo de serviços de relacionamento que tem como principal foco o contact center e entendeu onde era preciso investir no dia a dia. Em pouco tempo, os colaboradores que mais acessaram a plataforma de gestão inteligente tornaram-se 24% mais produtivos e venderam 56% a mais. A evolução na rechamada ficou em 93% e no tempo médio de atendimento em 11%.
Nesse sentido, fazer uma avaliação honesta das necessidades dos funcionários e ter dados para entender o cenário faz com que a empresa se torne mais assertiva e, junto às estratégias de marketing e CX, mais lucrativa.

Fonte: Consumidor Moderno