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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 07 de fevereiro de 2023 às 10:45


Avaliações mostram que as redes sociais digitais estão se tornando canais de venda cada vez mais populares.
Embora o crescimento ano a ano dos compradores sociais esteja diminuindo ligeiramente após um aumento de dois anos, as vendas de Social Commerce nos Estados Unidos continuarão subindo até 2025.

A Insider Inteligence/eMarketer analisou o que está impulsionando esse crescimento, quais aplicativos estão emergindo como líderes e o que os compradores sociais realmente desejam.


1. O Social Commerce está em ascensão (em mais de uma maneira)

As vendas de Social Commerce no varejo dos EUA atingirão mais de US$ 53 bilhões este ano e terão um crescimento de dois dígitos, embora lento, nos próximos três anos, atingindo US$ 107,17 bilhões em 2025.

A razão? É dupla: o número de novos compradores de comércio social (impulsionado pelo TikTok) está aumentando ao mesmo tempo que o gasto médio por usuário está aumentando.
Até 2025, mais de 114 milhões de usuários gastarão uma média de quase US$ 1.000 por ano em compras sociais.

Além disso, segundo Arthur Igreja, especialista em tecnologia, inovação e tendências, TEDx speaker e palestrante, o tipo de compra praticado por meio do Social Commerce tem tudo a ver com fluidez, ou seja, o processo de descoberta já ocorre – em grande parte – nas redes sociais, pois o usuário é impactado por um vídeo, foto ou até mesmo por um influenciador.

“Hoje, é possível continuar essa jornada dentro do mesmo ambiente on-line. Essa fluidez de não ter que trocar de tela é a maior força! Sem contar que já é um comportamento mais disseminado justamente entre a geração Z e os millennials, que são mais adeptos desse tipo de abordagem”.

Ao avaliar a pesquisa, Arthur Igreja, pontua que o estudo da Insider Inteligence/eMarketer é extremamente rico, pois mostra um crescimento, bem como outros três aspectos que são fundamentais.

Um deles é a descoberta acontecendo cada vez mais em rede social e não tanto nos buscadores. Essa força é muito presente. Outro ponto de destaque é o fato de que entre os jovens, por exemplo, os influenciadores têm um poder maior do que as próprias empresas. E isso significa um take away para as marcas e que é muito importante. Por fim, há a ascensão do TikTok não só em termos de conteúdo, mas também como um canal de venda.


2. Meta lidera o grupo, mas o TikTok está alcançando

Embora o Meta seja o líder em compradores de Social Commerce (impulsionado em grande parte pelo Instagram e Facebook Marketplace), o TikTok está chegando ao topo, superando o Pinterest no número de compradores sociais pela primeira vez este ano.

O TikTok fez vários movimentos este ano para fortalecer seus negócios de comércio social, incluindo a expansão de seu recurso TikTok Shop para empresas dos EUA e planos para construir centros de atendimento de produtos. A rede social também adicionou uma variedade de ferramentas para ajudar os anunciantes a avaliarem suas campanhas com mais eficiência.

Pensando nisso, Arthur Igreja coloca que essas plataformas são consolidadas do ponto de vista de importância, mas que ainda têm muito a crescer.
De acordo com o profissional, a Meta tem investido para melhorar essa experiência tanto no Instagram como no Facebook, para que o usuário tenha uma experiência de loja e que seja muito fluida. Idem com o TikTok. O YouTube precisa ainda evoluir nesse aspecto.

No geral, todas as redes sociais digitais, de algumas forma, estão trabalhando muito para melhorar essa jornada de venda de ponta a ponta.


3. As gerações mais jovens estão impulsionando a adoção

Como esperado, a geração Z e os millennials são os maiores adotantes do Social Commerce, com cerca de metade de cada geração fazendo compras nas redes sociais.

Quando questionados sobre o que os levou a fazer a compra mais recente nas mídias sociais, 45% dos consumidores da geração Z disseram ter encontrado produtos de que gostam, destacando o poder da pesquisa. No entanto, um terço relatou que fez uma compra porque viu um anúncio dela, mostrando que a publicidade é tão importante quanto.


4. A mudança dos comportamentos de pesquisa tende para as redes sociais

No início deste ano, o Google revelou que quase 40% dos jovens americanos (entre 18 e 24 anos) usam o TikTok e o Instagram como seus mecanismos de pesquisa preferidos.

Mas não são apenas os consumidores mais jovens: YouTube, Facebook, Instagram e TikTok foram todos listados como locais onde os consumidores americanos iniciam suas pesquisas ao fazer a compra online.

Mais uma vez, o ímpeto do TikTok continuou a ganhar velocidade ao longo do ano. Em maio, 11% dos consumidores norte-americanos afirmaram ter iniciado a busca de compras na plataforma. Em agosto, esse número havia crescido para 21%.


5. As pessoas querem comprar de marcas e varejistas, mas pode haver um ponto ideal de influenciador

Embora os consumidores de todas as gerações tenham maior probabilidade de seguir e comprar de marcas e varejistas em vez de influenciadores, o marketing de influenciadores está em ascensão, com o TikTok liderando a cobrança.

Afastando-se de celebridades com muitos seguidores, os profissionais de marketing estão obtendo sucesso com influenciadores micro (5.000 a 20.000 seguidores) e intermediários (20.000 a 100.000 seguidores), que representarão mais da metade de toda a participação no marketing de influenciadores este ano.Por que é importante saber sobre o assunto?

A adoção do Social Commerce está aumentando, mas pode não estar em sua forma final ainda. À medida que os consumidores se sentem mais à vontade para fazer compras nas mídias sociais, as marcas e plataformas precisam descobrir a melhor maneira de capturar a venda virtual.

“Está muito claro que, nos últimos anos, o olhar estava nos marketplaces, mas o Social Commerce tem uma força incrível. Sendo assim, é essencial que esteja na agenda de qualquer empresa que pretende fazer negócios pela internet não só em 2023, mas nos próximos anos”, finaliza o especialista em tecnologia, inovação e tendências, TEDx speaker e palestrante.

Fonte: Consumidor Moderno
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 07 de fevereiro de 2023 às 10:38


A inflação continua a ter impacto nas decisões de compra: estas são as tendências de consumo que você precisa saber.

Vimos grandes mudanças no comportamento do consumidor nos últimos anos. Embora a pandemia de covid-19 tenha alimentado grande parte dessa turbulência inicialmente, acontecimentos socioeconômicos globais recentes e inflação impulsionaram algumas tendências de consumo.

Vale lembrar que no Brasil, no mês de dezembro de 2022, o índice da inflação fechou em 5,79%, cifra mais elevada desde 2017 (com exceção de 2021, que viu o índice chegar a 10,06%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Duas conclusões importantes sobre este cenário surgiram de um recente relatório de pesquisa de mercado, “Consumidores Reagem à Inflação”, realizado pela companhia especializada em experiência do cliente, a Medallia.

Segundo a companhia, ambos os aspectos se concentram em finanças pessoais e ajudam a entender como a inflação vem afetando o dia a dia dos consumidores.

Para a Medallia, um fator em destaque é que os consumidores estão mais sensíveis ao preço das coisas. Eles estão cortando gastos como resultado disso. Mas, essas mudanças foram desiguais entre as categorias de produtos, deixando alguns setores ainda mais vulneráveis a mudanças no comportamento do consumidor do que outros. Vejamos a análise da Medallia:


Como a inflação está moldando as tendências de consumo


– O preço do produto é agora o fator número um que influencia os gastos das famílias. Quase metade de todos os consumidores (49%) diz que o preço influenciou suas decisões de compra nos últimos três meses, um aumento de 20 pontos percentuais em relação aos 29% dos consumidores que disseram o mesmo em agosto de 2021.

– Quase a metade dos consumidores (42%) dizem que estão gerenciando os aumentos de preços passando a comprar menos produtos ou produtos mais baratos. Outros, em menor número, recorrem à busca de fontes adicionais de renda ou estão recorrendo a poupanças ou contraindo mais dívidas.

– Os consumidores realizaram as maiores mudanças de gastos nas categorias de produtos “emocionais”, incluindo viagens e entretenimento. Por outro lado, eles fizeram mudanças mínimas em seus hábitos de consumo nas categorias de produtos mais essenciais, como utensílios domésticos e gasolina.

– As transações de consumidores em restaurantes e supermercados desaceleraram no primeiro semestre de 2022, depois de terem subido no final de 2021 em comparação com os níveis da primavera de 2020. No entanto, como os preços aumentaram, o gasto total por transação aumentou.

– Se o custo dos bens e serviços aumentasse mais 5 %, todos menos 3% dos consumidores dizem que o custo adicional afetaria suas futuras decisões de compra.

Sobre o aumento de preço, 25% dos pesquisados dizem que terá forte efeito nas decisões de compra futuras, e apenas 18% dizem que terá pouco efeito.

O impacto na experiência do cliente deve ser administrado


Nesse cenário, a experiência do cliente, sua satisfação e consequente fidelização é mais importante do que nunca para os negócios, em todos os setores, segundo a Medallia.

Períodos de inflação alta e gastos reduzidos do consumidor são certamente tempos difíceis para o crescimento dos negócios. No entanto, líderes experientes têm a oportunidade de adaptar suas estratégias para construir e manter a lealdade do consumidor.

Você pode descobrir sua vantagem competitiva e proposta de valor e ser mais inteligente ao comparar seu desempenho com ferramentas e tecnologias que permitem fazer isso.

Na avaliação final da Medallia, a inflação é o fator mais importante para os consumidores no momento, por isso, líderes devem considerar expressar os efeitos da inflação em seus próprios preços e custos gerais, bem como nos esforços de sua marca para limitar os aumentos de preços da melhor maneira possível para construir e manter a confiança de seus clientes.

Fonte: Consumidor Moderno