Notícias


Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 17 de janeiro de 2023 às 11:01


Essa é a primeira aquisição da marca desde o follow on que captou R$ 833 milhões em fevereiro de 2022 e faz parte da estratégia da companhia.

O Conselho de Administração da varejista Arezzo (ARZZ3) aprovou a aquisição de 60% das ações de emissão da Calçados Vicenza, pelo montante de R$ 103,8 milhões, podendo ser ajustado para mais ou para menos, de acordo com determinadas premissas definidas no contrato. Essa é mais uma aquisição da Arezzo & Co desde 2020, quando a companhia iniciou a estratégia de criação de uma ‘house of brands’  – e a primeira marca adquirida desde o follow on que captou R$ 833 milhões em fevereiro de 2022. Também é a primeira aquisição da história em que a Arezzo & Co adquire uma marca de sapatos, um mercado em que a Arezzo tem participação de 33%.

“Há muito tempo admiro a Vicenza e acompanho de perto tanto seu crescimento quanto a lealdade das suas clientes à marca”, diz Alexandre Birman, CEO da Arezzo & Co, em comunicado. “Assim como eu, a Rafaela nasceu e cresceu dentro da fábrica, e sapato está no DNA das nossas famílias. Fico entusiasmado com a entrada dela no grupo e com as inúmeras oportunidades de crescimento que a Vicenza terá se juntando ao nosso ecossistema”.

Fundada há trinta anos em Igrejinha, cidade gaúcha localizada no Vale dos Sinos, pelo empresário Ariovaldo Furlanetto, a Vicenza se consolidou como marca de alto crescimento no mercado de sapatos femininos premium, com produção própria de aproximadamente 1.800 unidades por dia e sólida atuação no e-commerce e lojas multimarcas, com presença em todos os Estados brasileiros e movimento de expansão de exportações.

Em 2022, a Vicenza teve receita operacional bruta de aproximadamente R$ 80 milhões, e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) de aproximadamente R$ 13 milhões e vem crescendo num ritmo anual de 30% ao ano.

Hoje comandada por Rafaela Furlanetto, filha de Ariovaldo, a Vicenza está presente em mais de 700 lojas multimarcas no Brasil e em países como Itália, França, Portugal, Rússia, Costa Rica, Porto Rico, Bolívia, Equador, Estados Unidos e Líbano. Atualmente, parte da produção da Vicenza é destinada à exportação.

Entre as avenidas de crescimento da Vicenza estão a estruturação de um e-commerce robusto, a entrada em lojas multimarca que hoje já vendem produtos da Arezzo & Co -há mais de 1300 oportunidades de cross-sell já mapeadas-, o lançamento de outras linhas de produtos e a abertura de cerca de 10 lojas próprias “flagships” em pontos exclusivos como a Rua Oscar Freire. Na outra ponta, o acesso à estrutura de ‘sourcing’ da Arezzo & Co garantirá a segurança no fornecimento de material para apoiar o crescimento da marca.


Transação

Com a aquisição, a Vicenza foi avaliada em R$ 173 milhões, sendo que 60% do valor será pago em dinheiro e o restante em ações da Arezzo & Co. A transação avalia a Vicenza em 8,7 vezes seu Ebitda para 2023, um múltiplo que cai para cerca de 5 vezes usando a projeção para o Ebitda da marca para 2024.

As ações que remanescerem de titularidade dos vendedores após a aquisição, representativas de 40% do capital social total e votante da Vicenza, serão incorporadas pela companhia. Em virtude da incorporação de ações, o capital social da Arezzo será aumentado, com a emissão de 803.129 novas ações ordinárias, que serão subscritas pelos administradores da Vicenza.
O número de ações da companhia a serem emitidas no âmbito da incorporação de ações não será ajustado.

A efetivação da incorporação de ações dependerá das aprovações societárias pertinentes da companhia. Ressalta-se que a Aquisição e a Incorporação de Ações fazem parte de um negócio jurídico único, sendo premissa que cada uma dessas etapas somente será implementada caso a outra também seja. Assim, obtidas as aprovações societárias necessárias e atendidos os demais termos e condições do Contrato e do Protocolo, observadas as normas aplicáveis, a Aquisição e a Incorporação de Ações produzirão efeitos de forma sequencial, nessa ordem.

Se a incorporação de ações for aprovada, os acionistas da Arezzo dissidentes da aprovação da incorporação farão jus ao direito de retirada em relação às ações da companhia das quais forem titulares, ininterruptamente, entre esta terça-feira (17) e a data do efetivo exercício desse direito.

Fonte: Infomoney
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 17 de janeiro de 2023 às 10:58


74% dos consumidores brasileiros que compram na Shopee procuram a plataforma pelos baixos preços. Plataforma quer ampliar ecossistema no país.

Aqui mesmo na Consumidor Moderno já falamos algumas vezes sobre a “Era da Conveniência”. Os consumidores hoje buscam no e-commerce comprar o produto que desejam, a um preço justo e receber em sua casa o mais rápido possível, na data e hora escolhidas por eles. Uma pesquisa feita pela Shopee vem confirmar esse comportamento, pelo menos entre os consumidores brasileiros que utilizam a plataforma.

Uma pesquisa feita com 12 mil usuários revelou que 74% dos clientes da Shopee consideram que a plataforma de comércio eletrônico deixa a vida mais fácil porque permite economizar. No mesmo levantamento, 63% dos usuários responderam que escolheram o marketplace pela comodidade de comprar o que precisam sem sair de casa na hora que quiserem.

A variedade de produtos também foi citada pelos clientes como um dos diferenciais da plataforma (84%). Além disso, 74% dos consumidores citam que as promoções recorrentes são um fator relevante na hora que decidem efetuar uma compra no aplicativo. Podemos destacar ainda, o fato de muitos usuários recorrem à Shopee como forma de fazer uma renda extra a partir da revenda de produtos.

“Trazemos uma experiência de compras diferente com foco no app, com facilidade de acesso, variedade de produtos de vendedores brasileiros e internacionais, além de muitos benefícios para os usuários economizarem e se divertirem”, comenta Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee.

Outro ponto relevante que vale ser destacado é que a maioria dos consumidores busca na Shopee itens de moda (29%), por incrível que pareça, a maior parte deles acessam a plataforma já tendo um produto em mente (79%). Depois de ítens para renovar o guarda-roupa, os produtos mais buscados por brasileiros na Shopee são equipamentos de segurança para casa e/ou escritório (14%), seguido de perto por acessórios para veículos (11%).

O levantamento feito pela Shopee mostrou que os estados em que a plataforma faz mais no país, ou seja, que tem maior número de vendas são: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. De acordo a pesquisa, mais de 64% dos compradores afirmam que a Shopee mudou a maneira de comprar online. “Temos um compromisso com o Brasil e queremos desenvolver o ecossistema de e-commerce no país”, afirma Felipe.


Revenda: fonte de renda extra

Como falamos, alguns consumidores recorrem à Shopee para comprar ítens a baixos preços, revender e com isso conseguir levantar uma renda extra. Cerca de 5% dos entrevistados declararam adquirir produtos na plataforma com essa finalidade. Mais da metade dos usuários da Shopee que usam o Marketplace dessa forma, adquirem produtos da categoria Moda (56%). Em seguida vem a categoria de Eletrônicos (32%) e Beleza (30%).

É legal lembrar que a Shopee foi lançada no Sudeste Asiático e em Taiwan em 2015 e iniciou suas operações no Brasil em 2019, com uma equipe local na cidade de São Paulo. A plataforma global de comércio eletrônico conecta compradores, marcas e vendedores, capacitando qualquer pessoa a comprar e vender em qualquer lugar e a qualquer momento.

O marketplace oferece uma experiência fácil, segura e envolvente, com uma ampla variedade de produtos de vendedores brasileiros e internacionais, apoiados por pagamentos e logística integrados.

Fonte: Novarejo