Notícias


Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 17 de janeiro de 2023 às 10:56


Em 2022, 71% dos brasileiros já usavam as redes sociais para fazer suas compras e 75% deles utilizavam as mesmas plataformas como buscadores.

Com a chegada do ano novo, as previsões de negócios começam a ficar cada vez mais frequentes. No varejo, em especial para o e-commerce, que segue em alta ascensão, as estratégias e venda começam a evoluir e se diversificar. E tudo ruma para que o principal meio de conexão entre as lojas e o consumidor seja feito pelas redes sociais.

Em 2022, segundo estudo da Opinion Box em parceria com a All In, 71% dos brasileiros já usavam as redes sociais para fazer suas compras, uma estratégia de vendas que recebeu o nome de social commerce.

E ainda mais importante do que fechar a operação nessas plataformas, o estudo também revela que 75% dos consumidores nacionais também utilizam as redes para buscar novos produtos.

A maior parte das buscas e até compras é feita, inclusive, pelo Instagram (57%), seguido por Google Shopping (46%), Facebook e WhatsApp (ambos com 40%). O que significa que cada vez mais o canal de compras tem saído dos meios formais e caminhado para essas plataformas.
 Mas em 2023, com a ascensão da tecnologia, resta a pergunta: o que esperar o social commerce neste ano?


O mercado de social commerce deve inflar ainda mais em 2023


Um estudo da Accenture, realizado em 2022, projetava que o social commerce atingiu um total de U$ 492 bilhões globais, sendo a China e a Índia seus principais consumidores e provedores. Mas o valor ainda é pequeno se comparado o que foi projetado para 2025 — tendo esse ano como base para escalonar.

Até 2025, a pesquisa revela que o crescimento do social commerce será até três vezes mais rápido que o e-commerce tradicional, atingindo um total de U$ 1,2 trilhão daqui dois anos. Em 2023, essa ascensão também deve se fazer bem mais nítida.

Em linhas gerais, é provável que o Brasil avance ainda mais em suas estratégias de vendas para as redes sociais, seja com mais aderência às plataformas em particular, com uma ascensão ainda mais evidente no WhatsApp e Instagram ou mesmo com uma estratégia de benefícios exclusivos a esses canais neste ano.


A Geração Z será a principal clientela

O mesmo estudo da Accenture já mostrou que esse crescimento do social commerce acontece sobretudo por causa da Geração Z e dos Millennials, mais acostumados à comprar pela internet e com recomendação pelas redes, até mesmo dentro delas.

Até 2025, no entanto, as contas dessas gerações corresponderão a 62% da receita do social commerce, prevê o estudo. E há uma explicação bem mais lógica para isso, sobretudo relacionada à maneira que os consumidores brasileiros utilizam a internet na hora de efetuar uma compra.

A confiança dessas novas gerações, nativas digitais, dentro de sites ou redes sociais na hora de efetuar uma compra costuma ser maior que a das gerações mais velhas. E isso não é resultado somente do costume: os GenZ são menos suscetíveis a cair em golpes, porque conhecem boa parte das estratégias de fraude.

Isso os deixa não só mais abertos ao consumo online, como também mais suscetíveis a caminhar na direção das novas tecnologias sem medo e com maior aderência.


As redes sociais serão o principal canal de busca para o consumo

Além de se tornarem um espaço de consolidação de compra e venda, as redes sociais também prometem melhorar suas ferramentas de busca para trazer uma visão ainda mais fidedigna e atualizada dos produtos e serviços vendidos naquele espaço.

O TikTok, por exemplo, já se tornou um buscador para as gerações mais jovens, um espaço não só para procurar novos produtos como também para receber, ao mesmo tempo, uma avaliação em vídeo sobre o item desejado.

É uma evolução natural dos buscadores, que não somente caminha para mudar de canal, como também é construído por uma comunidade, e não só pela própria empresa que o oferece a seus consumidores.

Fonte: Consumidor Moderno
Foco & Ideias Postado em quinta-feira, 15 de dezembro de 2022 às 14:13
As circunstâncias e os grandes desafios dos tempos atuais nos tornaram muito melhores do que ontem.

Recentemente deixamos para trás eventos que só acontecem a cada 100 anos. A mesma natureza que nos afastou, nos aproximou novamente para valorizarmos o calor e os benefícios de estarmos próximos.
Com mais informação e inteligência crescemos e fomos além da superfície, por conta das nossas virtudes e trabalho.

Estamos orgulhosos em ter auxiliado as nossas empresas, pelo espírito de solidariedade revelado e, sobretudo, por termos, de alguma forma, contribuído para que nos sobressaíssemos em relação aos equivalentes e mais desenvolvidos.

É hora de sermos gratos ao que se impõe como um bom começo para iniciarmos a reflexão sobre o futuro próximo que se avizinha.

Que venha 2023.
Prepare-se para todas as possibilidades. As conquistas sempre foram alcançadas assim, com disciplina que requer esforço.

Estabeleça as suas ambições pessoais, as melhores sempre relacionadas ao desenvolvimento do caráter e da capacidade.
Ingressaremos em um ano que exigirá mais coragem e espírito de exploração como nunca antes.

Serão necessárias a ambição pragmática e a fé corajosa, com uma boa certeza de que o vento soprará o barco para um porto novo e melhor.
É tempo de pensar, planejar, limitar, postular, definir objetivos e mover-se adiante de forma clara e direta.

2023
Viva uma vida significativa.
Faça que a própria jornada seja melhor do que a chegada.



FELIZ NATAL E BOAS FESTAS!!!