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Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 06 de dezembro de 2022 às 10:45


Projeção representa montante de R$ 8,8 bilhões a mais do que o arrecadado na mesma época em 2021.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) estima que as vendas do comércio varejista do estado devem aumentar em 8% neste mês, devido à celebração do Natal e ao pagamento do décimo terceiro salário. A projeção representa um montante de R$ 8,8 bilhões a mais do que o arrecadado na mesma época em 2021, totalizando um faturamento de R$ 112,4 bilhões para o varejo paulista.

O pagamento do 13º salário deve ter uma alta de 10% em relação ao ano anterior na economia de São Paulo, passando de R$ 72,6 bilhões para R$ 79,9 bilhões. O destino da bonificação não se dá exclusivamente às compras de Natal e, por isso, a alta avaliada é de R$ 3,8 bilhões a mais.

O setor de maior destaque no varejo paulista deve ser o de vestuário, tecidos e calçados pelo segundo ano consecutivo, com aumento previsto de 16% em comparação com o mesmo período de 2021. Os segmentos de concessionária de veículos e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento vêm logo atrás, com crescimento estimado de 12% e 11%, respectivamente.

O setor de supermercados e farmácias e perfumarias devem superar os resultados negativos do ano passado, registrando 6% e 8% de aumento no consumo. Contudo, o ramo de móveis e decoração não deve apresentar bons números neste fim de ano, com expectativa de encolhimento de 12%.

Fonte: Infomoney
Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 06 de dezembro de 2022 às 10:43


Cada vez mais as empresas têm que lidar com a gestão a distância de suas equipes. Especialmente nas operações de Marketing e Vendas, onde há bastante ênfase na atuação local e na comunicação com o cliente.

Além da maior ênfase em profissionais atuando em diferentes espaços, também cresceu o número de negócios que fazem uso do Home Office. Uma adaptação considerável para qualquer processo de gestão.

Para poder lidar melhor com essa nova realidade, é importante adotar algumas boas práticas na gestão da sua equipe. Confira aqui algumas dicas que vão facilitar o seu trabalho.



Incentive a comunicação dentro das equipes de Marketing e Vendas

A principal chave para o trabalho de marketing e vendas é boa comunicação. E o mesmo deve se aplicar para as equipes que trabalham a distância. Todos os integrantes devem estar acessíveis para trocar informações e tirar dúvidas uns dos outros, aumentando a eficiência de cada um em suas respectivas tarefas.
Faça reuniões semanais, garanta que todos têm espaço para falar e levante assuntos que não tenham necessariamente a ver com o trabalho. Proximidade também é importante para melhorar o clima organizacional.


Faça uso da tecnologia digital

Celulares, redes sociais e internet de fácil acesso são instrumentos fundamentais na gestão à distância de qualquer equipe. Quanto mais você souber aproveitar estes recursos, mais fácil será acompanhar as atividades da equipe e manter sua eficiência.
Algo simples, como um chat de texto em grupo para todos os membros da equipe, já é um bom começo. Você pode ter um espaço dedicado a certos temas de trabalho e dados importantes, e ainda outro apenas para a interação entre membros.


Respeite o espaço e o tempo pessoal das equipes de Marketing e Vendas

Um problema comum no Home Office é a dificuldade em separar o espaço pessoal do profissional. As demandas dos dois ambientes tendem a se acumular, o que aumenta o cansaço e também as distrações.
A melhor forma de evitar isso é estabelecer limites. Ninguém precisa trabalhar além da hora combinada, nem atender ligações ou responder e-mails. A longo prazo, isso contribui bem mais com a saúde da sua equipe.


Use ferramentas de organização

Assim como a tecnologia ajuda na comunicação, ela também é importante para a organizações. Especialmente no trabalho de marketing e vendas. Plataformas como o Trello ou a agenda do Google podem fazer uma grande diferença no aproveitamento do tempo e na facilidade de coordenar toda a sua equipe.


Tenha metas claras

Quando cada membro da equipe está trabalhando remotamente, não há a mesma possibilidade de apenas dizer diretamente o que deve ser feito. É mais eficiente estabelecer objetivos claros para o time como um todo e tarefas que vão ajudar a alcançar esse objetivo. Assim, todos saberão exatamente o que fazer a cada dia.


Mantenha sua estratégia me um único lugar

Ao elaborar sua estratégia de marketing e vendas, o melhor a fazer é colocar tudo em uma mesma plataforma. Assim, todos na equipe têm acesso facilitado às informações. Utilizar o armazenamento em nuvem, por exemplo, facilita bastante este aspecto.
Gerenciar um time de marketing e vendas a distância não é uma tarefa fácil. Porém, com essas boas práticas, você terá bem menos dores de cabeça ao longo do caminho.

Fonte: Echosis