Notícias


Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 01 de novembro de 2022 às 10:59


Números trazidos pela pesquisa mostram a importância e confiança dos clientes em plataformas.

Na hora de buscar por um produto, o consumidor prioriza os grandes varejistas a canais de vendas próprios das marcas. É o que mostra a pesquisa “Retail Media: o comportamento de compra online e a percepção do consumidor sobre a publicidade”, criada com o objetivo de entender os hábitos de consumo do brasileiro em relação às compras online e como os consumidores interagem com publicidade ao longo desse processo.

Realizado pelo Americanas Advertising, o hub de publicidade omnichannel da Americanas S.A., e o Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado, o estudo mostra ainda que 62% dos entrevistados alegam buscar por ofertas diretamente nos sites e 58%, nos apps de grandes varejistas.

Reforçando a importância de marcas e lojas anunciarem diretamente nas grandes plataformas de marketplace, o levantamento registra ainda que 54% dos entrevistados dizem que, durante o processo de compra, acessam sites com as marcas em mente, mas analisam outras possibilidades, de acordo com a navegação. Além disso, entre os consumidores que lembram de ter sido impactados por anúncios, 84% alegam que a publicidade influenciou parcial ou totalmente sua compra.

“Os números trazidos pela pesquisa mostram a importância e confiança dos clientes nos marketplaces. Com esses dados, além de sermos capazes de entender melhor a demanda dos consumidores, conseguimos comprovar que anunciar nos nossos canais pode potencializar a performance de vendas das marcas e lojas que apostam na gente”, explica Bruno Tabosa, diretor do Americanas Advertising.

Levando em consideração a confiança que empresas como a Americanas conquistaram ao longo de sua história junto aos consumidores, 84% dos respondentes da pesquisa sobre retail media, alega clicar em anúncios dentro de sites e apps de varejistas e 68% prefere finalizar suas compras em marketplaces de grandes empresas devido a credibilidade dos serviços oferecidos por elas ao longo de todo o processo de compra.

Fonte: Consumidor Moderno
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 01 de novembro de 2022 às 10:57


Nove a cada 10 usuários de internet brasileiros procuram informações antes de comprar online, segundo pesquisa da Kantar.

Em busca de melhores oportunidades, ofertas e descontos, quase nove a cada 10 usuários de internet brasileiros procuram informações antes de comprar online. Esse comportamento tende a ser ainda mais forte no último trimestre de 2022, período que reúne Copa do Mundo, Black Friday e as tradicionais festas de fim de ano.

Segundo o estudo “Black Friday e o E-commerce no centro do jogo”, da Kantar Ibope Media, o uso do e-commerce se tornou frequente na vida dos brasileiros e 75% costumam adquirir produtos ou serviços online, sendo que 29% afirmam ter o hábito de fazer compras toda semana.

Entre os principais motivos que levam o consumidor a comprar nesse ambiente estão preço (54%), entrega rápida (34%), facilidade de encontrar os produtos desejados (27%), variedade de pagamentos (22%) e taxa de entrega (21%). Em média, os usuários tendem a gastar R$ 717 em produtos online, e 49% pagam com cartão de crédito.


Publicidade em alta

A intensa busca por informações online também contribui para o aumento dos gastos com publicidade. No primeiro semestre de 2022, foram investidos R$ 14,7 bilhões no ambiente online.

Entre os entrevistados, 75% são favoráveis às propagandas digitais. O interesse pela publicidade se evidencia com as altas taxas de cliques (68%) e a conversão de vendas (41%) entre aqueles que clicaram.

A edição de outubro do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela empresa, foi elaborada com ajuda de informações coletadas pelo estudo Target Group Index Digital View. O objetivo foi entender o potencial do comércio eletrônico nesse mercado.

Fonte: Mercado & Consumo