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Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 08 de agosto de 2022 às 15:56


Com a ascensão do público Z no cenário de compras, é preciso que as marcas ofereçam atendimentos, produtos e serviços que se ajustem às necessidades e preferências dos mesmos.

Você, alguma vez, já ouviu falar sobre a geração Z? Bom, eu aposto que sim. De todo modo, para entender melhor, essa linhagem, também conhecida como Gen Z, corresponde às pessoas nascidas durante o advento da Internet e do crescimento de novas tecnologias digitais.

Essa tão falada geração, caracterizada pela alta conectividade virtual, tem dominado, com seus gostos, hábitos, ideias e tendências, os mais diversos cenários sociais, principalmente em relação aos nichos de consumo online e físico.

Geração Z vai às compras


Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a Gen Z possui comportamentos aquisitivos diferentes das demais linhagens (X, Y e Baby Boomers).

“A geração Z tem como padrão um viés mais minimalista e focado em sustentabilidade, inclusão e diversidade, sempre levando em consideração o fator tempo e urgência em suas tomadas de decisão”, comenta Yan Yuri, especialista em Novos Negócios e Marketing Digital na Solução Consultoria Empresarial.

Os hábitos de consumo da geração Z são muito específicos e autênticos. Logo, para acompanhá-los, é preciso investir nas medidas certas.

De acordo com Yan Yuri, para realizar um acompanhamento eficiente, é fundamental que as marcas estejam conectadas com as redes sociais do momento, seja para gerar relacionamento ou para elaborar uma análise mercadológica.

Além de acompanhar os gostos e padrões da Gen Z, é preciso que as empresas mantenham uma boa comunicação com os mesmos. E para isso, uma das melhores maneiras é apostar em diferentes meios, como redes sociais, chatbots, aplicativos, SMS, influenciadores e assistência omnichannel. Apesar disso,é preciso ter em mente que somente a presença digital da marca pode não ser o suficiente. Hoje o consumidor faz questão de um atendimento personalizado.

Descobrindo as informações

Agora que foi dito como conquistar a Gen Z, é necessário compreender de que forma as marcas podem descobrir todas essas informações.

“Em primeiro lugar, as empresas têm que ter um olhar curioso e aberto para entender quais lições essa geração tem a compartilhar. Quais as séries, programas de TV, mídias sociais e estilos musicais elas estão consumindo? E o que esses conteúdos representam? Quais mensagens eles passam? É preciso estar aberto para captar tais gostos e expressá-los de uma forma verdadeira na marca”, esclarece Mayara Boaretto, sócia-fundadora da Iamani, empresa de chás orgânicos.

Além disso, também é fundamental que as instituições contem com fontes internas de dados, seja de vendas, navegações, programas de fidelidade e até enquetes e pesquisas com a base de clientes. “Um programa bem administrado de CRM pode gerar muitos dados, identificar comportamentos e ocasionar insights de negócios”.

Desafios para conquistar a geração Z

Apesar dos ensinamentos apontados, conquistar a geração Z não é uma missão rápida e muito menos fácil. Para Yan Yuri, o fato dessa linhagem não ser apegada em questões materiais e mudar de ideia tão rapidamente, se tornam dois grandes empecilhos na hora de cativá-los.

Já para Silvio Sallowicz, CEO da Duo e Ecco, dois grandes obstáculos para encantar a Gen Z são os fatores comunicabilidade e conectividade.

“A geração Z é composta por jovens multitarefas, expostos a incontáveis informações durante todo o dia. Eles são exigentes, gostam de muita rapidez e pouca complicação na hora de comprar algo. No caso, a comunicação com esse público precisa ser surpreendente e desafiadora, e os profissionais de marketing têm necessidade de se conectar a eles em termos específicos, para que não pareçam assustadores ou invasivos demais”, discorre o executivo da Duo e Ecco.

Como pode ser observado, conquistar a Gen Z não é uma tarefa fácil, contudo, os benefícios dessa conquista são de grande importância para as marcas.

Conforme explica Silvio Sallowicz, cativar essa linhagem irá ajudar diretamente as empresas em quesitos financeiros e comunicativos. Isso porque tal público, em breve, irá ultrapassar a geração Y em número de consumidores, além de que os mesmos estão iniciando a vida profissional e, em um curto período de tempo, se tornarão o principal grupo no mercado de trabalho. “Ademais, a geração Z tem muito poder de barganha com os seus pais e, por isso, eles já têm uma influência grande sobre os padrões de consumo de suas casas”.

Mantendo a fidelidade

Após conquistar a tão aclamada geração Z, o próximo passo é mantê-la fiel à marca. Entretanto, a pergunta que fica é: quais são as iniciativas ideais para realizar essa tarefa?

Para Mayara Boaretto, as empresas precisam se atualizar o tempo todo, se posicionar de forma inteligente sobre questões relevantes para a sociedade e propor inovações que resolvam as demandas do momento. Um ponto importante a ser citado é sobre os cuidados necessários para agradar a Gen Z sem prejudicar as demais linhagens.

Mayara Boaretto analisa que uma das principais cautelas é não fazer o uso de apenas um meio de comunicação para divulgar produtos e serviços, mas sim chegar em pessoas diferentes por vias diferentes.

Fonte: Novarejo
Varejo & Franquias Postado em segunda-feira, 08 de agosto de 2022 às 15:52


Boticário investe em experiência de consumo para estender jornada dos clientes e aumentar as vendas no Dia dos Pais.

Além de surpreender os papais, o Boticário quer propiciar experiência de consumo que dure na memória mais do que o presente. Junto com a campanha de Dia dos Pais, a marca lançou uma plataforma para resgate de benefícios. A ideia foi oferecer soluções inovadoras, reunindo uma curadoria de experiências.

Algumas categorias dessas experiências de consumo que estarão disponíveis são: cuidados pessoais com desconto em produtos selecionados no e-commerce, cursos online na área de gastronomia & bebidas; exercícios e experiências fitness com opções de treino e meditação, recordações especiais com produtos personalizados, e streamings como experiência de entretenimento.

Plataforma de experiência do consumidor


A aposta na plataforma traz um diferencial para o consumidor que acaba presenteando em dobro e estende a jornada do cliente para além do momento. Isso é especialmente valioso para uma marca como o Boticário.

Segundo uma análise de penetração elaborada pela Kantar em 2021, 56% dos consumidores que tiveram contato com a marca foram presenteados com produtos. Por isso, a aposta na plataforma é também no intuito de gerar mais um diferencial para o consumidor que está escolhendo uma opção para surpreender com o presente do Dia dos Pais.

Segundo Fernanda Gabrielli, diretora da Categoria Gifts Grouper, a proposta de levar experiências de consumo junto com a jornada de compra na categoria de presentes é inédita no mercado brasileiro.

“Além de oferecer as melhores opções de presenteáveis para datas comemorativas, queremos que o presenteado tenha uma jornada de consumo que não acaba quando ganha o presente – ao contrário, começa”.

Dia dos Pais deve movimentar R$ 24 bilhões

Perfumes e cosméticos correspondem à 37% das intenções de compra para o Dia dos Pais este ano, de acordo com uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Só ficam atrás de opções de vestuário, que têm 54% das intenções, mas na frente de calçados (35%) e acessórios (25%).

Pelo menos 63% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano, o que deve movimentar R$ 24 bilhões. O número de consumidores que não pretendem comprar um presente este ano cresceu 6% em relação ao ano passado, de 21% para 27%.

A boa notícia para as empresas que pretendem lucrar com a data é que, mesmo com essa redução, a intenção de 34% dos consumidores é gastar o mesmo valor que no ano passado e 29% mais do que em 2021. O ticket médio dos presentes este ano, ainda segundo a pesquisa da CNDL/SPC Brasil, é de cerca de R$ 235.

A cifra está na média das opções de presentes oferecidas pelo Boticário, que este ano lançou 14 kits de edição limitada, com valores entre R$ 99 e R$ 389.

Inovação aliada da experiência para conquistar o consumidor

O benefício de experiência em que a marca aposta este ano pode ser resgatado em um aplicativo específico, Mais Presente Boticário, somente com a identificação do QR Code do kit e o cadastro. A proposta garante mobilidade na experiência do cliente, que pode aproveitar essa extensão de jornada em qualquer lugar do país.

A iniciativa do Boticário está alinhada com o diferencial que os consumidores buscam em sua jornada de compra. O Núcleo de Pesquisas do Sindilojas (Sindicato de Lojistas de Porto Alegre) perguntou aos consumidores gaúchos como os lojistas poderiam ajudar na decisão de compra. Mais de 46% responderam brindes e logo atrás, com 44,3% das menções, benefícios para pagar.

Também de acordo com o levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, 39% dos consumidores são influenciados na decisão de compra neste Dia dos Pais pelas promoções e descontos. Fator que só ficou atrás do quesito preço (50%) e qualidade do produto (42%).

Segundo o estudo da CNDL/SPC Brasil, oito em cada dez entrevistados (79%) pretendem realizar a maioria de suas compras nos canais off-line. Porém, as compras pela internet continuam a ter destaque na preferência dos consumidores. São 43% dos consumidores que pretendem comprar a maior parte dos presentes na internet, especialmente em sites (70%) e aplicativos (64%).

Fonte: Consumidor Moderno