Notícias


Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 06 de setembro de 2022 às 09:13


As localidades que mais se destacaram no mês, em relação a julho de 2021, foram o Centro-Oeste e Sul.

Os shopping centers de todo o Brasil registraram um crescimento médio de 14,1% nas vendas de julho, na comparação com o mesmo mês de 2021, de acordo com dados do Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce). Em relação ao desempenho do período pré-pandemia, as vendas de julho mostraram crescimento de 17%, sendo a terceira elevação consecutiva mensal nessa métrica.

Do ponto de vista regional, as localidades que mais se destacaram no mês, em relação a julho de 2021, foram: Centro-Oeste (15,3%), Sul (15%), Nordeste (14,8%), Sudeste (13,7%) e Norte (9,3%). Mesmo com um cenário macroeconômico, caracterizado por inflação em alta e queda no rendimento das famílias brasileiras, o ticket médio de vendas nos shopping centers ficou em R$ 122,62 em julho, enquanto o das lojas de rua foi de R$ 87,61.

Fluxo

A alta no comércio dos shoppings coincide com uma franca recuperação no fluxo de visitantes do setor. Dados do Mais Fluxo e IPEC indicam que, em julho, foi registrado um acréscimo de 23,4%, em relação ao mesmo período de 2021, mostrando o importante reflexo do número cada vez maior de brasileiros imunizados contra o coronavírus e com a retomada da atividade econômica.

Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, os índices de confiança do consumidor divulgados recentemente mostram um certo alívio por parte dos frequentadores, o que traz perspectivas otimistas para os empreendimentos.

“O arrefecimento da inflação, melhoras nas vagas de emprego e outras medidas governamentais acabam impactando favoravelmente na intenção de compra do consumidor. Aliado a isso temos a crescente recuperação no fluxo de visitantes, o que colabora para as estimativas positivas em relação ao segundo semestre, marcado por importantes datas comemorativas, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, essa última a data comercial mais importante para o comércio”.

Fonte: Mercado e Consumo
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 06 de setembro de 2022 às 09:05


A edição do Rock in Rio Brasil desse ano terá um reforço inusitado na segurança. O cão-robô da SegurPro utilizará a tecnologia 5G para transmitir dados para a equipe responsável pela segurança do evento. Yellow, o cão-robô na verdade é o Spot, da Boston Dynamics, e foi personalizado pela empresa de segurança SegurPro.

Assim, a chegada do 5G no Brasil ultrapassa as inúmeras aplicações no mercado de telecomunicações e traz oportunidades para outros setores, como o de segurança. A tecnologia 5G permitirá que todas as informações rastreadas por Yellow sejam monitoradas pelos agentes do Centro de Controle Operacional da SegurPro (CCO), no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, em tempo real.

Esse não é o primeiro evento de grande porte em que o segurança de quatro patas robóticas participou. Logo, o cachorro-robô já esteve presente em grandes eventos na Europa, como o Mutua Madrid Open e o Rock in Rio Lisboa. No primeiro evento, o torneio de tênis, o cão-robô chegou a atuar como segurança especial, acompanhando os jogadores em seus treinos e partidas.

Entre as suas funcionalidades, Yellow é capaz de detectar temperaturas anormais, por exemplo, que indicam risco de incêndio. Dessa forma, ele fará a segurança do Rock in Rio 2022 à procura de eventos suspeitos e possíveis situações que possam colocar em risco à vida humana.

Fonte: Ponto de Referência