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Varejo & Franquias Postado em segunda-feira, 08 de agosto de 2022 às 15:52


Boticário investe em experiência de consumo para estender jornada dos clientes e aumentar as vendas no Dia dos Pais.

Além de surpreender os papais, o Boticário quer propiciar experiência de consumo que dure na memória mais do que o presente. Junto com a campanha de Dia dos Pais, a marca lançou uma plataforma para resgate de benefícios. A ideia foi oferecer soluções inovadoras, reunindo uma curadoria de experiências.

Algumas categorias dessas experiências de consumo que estarão disponíveis são: cuidados pessoais com desconto em produtos selecionados no e-commerce, cursos online na área de gastronomia & bebidas; exercícios e experiências fitness com opções de treino e meditação, recordações especiais com produtos personalizados, e streamings como experiência de entretenimento.

Plataforma de experiência do consumidor


A aposta na plataforma traz um diferencial para o consumidor que acaba presenteando em dobro e estende a jornada do cliente para além do momento. Isso é especialmente valioso para uma marca como o Boticário.

Segundo uma análise de penetração elaborada pela Kantar em 2021, 56% dos consumidores que tiveram contato com a marca foram presenteados com produtos. Por isso, a aposta na plataforma é também no intuito de gerar mais um diferencial para o consumidor que está escolhendo uma opção para surpreender com o presente do Dia dos Pais.

Segundo Fernanda Gabrielli, diretora da Categoria Gifts Grouper, a proposta de levar experiências de consumo junto com a jornada de compra na categoria de presentes é inédita no mercado brasileiro.

“Além de oferecer as melhores opções de presenteáveis para datas comemorativas, queremos que o presenteado tenha uma jornada de consumo que não acaba quando ganha o presente – ao contrário, começa”.

Dia dos Pais deve movimentar R$ 24 bilhões

Perfumes e cosméticos correspondem à 37% das intenções de compra para o Dia dos Pais este ano, de acordo com uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Só ficam atrás de opções de vestuário, que têm 54% das intenções, mas na frente de calçados (35%) e acessórios (25%).

Pelo menos 63% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano, o que deve movimentar R$ 24 bilhões. O número de consumidores que não pretendem comprar um presente este ano cresceu 6% em relação ao ano passado, de 21% para 27%.

A boa notícia para as empresas que pretendem lucrar com a data é que, mesmo com essa redução, a intenção de 34% dos consumidores é gastar o mesmo valor que no ano passado e 29% mais do que em 2021. O ticket médio dos presentes este ano, ainda segundo a pesquisa da CNDL/SPC Brasil, é de cerca de R$ 235.

A cifra está na média das opções de presentes oferecidas pelo Boticário, que este ano lançou 14 kits de edição limitada, com valores entre R$ 99 e R$ 389.

Inovação aliada da experiência para conquistar o consumidor

O benefício de experiência em que a marca aposta este ano pode ser resgatado em um aplicativo específico, Mais Presente Boticário, somente com a identificação do QR Code do kit e o cadastro. A proposta garante mobilidade na experiência do cliente, que pode aproveitar essa extensão de jornada em qualquer lugar do país.

A iniciativa do Boticário está alinhada com o diferencial que os consumidores buscam em sua jornada de compra. O Núcleo de Pesquisas do Sindilojas (Sindicato de Lojistas de Porto Alegre) perguntou aos consumidores gaúchos como os lojistas poderiam ajudar na decisão de compra. Mais de 46% responderam brindes e logo atrás, com 44,3% das menções, benefícios para pagar.

Também de acordo com o levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, 39% dos consumidores são influenciados na decisão de compra neste Dia dos Pais pelas promoções e descontos. Fator que só ficou atrás do quesito preço (50%) e qualidade do produto (42%).

Segundo o estudo da CNDL/SPC Brasil, oito em cada dez entrevistados (79%) pretendem realizar a maioria de suas compras nos canais off-line. Porém, as compras pela internet continuam a ter destaque na preferência dos consumidores. São 43% dos consumidores que pretendem comprar a maior parte dos presentes na internet, especialmente em sites (70%) e aplicativos (64%).

Fonte: Consumidor Moderno
Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 08 de agosto de 2022 às 15:46


Estudo da Nielsen/Opinion Box identifica hábitos de consumo na sociedade e destaca a maciça presença das mulheres na internet, no conhecimento de marcas e decisões de compra.

O que conquista a atenção das mulheres na internet? Para começar, são elas que mais consomem, principalmente música, notícias, séries e conteúdo de saúde e beleza. O hábito de consumo feminino foi investigado por um estudo da Nielsen em parceria com o instituto Opinion Box.

A pesquisa confirmou o que já se suspeitava: mulheres usam mais internet. Tanto para acompanhar mais influenciadores, quanto para tomar decisão de compra. Além disso, elas são mais impactadas por anúncios ligados a aparência, alimentos e eletrônicos.


O que as mulheres fazem online?

Segundo o levantamento, chamado “Elas: Comportamento e Barreiras”, 90% mulheres entram na internet todos os dias. Elas utilizam especialmente redes sociais, assistem vídeos ou filmes e ouvem música. Pelo menos 80% delas acessam as redes sociais todos os dias. Mais de 67% assistem filmes ou ouvem música. Apenas 60% das mulheres utilizam para atividades corriqueiras, como usar e-mails, pesquisas ou consultas e 59% para ler notícias.

Os números de hábitos de consumo levantados pela pesquisa da Nielsen/Opinion Box

Foram entrevistadas mil pessoas de todas as regiões do Brasil entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março de 2022. Dentre os entrevistados, 69% eram mulheres, 24% homens e 7% optaram por não citar seu gênero.

O objetivo do estudo é estimular a inclusão das mulheres para contribuir para a compreensão do perfil das brasileiras em diferentes frentes. Um dos destaques é a análise do hábito de consumo online das brasileiras, às questões sociais e ao mercado de trabalho.

Segundo Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil, entender o comportamento de consumo para o setor de mídia e marketing pode contribuir com a inclusão.

“Nos posicionamos usando a nossa técnica de pesquisa para que possamos ter ambientes e mercados mais eficientes, mas que também inclua todas as pessoas”.

Os hábitos de consumo delas na internet

O hábito de consumo feminino também se converte mais em compras. São as mulheres que lembram mais de anúncios e convertem a publicidade vista em produtos comprados.

Perguntadas que tipo de produto compraram nas últimas duas semanas, as mulheres revelaram o hábito de consumo online. Dentre os segmentos analisados, o que mais tem conversão de anúncio em uma compra realizada é a de roupas, sapatos e acessórios, com 48% de compras realizadas. Em seguida foram alimentos, com 45% e eletrônicos, com 43%. Maquiagem e cuidados representam 38% e 37% das maquiagens.

Causas sociais são levadas em conta na hora da compra

Também pesa na decisão de compra feminina a apoio a causas sociais. Segundo o levantamento, cerca de 46% das mulheres disseram que compram produtos de marcas que apoiam causas sociais. Mas esse apoio é dado com um certo ceticismo. Mas mais da metade delas, 51%, acreditam que as empresas apoiam causas sociais para se beneficiarem.

Elas também se sentem mais representadas na publicidade. Quando o recorte é de gênero, as mulheres (32%) se sentem mais representadas que os homens (28%). A comunidade LGBTQIA+ é a que se mostrou mais incerta no estudo, com 41% respondendo que não tem certeza sobre a representatividade.

Hábito de consumo feminino reflete responsabilidade com a casa

Os hábitos de consumo online femininos revelados pelo estudo Nielsen/OpinionBox refletem a responsabilidade que cada gênero tem com a vida doméstica. Os dados mostraram que 22% das mulheres entrevistadas têm cuidar da casa como principal atividade durante o dia, já entre os homens este índice é de apenas 2%. Os afazeres em casa ficam atrás apenas do trabalho (50%) para elas.

Enquanto mulheres ainda são protagonistas das atividades domésticas, elas tendem a estar mais atentas à publicidade, pois são mais responsáveis pelos hábitos de consumo não só delas, mas de toda a família.

De acordo com a uma pesquisa da Statista Global Consumer Survey, faz todo sentido elas estarem mais conectadas, afinal, as mulheres ainda controlam o orçamento familiar, e tomam 81% das decisões de compra.

Fonte: Consumidor Moderno