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Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 01 de agosto de 2022 às 16:46


The Future Viewing Experience revela que a televisão assumirá um novo papel – e isso irá impactar as pesquisas de audiência.

O futuro para a entrega de conteúdo e publicidade de TV e vídeo e a evolução das experiências e comportamentos dos espectadores expõem muita complexidade. Por isso, a Kantar, em seu mais recente estudo, destaca as oportunidades e desafios para proprietários de mídia, anunciantes e agências, e as implicações para a medição de audiência e o perfil de consumo.

Muitas vezes, as tentativas de olhar para o futuro podem ser hipnotizadas por objetos brilhantes, pelo que a tecnologia pode fazer em oposição ao que as pessoas realmente querem que ela faça. Trabalhando com a Research the Media, o objetivo da empresa era fornecer uma avaliação centrada no espectador, de onde a experiência está indo e as oportunidades e desafios que estão por vir no streaming.
Portanto, confira 7 insights descobertos pela organização sobre o streaming:

1.A tela grande domina o consumo de streaming dos espectadores

O aparelho de TV inteligente agora é o principal impulsionador do aumento do uso de serviços de streaming conectados, como subscription video on demand (SVOD, ou streaming de vídeo) e broadcaster video on demand (BVOD, ou streaming de áudio).

O celular é um meio bem estabelecido e dominante em muitas atividades, mas quando se trata de transmitir conteúdo de formato longo, trata-se da melhor tela disponível. A era dos decodificadores está chegando ao fim e a batalha começa pelo controle do principal gateway de entrega de vídeo em casa: a própria tela da TV conectada.

2. Marcas de mídia globais buscarão autossuficiência monolítica com controle total sobre as cadeias de suprimentos

Passos significativos em direção à integração vertical definirão o longo prazo, à medida que os proprietários de mídia global procuram controlar toda a cadeia, desde a produção de conteúdo até a entrega em casa. A tendência pode significar uma desaceleração na disponibilidade de conteúdo.

3. A briga por franquias esquenta

As empresas de mídia estão buscando um retorno sobre seus investimentos significativos em propriedade intelectual promovendo franquias e capitalizando em bases de fãs globais e locais. A internacionalização da cultura e o amor do público mais jovem por legendas estão inaugurando uma era em que o conteúdo local pode se tornar global.

4. A produção independente e regional continua vital


A massa crítica para um serviço global estará além de todos, exceto um punhado de players com propriedade intelectual valiosa e extensa, a produção independente permanecerá significativa com players menores e de nicho encontrando valor em colaborar com outros para competir de forma eficaz.

5. Começo do fim para a compulsão de box set?

O que antes era uma unique selling proposition (USP) importante está se tornando cada vez mais incomum à medida que os serviços de streaming adotam uma abordagem de lançamento sequencial mais inspirada na emissora para os originais emblemáticos, ajudando a impulsionar o burburinho e prolongar as assinaturas.
Essa tendência está fazendo com que os serviços SVOD se afastem cada vez mais das estratégias de lançamento ‘tudo de uma vez’ e está até levando a uma reavaliação do papel dos canais lineares para ajudar na descoberta de conteúdo.


6. SVOD e AVOD: o futuro terminará em camadas

O mercado de vídeo está entrando em um novo período de modelos híbridos, com muitos serviços SVOD e BVOD migrando para níveis sem anúncios e suportados por anúncios. No entanto, os desafios estão à frente em não canibalizar as ofertas principais e outros obstáculos são identificados.
Essa abordagem irá acelerar o mercado em direção a um ecossistema de publicidade de duas camadas no qual aqueles que podem pagar por ambientes sem anúncios se tornarão cada vez mais difíceis de alcançar?

7. A complexidade do ecossistema de TV e vídeo é uma ameaça ao crescimento da publicidade endereçável

O progresso em direção à capacidade de endereçamento real tem sido mais lento do que o esperado e os recursos atuais e as oportunidades de entrega são limitados. No entanto, se a complexidade do ecossistema de distribuição de vídeo puder ser enfrentada de forma eficaz, as Smart TVs avançarão, oferecendo oportunidades transformadoras, além de facilitar novas formas de publicidade.

Subjacente a essas e outras tendências importantes identificadas no relatório completo está o valor colocado na medição de audiência, que deve continuar a evoluir de acordo com as mudanças do mercado.

Embora muitas das tendências ofereçam oportunidades de monetização empolgantes e valor para o setor, também há desafios significativos e decisões vitais à frente para todos.

Como isso impacta as pesquisas de medição?
Cientes dessas novas premissas que devem guiar os caminhos do streaming daqui para frente, a Kantar, enquanto uma empresa de pesquisas, monitoramento e análises de dados, também elencou alguns pontos que podem ser potencializados nos estudos decorrentes desse novo cenário.

Enriquecimento de dados primários por meio de colaboração segura
A colaboração segura é o caminho claro a seguir para clientes que combinam seus conjuntos de dados primários e se conectam aos ativos de dados da Kantar. Este significa entender códigos de conduta para dados trocados entre organizações para garantir que seja feito com responsabilidade e para garantir que os dados sejam acessados em cenários seguros.

Estratégias de dados responsáveis para publicidade
A Kantar continua a investir fortemente em sistemas que garantem o manuseio consciente de dados pessoais, usando estratégias de agregação e ofuscação para preservar a privacidade. Isso serve para preservar a privacidade dos respondentes, com base em práticas estabelecidas no setor de pesquisa de mercado, cujos códigos de conduta anteciparam os desenvolvimentos atuais e excederam em muito a legislação da época.

Painéis totalmente consentidos são ainda mais essenciais
Neste novo mundo de maior soberania de dados e legislação mais rígida, painéis de medição totalmente consentidos e baseados em pessoas serão cada vez mais críticos para proprietários de mídia, agências e anunciantes entenderem como os espectadores se movem entre plataformas e dispositivos para consumir conteúdo e publicidade.

Existem três partes do quebra-cabeça de medição: proprietário da mídia/plataforma dados primários, as marcas possuem dados primários de clientes e painéis consentidos como uma fonte de verdade para unir as coisas.

Gerenciamento de painel seguro e sem atrito
À medida que os consumidores percebem o valor de seus dados e seus direitos crescentes sob a legislação de privacidade, há a concentração em uma abordagem renovada para interagir com os membros.

Painel com membros é um ativo vital, o coração pulsante da medição de painel consentida baseada em pessoas. O papel da ciência de dados está em ativar conjuntos de dados consentidos, um papel essencial, fundindo fontes de dados complementares e calibrando painéis para dados de censo off-line sobre hábitos de consumo.

Fonte: Consumidor Moderno
Varejo & Franquias Postado em segunda-feira, 01 de agosto de 2022 às 16:39


Na Amazon, engajamento é sustentado em torno das necessidades reais dos clientes; descubra os detalhes de algumas das operações que constroem essa experiência com a marca.

A cada dia o engajamento com os consumidores, sobretudo da nova geração, requer mais criatividade das marcas. Mas não é só isso. Na Amazon, entender que os clientes querem ter tudo no mesmo lugar e a um toque dos dedos, direciona a construção de um ecossistema de serviços e produtos cada vez mais próximo das necessidades reais desse público.

“Construímos um círculo virtuoso e sustentável em torno das suas necessidades permanentes como preço, seleção, conveniência e entrega rápida e confiável”, explica Fernanda Grumach, líder de Experiência de Compras dos Clientes Amazon no Brasil.

Como destaque, Fernanda cita o Amazon Prime, serviço que foi projetado para tornar a vida dos clientes da marca mais fácil e conveniente. “Buscamos constantemente maneiras de melhorar o valor para o cliente e introduzir novos recursos e serviços que os surpreendem e encantam”, destaca Fernanda sobre as diretrizes na concepção dos serviços da marca.

No Brasil, o Amazon Prime inclui frete grátis e rápido para todo país em milhões de produtos, sem valor mínimo de compras, e também dá acesso a promoções exclusivas. Além disso, oferece filmes e séries de sucesso no Prime Video. Mais de 2 milhões de músicas e podcasts no Amazon Music para membros Prime. Acesso a centenas de livros e revistas digitais no Prime Reading. E jogos gratuitos no Prime Gaming. “Investimos continuamente em inovação e em programas que ajudam nossos clientes a ter a melhor experiência de compra possível”.


Os programas Amazon para engajamento no longo prazo

Abaixo, você conhece em detalhes alguns dos programas que estão transformando o engajamento a longo prazo dos clientes Amazom por meio de experiências que vão ao encontro das necessidades de seus clientes e de grupos específicos.

Programe e Poupe: Aqui um bom exemplo de um recurso simples e eficiente. Nele, o cliente tem a possibilidade de programar a compra de itens que costuma usar com muita frequência. Além da conveniência oferecida (ele recebe um lembrete por email antes de cada entrega), o programa também garante um desconto de 10% na compra desses produtos recorrentes.

Amazon Super: Um programa de descontos para itens de supermercado que reúne em um só lugar produtos de diversas categorias. Ao adicionar ao carrinho de compras 10 ou mais produtos iguais ou diferentes, o cliente recebe 10% de desconto na finalização do pedido. Para membros Prime, o desconto é de 15% além do frete grátis sem valor mínimo de compra. São milhares de produtos, incluindo alimentos, bebidas, limpeza da casa, cuidados pessoais e beleza, pet shop entre outros.

Lista do Bebê: Um programa criado para que famílias que estejam esperando a chegada de um bebê possam criar gratuitamente uma lista online e personalizada para o enxoval. Após se registrar no programa, o cliente pode adicionar em sua lista qualquer produto do site da Amazon, além de gerenciar o que já foi comprado. Para auxiliar na montagem da lista, o programa contempla uma sessão de ideias e inspirações e um ‘Guia de Compras’ com sugestões de produtos por categorias. Além disso, como uma alternativa para um chá de bebê online, é possível compartilhar o link da lista montada com amigos e familiares. Trinta dias antes da data prevista para a chegada do bebê, o dono(a) da lista passa a ter direito ao desconto final que oferece 10% de desconto nos produtos da lista que ainda não foram comprados (para membros Prime o desconto é de 15%). O desconto final pode ser usado em até dois pedidos cujo valor combinado não ultrapasse R$ 5 mil.

Loja de Cupons: É uma loja que oferece cupons de descontos de diversas categorias incluindo livros, eletrônicos, casa, cozinha, beleza e muito mais. Os cupons têm descontos a partir de 5% e, uma vez destacados, são aplicados na finalização da compra.

Está Valendo: Uma loja atualizada diariamente que reúne produtos próximos ao vencimento com desconto de 40%. Nela, é possível filtrar os produtos de acordo com a proximidade da data de validade: vencimento entre “3 a 4 meses”, “2 a 3 meses” e “1 a 2 meses”, permitindo que o cliente decida se conseguirá utilizar o produto no prazo indicado. O desconto é aplicado na finalização do pedido e os produtos participantes estão sinalizados na página de detalhes do produto.

Outlet:  Uma loja lançada em 2020 onde os clientes da Amazon podem encontrar milhares de produtos com preço reduzido. Os descontos vão de 20% a 60% e o catálogo de produtos possui diversas categorias. Além disso, às quintas-feiras acontece a “Quinta Relâmpago” na loja, um evento em que vários produtos do Outlet entram em oferta trazendo preços ainda mais atrativos para os clientes.


Obsessão pelo cliente

Além de todas essas ações citadas para o engajamento do cliente, a Amazon informa que em 2022 um intenso calendário de eventos promocionais vem trabalhando na criação de outros serviços que tenham um impacto positivo, não só para o consumidor, mas para funcionários, parceiros e para todos os clientes que fazem parte das comunidades onde a marca atua.

“Uma cultura de obsessão pelo cliente exige incentivo à autonomia da equipe e na linha de frente, para que os criadores se mantenham próximos aos clientes e tenham a liberdade de experimentar rapidamente para atender às necessidades deles”, sintetiza Fernanda sobre a metodologia e o segredo na construção de serviços para o engajamento com seu público.

Fonte: Consumidor Moderno