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Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 17 de maio de 2022 às 10:36


O setor de moda e beleza está reivindicando ações no metaverso, provando a auto expressão através de apelos de estilo tanto para os consumidores no reino digital quanto no mundo físico. Além disso, segundo a Wunderman Thompson, 85% dos usuários dizem acreditar que o metaverso afetará a indústria da moda.


Em fevereiro de 2022, a Dolce & Gabbana abraçou esse novo universo na Semana de Moda de Milão, misturando uma passarela 3D virtual com uma física. Consonante a isso, a Kering está ampliando seu próprio desenvolvimento no metaverso com uma equipe completa dedicada para Web 3.0. De acordo com a empresa, a fusão de realidade e realidade virtual irá transformar a maneira como o e-commerce será construído.

Avanço do metaverso no setor de moda e beleza

A Decentraland sediou a primeira Metaverse Fashion Week em março de 2022, com aparições de mais de 60 marcas de alta moda, incluindo Dundas, Tommy Hilfiger, Philipp Plein, Fred Segal e Karl Lagerfeld. O fim de semana foi repleto de passarelas patrocinadas pelas marcas, um distrito de compras virtual, painéis ao vivo, shows e eventos interativos.

O evento estabeleceu um novo padrão para moda de luxo. David Cash, curador principal, falou sobre como a moda digital permite que os participantes se expressem e externalizem sua criatividade por meio de avatares. “Procuramos apresentar a moda em todas as formas possíveis, de desfiles a experiências de varejo, arte, filme, fotografia e até de maneiras que vão além dos confins da realidade. No metaverso, tudo é possível”.

Gucci

Em fevereiro de 2022, a Gucci anunciou que estava construindo um mundo virtual no metaverso com The Sandbox, planejando engajamento e experiências como parte de seu espaço on-line experimental Gucci Vault.

Como parte da iniciativa, no mês seguinte, a gigante da moda de luxo também revelou a Gucci Projeto Grail NFT, com o hub de acessórios digitais 10KTF, que apresenta roupas digitais de 11 coleções NFT selecionadas, incluindo Bored Ape e World of Women.

Os looks personalizados da Gucci são projetados para consumidores que desejam se expressar no mundo digital. A companhia está lançando as bases para o futuro do design digital e da alta moda no metaverso com peças virtuais e colecionáveis.

The Fabricant

A artista digital contemporânea Krista Kim e a casa de moda digital The Fabricant projetaram um tecido digital fluido para Nymph, uma nova coleção de roupas, em janeiro de 2022. O material Transcendence foi usado para criar um cocar, que forma a peça principal da coleção, através do 3D renderização no software Unreal Engine. A coleção Nymph é hiper-realista.

O design da coleção é modelado após a abordagem artística meditativa de Kim, que é paralela a um estado alterado de consciência. Kim disse a Wunderman Thompson Intelligence que ao entrar no metaverso, culturas, gênero, raça e religião se tornarão fluidos, porque se transcende a realidade do mundo.

Roblox e o flerte com o metaverso

Em fevereiro de 2022, a estilista Gemma Sheppard foi contratada como a primeira editora global de moda do metaverso. Construindo uma carreira que engloba projetos com líderes da indústria nomes, como Tom Ford, Alexander McQueen e Stella McCartney, ela trabalhará diretamente com Dubit e Metaventures para ajudar as marcas de moda que entram no metaverso, projetando lookbooks e coordenando eventos ao vivo.

Ao contratar a profissional, a Roblox está se apoiando no impacto que a moda e o design exercem sobre os participantes do metaverso. A marca está elevando sua oferta digital, fornecendo experiência do mundo real para seus eleitores, que estão ansiosos para se expressar digitalmente e dispostos a pagar para se vestirem com as marcas que gostam de usar no mundo físico.

Roksanda

A marca de moda Roksanda também fez ondas no mundo virtual em fevereiro de 2022 quando estreou sua primeira peça de moda digital durante a London Fashion Week, exposição na galeria de arte Tate Britain. A casa anunciou que os itens do desfile, criados em parceria com o Institute of Digital Fashion, só podem ser adquiridos como um NFT.

Estée Lauder

A gigante da beleza entrou no metaverso em janeiro de 2022 com o lançamento de sua plataforma de comércio eletrônico, Maison Too Faced, definida como o primeiro tipo experiência de varejo que consiste em um ambiente virtual 360 graus com uma economia funcional e a transitabilidade de avatares e ativos digitais.

O metaworld da marca permite que os compradores interajam com outros convidados e mascotes, compitam em jogos do mundo e ganhem códigos de desconto para compras futuras.

O reino totalmente imersivo permite que os consumidores se envolvam em primeira mão com a marca, aproveitem os novos lançamentos e recebam assistência de compras personalizada enquanto interagem virtualmente com amigos e colegas compradores.

Valdé Beauty

A Valdé Beauty realizou uma festa de lançamento de produto em janeiro de 2022 em um novo tipo de local: o metaverso. Com DJ ao vivo, displays virtuais de produtos e influenciadores exibindo seus estilos, o lançamento celebrou três edições limitadas de luxo, que foram exibidas nas paredes da galeria NFT. Os compradores receberam um wearable digital exclusivo — o símbolo de status VIP definitivo para futuros eventos do metaverso.

P&G Beauty

A P&G Beauty apresentou o BeautySPHERE, seu mundo virtual para contar histórias, na Consumer Electronic Show (CES) em janeiro de 2022. A experiência digital é acessível através de qualquer navegador e permite que os consumidores se envolvam com a plataforma de beleza responsável.

A iniciativa oferece painéis de transmissão ao vivo, conteúdo de beleza e um desafio gamificado, que destaca os princípios de sustentabilidade, segurança, transparência, qualidade, desempenho, igualdade, inclusão e bem-estar.

Para a empresa, o BeautySPHERE não termina com a CES, mas é o primeiro passo para oferecer educação e experiências de marca envolventes. As ações responsáveis e positivas da beleza são feitas de forma mais íntima do que a simples compra de um produto.

Até o Drest caminha para o metaverso!

Em outubro de 2021, o aplicativo de moda digital Drest lançou duas grandes marcas de beleza em sua plataforma: Gucci Beauty, 29 produtos de beleza virtuais com promoção limitada, e Nars Cosmetics, campanha com duração de nove dias que permitia aos usuários personalizar a aparência do avatar usando 30 produtos de beleza virtuais, salvando os looks e produtos em moodboards personalizados.

Os entusiastas da beleza no aplicativo podem experimentar, criar e se expressar digitalmente usando marcas e produtos que eles já conhecem e amam, naturalmente aprimorando seu relacionamento com as marcas em seus habitats digitais.

Fenty

Rihanna entrou com pedido de marca Fenty no metaverso em março de 2022, potencialmente abrangendo suas marcas Savage X Fenty e Fenty Beauty. Os consumidores poderão ver em breve mercadorias e produtos de beleza Fenty em jogos, coletivos digitais e artes NFTs.

A Bloomberg informou que Rihanna estava discutindo um potencial IPO no valor de mais de US$ 3 bilhões, sinalizando um investimento substancial no alcance de sua marca no mercado virtual. A Fenty está unindo a beleza diversificada e a oferta de varejo de vitrines físicas para o metaverso, estabelecendo uma fundação inclusiva para marcas e amantes na crescente indústria de beleza digital.

Eventos virtuais, acesso exclusivo e produtos limitados no metaverso

Ademais, as principais marcas globais do setor de moda e beleza estão investindo em formas inovadoras de se envolver com sua base de clientes no metaverso.

O estudo da Wunderman Thompson revela que 76% dos consumidores querem que seu avatar expresse sua criatividade e individualidade de maneiras que não podem alcançar no mundo físico e 80% acreditam que o metaverso impactará a indústria da beleza. Elevando as práticas 2D de e-commerce que muitas empresas adotaram nos últimos anos, marcas de beleza estão explorando novos fóruns para engajamento digital com consumidores em plataformas que eles já usam e gostam.

Em fevereiro de 2022, o conglomerado de beleza L’Oréal supostamente apresentou 17 pedidos de marca registrada relacionados ao metaverso. Os aplicativos abrangem o portfólio de marcas da L’Oréal para NFTs, varejo para perfumes virtuais, cosméticos, styling para avatares e muito mais.

Michelle Phan, fundadora da EM Cosmetics, disse ao WWD que acredita que o metaverso é a próxima fronteira em beauty, prevendo que a indústria evoluirá no mundo digital. “No metaverso, seu avatar é um reflexo de sua personalidade. Você pode ser qualquer coisa lá. Portanto, teremos uma nova definição do que é beleza”.

Fonte: Consumidor Moderno
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 17 de maio de 2022 às 10:30


As franquias se reinventaram durante o grave período de pandemia com o objetivo de atender as necessidades dos consumidores e superar todos os desafios apresentados.

Dentro desse movimento de crescimento, outro fenômeno foi registrado: o surgimento de novas marcas de franquia em 2021.

Em 2021, o franchising brasileiro apresentou resultados importantes para a economia brasileira: um crescimento nominal de 10,7% no último ano, demonstrando que o setor de franquias tem um papel de peso nos resultados das finanças do País.

O faturamento das franquias no Brasil, de acordo com o levantamento da entidade, passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021.

O mercado de franchising consolidou a recuperação em 2021, compensando grande parte das perdas de 2020 e quase igualando o desempenho de 2019. Esses resultados fazem parte do Balanço Anual realizado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Segundo um novo levantamento interno da ABF – específico sobre novas marcas de franquias em 2021 -, somente entre associadas foram 71 marcas iniciando atividades em 2021 como potenciais franqueadoras.

É importante lembrar que as novas empresas atuam em segmentos econômicos variados:
Alimentação
Saúde, Beleza e Bem-Estar
Moda
Serviços e Outros Negócios
Limpeza e Conservação
Serviços Automotivos
Serviços Educacionais

No período do auge da pandemia, o setor de Limpeza e Conservação ganhou relevância e registrou uma elevação de 14,7% no Balanço Anual da ABF, impulsionado por uma demanda maior por serviços sanitizantes e serviços de forma geral. Nesse contexto, surgiram marcas para atender as necessidades dos consumidores, como é o caso da C´Clean Lavanderia Self Service.

Focada em soluções digitais para lavanderia, num conceito de “Laundry Tech” para agilizar a vida dos clientes com muita praticidade no dia a dia, a empresa atua principalmente por meio de aplicativo exclusivo em que o cliente localiza a unidade mais próxima para levar suas peças, localiza as máquinas disponíveis e conecta-se à máquina escolhida pelo celular com praticidade e segurança e está focada em expansão de franquias por todo o País.

Outros setores também geraram novas marcas de franquias em 2021.
Na avaliação de Wilson Gomes Carneira, representante da Especialista Vistorias, que atua no segmento de Serviços Automotivos, a marca vive um momento de boa evolução.

Oferecendo serviços como Vistoria Cautelar, Vistoria Estrutural, Vistoria de Transferência, Vistoria para Seguradoras e Recuperação de Chassi, a empresa possui 16 unidades de atendimento.

“Os planos de expansão estão acontecendo e os resultados estão satisfatórios.

A economia brasileira é melhor que as ‘7 vidas dos gatos’, pois passa por muitos desafios e continuamos sobrevivendo”, afirma ele.

Com forte demanda de entregas e serviços ágeis no período de pandemia que demandou por isolamento social, o segmento de Alimentação foi outro de grande destaque.

Apresentou uma elevação de 12,5% no Balanço Anual da ABF e também se beneficiou por uma maior demanda por itens básicos e os recursos injetados pelo auxílio emergencial.

O segmento é um dos mais tradicionais na área de franquias, sendo relevante também entre as maiores redes no Ranking das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil. No que diz respeito a novas marcas de franquia em 2021, também é um dos segmentos que mais aparece entre as novas marcas surgidas em 2021.

Surgida no Estado do Mato Grosso (MT), a marca Dona Fresca Pescados pretende de expandir para outros Estados e tem entre seus produtos de destaque itens frescos e congelados, como camarão, salmão, tilápia, tambatinga, piau e jatuarana, além de mercadorias para receitas da cozinha oriental.

Também do segmento de Alimentação e com foco na produção de bolos e atendimento focado no cliente, a rede Vó Alzira Café tem planos de expansão contínuos: abrir 1 mil lojas por todo o Brasil entre as bandeiras Fábrica de Bolo Vó Alzira e Vó Alzira Café, pertencentes à marca.

Somente em 2021 foram 120 novas franquias dentro do projeto de expansão.
Além de estar presente nos principais aplicativos de entregas para agilizar a chegada dos produtos aos consumidores, a marca investe nos modelos de negócio: quiosques e lojas, para trazer conforto e atendimento personalizado aos clientes que preferem consumidor os bolos nos locais de vendas.

Após chegar ao mercado em 2014 com uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) para ajudar no aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural, a Reino Rural.

Foi lançada em 2021 no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 com retorno previsto de 4 a 6 meses.

O segmento de Serviços e Outros Negócios, ao qual se enquadra a Reino Rural, apresentou resultados acima da média do setor no Balanço Anual da ABF: alta de 11,1%, sob influência do crescimento do mercado de serviços de forma geral e serviços de logística.

Com retomada da confiança, mais negócios surgindo e crescendo se alguns segmentos tiveram oportunidades no auge da pandemia em meio aos desafios que aquele grave período trouxe para todos, outros setores viram na reabertura de lojas e shoppings e na retomada gradativa da confiança do consumidor, o seu momento de retomada e crescimento.

É o caso do segmento de Moda: de acordo com o balanço da ABF, cresceu 15,2% impulsionado pela retomada do movimento nos pontos de venda, mais alcance dos canais digitais e retomada dos hábitos dos consumidores.

“O setor de acessórios de Moda está apresentando um crescimento constante, desde o reaquecimento do mercado ocorrido no segundo semestre de 2021.

Após a reabertura dos shoppings, percebemos que o consumidor recobrou a confiança de realizar suas compras presencialmente”, afirma Evandro Madeira, diretor de Marketing da Le Briju.

A rede de produtos como anéis, brincos, colares, pulseiras, bolsas e acessórios de cabelo, é uma das representantes entre as novas marcas de franquia em 2021 e faturou R$ 6,7 milhões em 2021 e tem perspectiva de faturamento de R$ 9 milhões para 2022 com inaugurações de novas lojas.

Outro segmento que representa as novas marcas de franquia em 2021 é o de Saúde, Beleza e Bem-Estar.
Várias marcas novas surgiram para atender um público que procura cada vez mais cuidados pessoais, procedimentos estéticos e acabou usando seus recursos financeiros que seriam utilizados para outros fins (com viagens e eventos sociais) e ficaram restritos durante o tempo da pandemia.

Por esses fatores, o segmento teve elevação de 10,5%, pelo segundo ano consecutivo no mais recente Balanço Anual da ABF.

Uma dessas novas marcas é a Cepil Laser. De acordo com Luis Carlos Maielli, representante da marca, a empresa lançou a franqueadora para levar o modelo de negócio para todo o território nacional e no futuro pretende uma expansão internacional também.

A empresa está atenta a esse mercado que movimenta, segundo ele, cerca de US$ 1 bilhão ao ano e acredita muito no seu potencial de crescimento, uma vez que vem crescendo o interesse masculino por esse tipo de serviço, correspondendo a 9% dos consumidores de depilação a laser.

“Nossa principal abordagem ao entrar no mercado de depilação a laser foi a de oferecermos uma boa estrutura física, passando pela excelência no atendimento, até as flexibilidades nos pacotes e planos financeiros.

Esses diferenciais têm se destacado muito onde estamos em operação e assim fortalecido nossa marca”, explica Maielli.

A Cepil Laser Franchising iniciou seu plano de expansão de 2022 que conta com 4 unidades comercializadas e a meta para 2022 é chegar ao final do ano com 10 vendidas.

“Temos a intenção de crescer de forma estruturada e mais lenta no início, pois entendemos que é importante manter sempre a qualidade dos serviços prestados pela franqueadora, para o franqueado. Desta forma a Franqueadora poderá focar cada unidade franqueada individualmente, para que atinjam o sucesso desejado.

Entendemos também que a rede crescerá com os próprios franqueados, pois quando o franqueado alcança o sucesso, geralmente ele tem interesse em abrir novas unidades da marca, o que contribuirá não só para o crescimento da rede”.
Fonte: ABF Franchising Expo