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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 19 de abril de 2022 às 10:53


Estudo revela as marcas mais mencionadas na internet na Páscoa: veja também outras curiosidades quando o assunto é chocolate nessa data.

Na Páscoa, cresce a disputa das marcas pela atenção do consumidor. Guloseimas de chocolate também ganham a atenção nas gôndolas de supermercados e também na redes sociais.

Interessados nesse momento, um estudo da Buzzmonitor e da SA365 revelou as marcas mais desejadas dos brasileiros para essa época e outras curiosdidades.

Por exemplo, no período avaliado pelo estudo (11/03 a 11/04), foram feitas 62.195 menções a “ovo” e “páscoa” no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, sendo elas originárias de 40.997 usuários distintos.

Volume de menções pelos players mais populares do mercado

Já quando falamos de marcas e tipos de ovos, surgem as menções a ovos “colher”, com “recheio” e também a marca Cacau Show como a mais desejada.

Páscoa remete ao momento em família: O estudo avalia que a Páscoa remete ao momento em família. Na análise das menções nas redes se percebe o quanto os usuários estão desejando receber ou ganhar ovos dos “pais” ou “pai”.

Preço assusta o consumidor: O preço dos ovos também foi uma discussão presente entre as postagens avaliadas. Tanto que, no Twitter, viralizou o meme que cita que a saúde mental deveria vir de brinde para compensar o valor do ovo de Páscoa.

“100 reais um ovo de Páscoa, vem o que dentro, saúde mental???”

Tipos de produtos mais mencionados e outras ações

O estudo também revela que dentre os produtos da marca mais mencionada, Cacau Show, os usuários têm preferência pelo ovo “dreams 7 chocolates”. A marca Kopenhagen, apesar de não mencionada diretamente sobre tipos de produtos, está presente com o seu ovo “repleto de 4 clássicos”.

Interessante notar que a ação da Burguer King com a Lacta também gerou bastante buzz nas redes sociais, segundo o estudo.

Apresença inusitada de “veggie burguer” e “whopperjr” está entre os destaques. A ação, realizada em 09/04, consistiu em um combo especial de hambúrgueres vegetarianos, refrigerante, batatinha frita e um ovo da Lacta no sabor Sonho de Valsa pelo valor fixo de R$54,90.

Diversificação dos pontos de venda

Outro aspecto interessante do estudo é a diversificação dos pontos de venda para a Páscoa. Além do tradicional “supermercado” , as pessoas estão falando do “ifood”, vendas via “whatsapp” e também das compras com “cashback”.

No volume total de menções do período, o iFood é citado em 0.75% dos posts sobre ovos de Páscoa, o WhatsApp em 4.5% e o supermercado em 0.34%.

Já o cashback aparece em 0.03% das menções. Os números revelam a importância dos canais digitais para o varejo, sejam eles como a principal plataforma de venda ou como um meio de incrementar as operações físicas.

Isso nos mostra como é importante integrar a jornada de compra online e offline do cliente, de forma a trazer uma experiência positiva para o consumidor independente do canal escolhido para realizar a compra.

Barras de chocolate: opção para quem busca investir menos: Nas postagens que citam “ovo” e “páscoa”, 4.26% delas também mencionam a “barra” de chocolate. Na abertura de termos, o estudo mostra como a barra é uma opção para quem deseja investir menos, em algo mais “barato” e em “promoção”. O item também se mostra como uma solução para presentear. Quando falamos em local preferido para a compra das barras de chocolate, as “lojas” “americanas” aparecem em destaque.

Ovo na mídia: Segundo o estudo, na imprensa e entre influenciadores, menções a ovos são 10 vezes maiores do que as menções à barras de chocolate, por exemplo. Quando falamos em volume de menções, os ovos são os mais citados entre noticiosos e influenciadores.

Esse resultado foi extraído a partir da análise da Buzzmonitor Trends. No período de 11/03 a 11/04, foram detectados 67.836 posts citando “ovo” e “páscoa” e apenas 6.848 posts citando “barra” e “chocolate”. Somando o volume das duas buscas, o ovo de Páscoa domina o buzz com 90,83% das menções no período.

Sentimento e gênero dos usuários

Sobre sentimento e gênero dos usuários que falam de ovos de Páscoa e barras de chocolate, o estudo mostra que  os ovos são mais citados por mulheres, enquanto as barras são mais comentadas por homens. Já na percepção dos usuários sobre os temas a barra de chocolate está mais associada a menções positivas, o que pode estar associado à diferença de preços.

Enquanto 40,25% dos post sobre ovos de Páscoa são positivos e 32,54% negativos, nas menções à barra de chocolate o sentimento é 61,34% positivo e apenas 14,57% negativo.

Prioridades de Páscoa

Em última análise, a racionalização do consumo pode ser considerada reflexo da carteira mais curta no comportamento do consumidor.

Ou seja, o novo consumidor passou a priorizar o essencial na hora de realizar as compras, o que redefine as compras por impulso e de indulgência, que ganham um caráter especial em momentos de crise.

Evidente que as pessoas querem se presentear e ter momentos de prazer, mas isso passará por um filtro de racionalização, e a ideia de custo-benefício terá mais peso nessa equação.

Fonte: Novarejo
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 19 de abril de 2022 às 10:43


Vender é uma das profissões mais antigas de que se tem notícia. Não fiz essa conta nem pesquisei, mas Times de Vendas de todas as empresas do mundo devem ser a maior classe de profissionais na face da terra. Apesar ou por causa disso, existe muita discussão a respeito da importância, dignidade, ética e moral da profissão.

Entidades do ramo de educação, saúde e algumas outras se negam a chamar de Clientes quem usa seus produtos e serviços. Muito menos aceitam que o trabalho de adquirir Clientes é Vender.


As/os Vendedoras/es maravilhosas/os a que estou me referindo são as/ os responsáveis por construir momentos de convívio muito agradáveis com Clientes. Os Clientes reconhecem e voltam, recompram e numa metáfora forte “adotam” essas/es Vendedoras/es para a vida.

Eu não gosto da palavra fidelidade para relacionamentos comerciais. Cliente não é fiel para sempre a nenhuma marca, loja ou Vendedor/a. Mas se há uma coisa que garante que o Cliente volte muitas vezes a comprar é o/a Vendedor/a. Cliente não volta se quem o atende ou Vende para ele não for muito bom.

Há muitas pesquisas que demonstram que muitos Clientes não querem que alguém o atenda ou Venda para eles. Querer autosserviço é um castigo forte que  Clientes estabeleceram para quem atende ou Vende mal.

Dito tudo isso, o que fazer então para conseguir que mais e mais Times de Vendas trabalhem na direção de atrair mais e mais Clientes e garantir que eles queiram ficar muito tempo conectados à marca?


SCRIPT do nosso jeito

A primeira coisa que vem à cabeça é um modelo de atuação que garanta que todos tenham um ”padrão” de atendimento e Vendas. Só há um pequeno problema: Cliente não é padronizado, não quer que o atendam de maneira robotizada, então “padrão” não funciona. Os Times de Vendas competentes também odeiam ser engessados.  Script? Bom ou ruim? Depende. A gente aprendeu a explicar SCRIPT de um jeito que resolve esse dilema. Pense no acrônimo que a palavra forma:

Resolvido o problema, Roteiro mínimo. O processo de atender e Vender não fica tão solto que cada um faz o que quer, mas permite que ao longo do tempo cada um do Time de Vendas incorpore Personalização a cada Cliente e Talento dando o tempero individual a cada contato.

Pergunta: qualquer pessoa consegue praticar isso? A gente escreveu no artigo anterior que mais importante que treinar alguém para fazer alguma coisa é contratar a pessoa certa. Não deixe de entender quem é a pessoa certa, procurar ativamente e contratar. Aí você pode ensinar e delegar SCRIPT à medida que ela evolua. Roteiro primeiro, depois personalização e talento.


IPC – INSPIRAR PARA [C.O.M.P.R.A.R.]

Depois de 40 anos trabalhando com Times de Vendas e consumidores de vários mercados, gerações, manias e tiques nervosos chegamos a um modelo que comprovamos ao implementar, ser o mais forte para ajudar os melhores Times de Vendas.

Times de Vendas se classificam em interesseiros, interessados e interessantes. O INSPIRAR PARA [C.O.M.P.R.A.R.] funciona muito bem para os dois últimos tipos, que têm interesse genuíno em pessoas, daí interessados, e que não querem apenas vender, mas passar a fazer parte da vida de cada Cliente, daí interessante. Vamos a ele então?


C de Convidar e conectar
Foi-se o tempo em que no varejo havia tempo livre para o Time de Vendas. Foi-se o tempo em que o Vendedor ficava esperando o Cliente vir à loja.Descobrir, convidar, acolher, entender, atender e reconhecer o Cliente do jeito que ele gosta, PHD! Physical – Físico, Human – Humano e Digital – Digital.

O de Ouvir
Foco do Cliente começa aqui.
Ouvir ativamente – em todos os 5 sentidos – para descobrir suas necessidades e como ele gosta de ser atendido e comprar.

M de Motivar
Clientes vêm à loja procurando alguma coisa. Motivar cada um em cada momento é a garantia de um começo de relação que pode levar à confiança e lealdade.
Contar histórias verdadeiras, emocionantes e convincentes sobre cada produto e serviço. O melhor jeito de contar histórias é demonstrando o que cada produto pode fazer bem para o cliente.

P de Prometer
A força de uma promessa estabelece vínculos importantes e duradouros. A sua promessa é a promessa da marca.
Conquistar a confiança, antecipar necessidades, dar garantias inspiradoras que sempre possa cumprir.

R de Repactuar
Nessa hora a Venda já aconteceu, mas vale a pena revisar. As dúvidas do Cliente diminuem muito nessa fase.
Garantir que o Cliente tenha entendido tudo que comprou, cuidados pós compra necessários, a que ele tem direito, não tem direito, riscos. Tudo para minimizar a necessidade de voltar a perguntar.

A de Agradecer
Qual o agradecimento mais importante?
Agradecer cada Cliente a cada contato é um convite para a volta. Mas o melhor agradecimento é fazer tudo tão bem que o elogio do Cliente vai ser de coração e aí ele vai agradecer e abrir muito mais espaço para você no coração e no bolso.

R de Relacionar
O bom Time de Vendas não quer apenas vender uma vez. Quer carteira de Clientes. Quer Clientes que voltem e o chame pelo nome. A Venda nunca acaba. E isso não se constrói apenas com pós-Vendas. A busca pela construção de relacionamento é muito mais do que isso.
Organizar e acompanhar todo o ciclo de vida do cliente, desde o primeiro contato, a cada dúvida e durante a vida toda. Não abandoná-lo nunca, tenha ele comprado ou não!!!


INSPIRAR PARA [C.O.M.P.R.A.R.] é um ciclo, só tem começo, não tem meio nem fim.

Cada participante do Time de Vendas evolui na sua aplicação e cada vez mais constrói a reputação do seu trabalho e da marca.

Vender é uma profissão muito digna. Trabalhosa, desgastante, difícil de ser bem feita. Líderes competentes e inspiradores entendem isso e constroem ambientes onde as pessoas queiram dar o seu máximo. Por que elas entendem que isso será tão bom para elas quanto para a marca que defendem.

Fonte: Ponto de Referencia