Notícias


Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 12 de abril de 2022 às 09:15


Allbirds lançou em fevereiro um programa de revenda de calçados usados. O programa reforça a estratégia sustentável da marca através da circularidade. A plataforma Allbirds ReRun revende os calçados devolvidos por clientes.

Cada par de sapatos Allbirds rende US$ 20 de crédito na loja. O valor de revenda dos calçados usados e com pequenos defeitos variam entre US$ 59 e US$ 89, abaixo do valor original. Sob o mesmo ponto de vista, os clientes que quiserem também poderão entregar calçados em condições piores. Esses calçados serão doados ou reciclados. No entanto, calçados em condições piores não garantem crédito na loja.

A Allbirds que já é neutra em carbono e certificada com clima neutro, pretende reduzir sua pegada de carbono por produto pela metade até o final de 2025 e minimizá-la para “quase zero” até 2030. Além disso, a marca lançou no final de 2021, em parceria com a Adidas um tênis de corrida com emissões de carbono inéditas para ambas as marcas.

Nesse sentido, o programa de revenda está disponível em três lojas Allbirds, Los Angeles, Chicago e Nova York, com planos de expansão no futuro.

Fonte: Ponto de Referência
Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 05 de abril de 2022 às 13:41


Estamos passando por transformações comportamentais nunca antes vistas no padrão de consumo dos veículos no Brasil.

Findado o primeiro trimestre do ano no sofrido mercado automotivo, eis que – apesar de não termos muito para celebrar – aconteceram mudanças comportamentais nunca vistas!

Como foi o resultado do setor neste trimestre?

Com ridículos 371,6 mil carros vendidos, o segmento registrou retração de 25,4% sobre o primeiro trimestre do ano passado, quando tivemos quase meio milhão de veículos comercializados.
Só estamos vivenciando o pior resultado dos últimos 17 anos.


Mas “o mais melhor de bom” de tudo isso é que estamos passando por transformações comportamentais no padrão de consumo dos veículos.

O primeiro passo deu-se no final do ano passado, quando o subsegmento de carro mais comercializado no Brasil passou a ser SUVs, em detrimento dos hatches pequenos.

Outro ponto era que, quando víamos as “marcas preferidas” do consumidor brasileiro dos últimos 60-70 anos (ou seja, desde sempre), tínhamos aquele mantra das “quatro grandes” (Fiat-Ford-GM-VW) que detinham, na média, mais de 70% do mercado.

Ao longo dos últimos anos, a participação das “quatro grandes” vinha constantemente caindo – mas as mudanças se aceleraram no último ano.

Tivemos a Ford, que praticamente “abandonou o barco” e saiu dos seus quase cativos 10% de share para chorados 1%.

E a última – por enquanto – foi a Volkswagen, que também saiu dos seus quase cativos 20% para também chorados 10% neste ano.

E o que tivemos neste primeiro trimestre?
O nosso novo Top 4 é formado por Fiat, com 21% de Share; GM, com 13%; e Toyota e Hyundai com 11% – sendo que a marca ficou na terceira colocação por singelos 78 carros vendidos a mais!

Lógico que, com um mercado em retração, todas as marcas apresentam sofrimento. Por exemplo, neste nosso Top 4, a Fiat registra retração de 23,2% em relação a 2021; a GM, queda forte de 33,5%; Hyundai, queda de 14,7%. A Toyota é a única que registra crescimento, com 21,5%.

É aquilo que a gente sempre fala: é a Toyota fazendo as suas “toyotices” para bagunçar o status quo do mercado! A montadora está no seleto grupo de marcas de volume que registram crescimento nas vendas.

Pelo segundo ano consecutivo, a marca que mais cresce é a Peugeot, com evolução de 111%. No caso da marca francesa, esse é o melhor resultado nos últimos oito anos (lembrando que o mercado registra o seu pior volume dos últimos 17 anos).

Na segunda posição, temos a Citroen, com crescimento de 78%, mostrando que o surgimento do grupo Stellantis foi excelente para as marcas da ex-PSA. Em seguida, vem a Caoa-Chery com alta de 49%, a Toyota, com quase 22% de crescimento e, fechando o nosso Top 5, temos a Mitsubishi, com alta de 5%.

Somente o grupo Stellantis (Citroen-Fiat-Jeep-Peugeot) possui mais de 1/3 do mercado automotivo, com 33,4% de share.

Se antes o pessoal brincava com a Fiat, a marca conseguiu se reinventar por completo, tornando-se referência no segmento de picapes (antes a Ford fazia bonito, com o seu slogan de “Picape raça forte”) ao colocar a Strada como o carro mais vendido no Brasil e a Toro na nona colocação do ranking.

Num Top 10 dos modelos mais vendidos, ainda teríamos o Fiat Mobi na quinta posição e os Jeep Compass e Renegade na sexta e décima posição, respectivamente. Ou seja, cinco dos 10 carros mais vendidos são do grupo Stellantis.

Ainda vale ressaltar que a “novinha” Hyundai colocou dois carros no nosso Top 10, com o seu HB20 na segunda posição e o SUV Creta na sétima colocação.

E os japoneses da Toyota?
Nenhum modelo deles entrou no nosso Top 10. Mas não tem problema, os japoneses da Toyota curtem fazer tipo um “preço médio”: não lidero, mas estou sempre pontuando/crescendo… é aquela visão de longo prazo.

E fechar esse primeiro trimestre como a terceira marca mais desejada no mercado brasileiro, acho que nem nos melhores sonhos do pessoal.

Fonte: Infomoney