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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 06 de julho de 2021 às 09:43
O ambiente virtual funcionará ativamente dentro do jogo e se compromete a ser tão fidedigno quanto a loja física.

Cada vez mais próxima do público que consome entretenimento e cultura pop, a Renner anunciou, nesta segunda-feira (28), uma parceria com a eBrainz que deixará os fãs de jogos online de cabelo em pé: a partir de terça-feira (29), haverá uma loja virtual da Renner no universo de Fortnite recheada com minigames interativos.

A eBrainz, consultoria de estratégia especializada no universo game, criou a parceria com a loja para avançar as novas tecnologias de gamificação: ao invés de trazer a experiência para fora dos jogos, a Renner dessa vez a incluirá dentro deles, a começar pelo Fortnite. A iniciativa ficou conhecida como Renner Play e pode ser acessada por todas as versões do jogo (celular, computador ou console).

“Com uma gama de possibilidades de criação, a Renner identificou uma oportunidade de montar sua primeira loja em um ambiente virtual nunca explorado”, analisa a diretora de Marketing Corporativo da Lojas Renner, Maria Cristina Merçon.


A gamificação como estratégia de venda

A tecnologia usa o modo criativo do jogo para a criação de um mapa que é inspirado em uma loja virtual da Renner, tudo isso de forma gratuita. Entre os 10 minigames pré-dispostos na loja, estão “o chão é lava”, “corredores coloridos” e “pisos instáveis”. Além da distribuição dos jogos, alguns ambientes terão QR Codes que direcionarão os jogadores para a loja as seções feminino, masculino e infantil — inclusive com produtos na temática do jogo e selo Re, de moda responsável.

Buscando trazer uma experiência fidedigna por meio do digital, a Renner deixou no mapa itens bastante conhecidos das lojas físicas, tais como os “encantômetros”, terminais para avaliar a satisfação do cliente na saída da loja.

Essa ação anda em conjunto com o movimento de digitalização da empresa na nova jornada do usuário, que compra principalmente online, mas ainda sente falta do contato físico. Nesse contexto, a gamificação foi repensada para atingir os clientes de uma forma mais familiar, ou seja, por um ambiente já dominado e conhecido, como funciona com o Fortnite.

“O lançamento reforça a nossa constante inovação digital, desta vez em um ambiente popular no Brasil e no mundo, como são os videogames. É impossível pensar em presença digital sem falar com esse público tão plural e diverso, características que estão no DNA da nossa marca”, completa Merçon.

A ação se junta também às demais iniciativas dentro do digital, como o lançamento da Rennata, persona digital da Renner e a recente camanha Tá Online, Tá na Renner, que simplificou o processo de compra no varejo eletrônico. Vale destacar que o lançamento da loja virtual da Renner no Fortnite já será apresentado pela Rennata.


Aproximação do público gamer

Visando estar mais próxima da comunidade gamer e dos chamados “geeks”, a Renner tem lançado uma série de produtos relacionados à séries, filmes, livros e videogames, tudo planejado por meio da análise de consumo desse público.

Para Raiff Chaves, sócio fundador da eBrainz, destaca que tem a expectativa que a loja virtual do Fortnite siga em utilização mesmo após o lançamento justamente pela relação que a marca tem criado com esse público. “A ideia é que seja um organismo vivo de relacionamento da marca com os gamers, inclusive trazendo promoções exclusivas para toda a comunidade”.

Assim, a Renner também anunciou uma série de ações voltadas à comunidade gamer. Entre elas, há destaque para as lives simultâneas, que trarão influenciadores nas principais plataformas de conteúdo ao vivo, como a Twitch e o Facebook Gaming. De acordo com a empresa, o multirão de lives terá início no dia 3 de julho, às 18h30, e trará Nyvi Estephan como apresentadora.

Entre os confirmados, estão Samira Close, BlackoutZ, Mount, Gabi Cattuzzo, EaiiMaka, Zerobadass, MelanyLolee, Liminha e Nayu, streamers conhecidos no mundo dos jogos.

Fonte: Consumidor Moderno
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 29 de junho de 2021 às 10:14


Capacidade programada para os mercados europeus continua a crescer à medida que países abrem fronteiras e companhias aéreas atendem à demanda reprimida.

Conforme as campanhas de vacinação ganham força em todo o mundo, mais mercados estão voltando aos níveis vistos antes do surto global de Covid-19, um bom presságio para os fluxos de turismo que são vitais para reparar a indústria de aviação que foi devastada pela pandemia.

Na semana passada, a capacidade aérea na Rússia e na Ucrânia saltou acima dos níveis pré-pandêmicos, enquanto mercados como Irã, Costa Rica e México ficaram próximos de compensar o déficit dos últimos 18 meses. A capacidade do Vietnã aumentou 50% em relação à semana anterior, embora o destino permaneça abaixo dos níveis pré-pandêmicos e fechado para viajantes internacionais, de acordo com o rastreador de voos semanais da Bloomberg, que usa dados do OAG para monitorar a indústria.

Globalmente, a capacidade da aviação melhorou quase 1 ponto percentual e está em 62% dos níveis de 2019, mostram os dados. Os sinais positivos estão começando a chegar nas companhias aéreas, mesmo fora dos EUA, que de repente se viram com falta de pilotos. Qatar Airways disse esta semana que viu um aumento nas reservas, enquanto Emirates, Air France-KLM e Wizz Air Holdings têm planos para ampliar a capacidade.

A Europa e a América do Norte continuam liderando a recuperação global, especialmente depois que a União Europeia acrescentou os EUA em uma lista de países que não precisam fazer longas quarentenas. Por outro lado, uma onda de surtos locais e bloqueios pesaram sobre a China, onde a capacidade caiu abaixo dos níveis de 2019, pesando na recuperação do mercado de aviação asiático.

Willie Walsh, que dirige a Associação Internacional de Transporte Aéreo, disse que está “um pouco mais otimista“ sobre uma recuperação do que estava no início deste ano, quando o grupo previu uma perda para toda a indústria de US$ 48 bilhões para 2021, um número que ele disse ser “um pouco conservador”.

A capacidade programada para os mercados europeus continua a crescer à medida que os países abrem fronteiras e as companhias aéreas atendem à demanda reprimida. O número de assentos oferecidos na Itália, França e Alemanha aumentou pelo menos 9% para cada mercado. A Europa teve seu melhor avanço semanal desde agosto de 2020, recuperando-se para 48% dos níveis de 2019, um aumento de mais de 2 pontos percentuais em relação à semana anterior.

Os EUA recuperaram mais de 80% dos níveis pré-Covid. Mais alívio pode estar a caminho para a região, enquanto o Reino Unido se prepara para permitir que os britânicos que foram totalmente vacinados viajem para mais de 150 países de risco mediano até agosto, sem a necessidade de quarentena ao retornar.

John Grant, analista-chefe da OAG, disse que a recuperação contínua depende de acordos de viagens que facilitem a movimentação das pessoas vacinadas.

À medida que a recuperação ganha ritmo, um fator complicador pode ser a escassez de mão de obra. O problema é “particularmente agudo” nos EUA, disse Tony Capuan, CEO da rede de hotéis Marriott International.


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Fonte: Infomoney