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Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 22 de abril de 2024 às 10:01


Entender comportamentos e hábitos do consumidor na análise de crédito contribui para uma oferta precisa e evitar a inadimplência.

O Brasil possui um cenário de inadimplência preocupante e vicioso. Por isso, o segmento de crédito precisa repensar a forma como analisa e concede crédito. Mas como fazer isso pensando na experiência do cliente, na saúde financeira das empresas e dos consumidores?

Para Lucas Barleta, Gerente do Serasa Crédito, o Brasil historicamente enfrentou desafios em relação à inadimplência e a situação pode variar de acordo com diferentes fatores econômicos e sociais. É preocupante a relação que o brasileiro tem com o dinheiro. “Muitos ainda hoje entendem o cartão de crédito como parte do salário, o que certamente gera grandes problemas. A falta de educação financeira e uma cultura que incentiva o consumo desenfreado podem contribuir para a inadimplência, já que as pessoas podem não ter uma compreensão adequada de como gerenciar suas finanças e, assim, cair em um ciclo vicioso”.


O segmento de crédito precisa se reinventar 

Além das informações tradicionais de crédito, seria interessante que o setor passasse a considerar o comportamento financeiro atual do consumidor. Isso pode incluir padrões de gastos, hábitos de poupança e outras métricas que refletem a capacidade de pagamento. 

“Também podemos citar a utilização de dados para personalizar ofertas de crédito com base nas necessidades e capacidades individuais dos clientes. Dessa forma, não apenas aumentaria a probabilidade de aceitação, mas também ajudaria a evitar endividamento excessivo”, descreve o gerente do Serasa Crédito.

Vale também comentar, de acordo com o profissional, sobre o papel da Inteligência Artificial nesse processo, a partir da evolução dos dados, tanto da captura como para a leitura e disponibilização dessas informações para a tomada de decisão e formalização de um processo de crédito. 

“Hoje, com tantas interações entre os dados, estamos a poucos passos de ter uma ‘one-click journey‘, ou seja, uma jornada em que, com um clique, o consumidor possa ter o cartão e o crédito em sua conta. Com o relevante papel da IA, junto com os desenrolares da tecnologia, conseguimos aplicar uma jornada de contratação mais segura e mais fluida”.

A experiência do cliente e a saúde financeira em xeque

É fundamental que as empresas valorizem e pratiquem a empatia e humanização durante toda a experiência do consumidor. Fazer isso e promover a saúde financeira tanto de empresas quanto de consumidores é crucial para construir relacionamentos sustentáveis. 

Para tanto, Lucas Barleta elenca que é preciso manter:
Comunicação clara e transparente sobre os termos, condições e custos associados aos produtos de crédito;
Utilizar dados para personalizar ofertas de crédito com base nas necessidades e histórico de cada cliente;
Disponibilizar canais de atendimento variados, incluindo chat on-line, telefone e redes sociais, pois isso proporciona aos clientes opções para entrar em contato de acordo com suas preferências.
Fonte: Consumidor Moderno
Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 22 de abril de 2024 às 09:59


O Dia das Mães é uma das principais datas comerciais para o e-commerce durante o primeiro semestre do ano. Conforme dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) os e-commerces obtiveram um crescimento de 11,8% com as vendas do Dia das Mães no ano de 2023.

Por ser uma data tão importante para o varejo em geral, é fundamental que varejistas e donos de e-commerces busquem ferramentas eficazes para auxiliar na construção de estratégias comerciais e para acompanhar a evolução dos seus resultados em receita e número de vendas.

Dentre diversos instrumentos disponíveis no mercado desenvolvidos com essa finalidade, o Google Analytics 4 apresenta-se como uma ferramenta gratuita, acessível e muito completa para quem quer aumentar suas vendas nesse período. Veja a seguir!

Usando o Google Analytics 4 na construção de estratégias comerciais

Criação de novos públicos personalizados
O Google Analytics 4 permite a criação de públicos personalizados a partir da movimentação de usuários e sessões dentro do seu e-commerce. É possível utilizar públicos-alvo pré-configurados, como usuários ativos recentemente, compradores ou usuários inativos por sete dias.

Além disso, é possível criar novos públicos do zero. Depois que o público é criado, ele é integrado à conta do Google Ads vinculada e fica disponível para uso, sendo possível ativá-lo imediatamente como parte das suas campanhas durante o Dia das Mães.

Análise de dados sazonais e demográficos
Antes de traçar uma nova estratégia comercial destinada a uma data específica, é de extrema importância realizar uma análise dos dados anteriores registrados na conta para podermos verificar quais regiões, faixas etárias e gênero são mais estratégicos de se investir e, a partir disso, também será possível planejar os resultados estimados e traçar metas relacionadas à receita e ao ROAS para o período em questão.

Remarketing
Um grande aliado dos e-commerces em datas promocionais como o Dia das Mães é o remarketing. Atuando diretamente no fundo do funil, essa é uma estratégia de campanha que encoraja o usuário a efetuar uma compra que ele não finalizou.

Dentro do Google Analytics, é possível criar esse tipo de público-alvo com base no comportamento do usuário no seu site e usá-lo nas campanhas de remarketing na sua conta de anúncios do Google Ads. Dessa forma, você consegue atingir usuários ainda mais propensos a realizar uma compra dentro do seu site.

Usando o Google Analytics 4 para análise de resultados

Relatórios do Google Analytics
A aba “Relatórios” desempenha um papel central na visualização e compreensão dos dados coletados sobre o desempenho do seu site. Dentro dessa aba, é possível encontrar uma visão geral do desempenho geral do seu site, incluindo métricas-chave, como o número de usuários ativos, sessões, taxa de rejeição, entre outras.

Além disso, você encontrará relatórios de análise em tempo real sobre as atividades dos usuários, relatórios de aquisição de tráfego, relatórios de envolvimento e relatórios de monetização. Todos esses relatórios trazem insights essenciais e são imprescindíveis para o acompanhamento do desempenho de uma ação comercial dentro do seu e-commerce durante o Dia das Mães.

Análises detalhadas
As análises detalhadas são um conjunto de técnicas avançadas que vão além dos relatórios padrões para ajudar você a descobrir insights mais detalhados sobre o comportamento dos clientes no seu e-commerce durante o período do Dia das Mães.

A aba “Analisar” no Google Analytics 4 oferece uma variedade de ferramentas e recursos avançados para explorar dados, segmentar o público, analisar tendências e obter insights mais profundos sobre o desempenho do seu site.

Seção Publicidade
Dentro da aba “Publicidade” no Google Analytics 4, você poderá conferir detalhadamente a performance de todos os canais envolvidos na estratégia comercial do seu e-commerce, como tráfego direto, tráfego de referência, entre outros, além de ter uma visão completa de dados importantes referentes às campanhas ativas dentro da sua conta do Google Ads.

Com os relatórios dessa seção, é possível analisar o desempenho do ROAS nos seus gastos de mídia em todos os canais, tomar decisões fundamentadas sobre alocação de orçamento entre as campanhas e avaliar modelos de atribuição.

Sabendo utilizar o Google Analytics 4 de maneira eficaz para criação de estratégias comerciais e análises de dados, lojistas e proprietários de e-commerce podem aproveitar ao máximo essa importante data comercial para potencializar suas vendas.

Fonte: Ecommerce Brasil