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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 04 de maio de 2021 às 11:18


A Amazon tem e opera por uma lista própria de princípios de liderança da qual faz uso diário, enquanto discute ideias para novos projetos, decide a melhor abordagem para resolver um problema ou para contratar uma nova pessoa para o time.

Eu compartilho de forma contínua, a importância que uma cultura sólida tem para sustentar o crescimento de um negócio. Com uma boa liderança, um propósito claro e uma cultura consolidada, bons talentos abrem mão de trabalhar em uma corporação que pagará mais a eles, para trabalhar na sua empresa, pois acreditam no conceito que ela representa. O Alfredo, meu sócio no Gestão 4.0, também já falou por aqui sobre o tema e trouxe pontos que acredita, como os pilares de um bom líder. Não coincidentemente, há muito em comum com os princípios da Amazon. Mas voltando para o benchmark deste artigo, vamos nos ater à Amazon.

A empresa, em duas décadas, foi de uma vendedora de livros para um concorrente de todos os líderes do setor de varejo, publicação, logística, wireless, brinquedos, dispositivos, vestuário e computação em nuvem.

A Amazon possui uma cultura única de contratação e desenvolvimento de líderes com foco em 14 princípios de liderança, que orientaram e moldaram as decisões da empresa e sua cultura empresarial inovadora.

Os princípios de liderança da Amazon foram gravados e praticados repetidamente, até construir-se uma baita cultura, altamente baseada em execução. Todos os funcionários devem aderir a eles, e a organização testa todas as futuras contratações com base nos mesmos critérios.

Estabelecer valores corporativos não é algo novo. Há inúmeros negócios espalhados por todo o mundo que o fazem. É fácil reunir valores e exibi-los nas paredes do escritório, mas colocá-los em prática diariamente é uma tarefa complexa. Porém, no caso da empresa em questão, ter uma mentalidade centrada no cliente está no topo da lista, e a obsessão da empresa por clientes, frugalidade e tendência para a ação são evidentes. O que me faz pensar que a empresa de Bezos teve sucesso em aderir aos seus valores melhor do que muitas outras corporações, pois eles são facilmente notados.

Alguns dos princípios de liderança da Amazon podem não ser os mais adequados para o seu negócio, portanto, personalize-os de acordo com sua visão ou experimente-os. Eles estão disponíveis no site da Amazon e listei-os abaixo:


1. Obsessão pelo cliente
Os líderes começam com o cliente e trabalham vigorosamente para ganhar e manter a confiança dele. Embora os líderes da Amazon prestem atenção aos concorrentes, eles sempre possuem o cliente como figura central.

2. Senso de responsabilidade
Os líderes possuem senso de responsabilidade. Eles pensam a longo prazo e não sacrificam o valor de longo prazo por resultados de curto prazo. Como gestores, atuam em nome de toda a empresa, não apenas de sua própria equipe. Eles nunca dizem “isso não é meu trabalho”.

3. Inventar e simplificar
De acordo com os princípios da Amazon, os líderes esperam e exigem inovação e invenção de suas equipes e sempre encontram maneiras de simplificar. Eles estão externamente cientes, procuram novas ideias de todos os lugares. Ao fazerem coisas novas, aceitam que podem ser mal compreendidos por longos períodos de tempo.

4. Estão certos, e muito
Os líderes possuem um bom senso de negócios e bons instintos. Eles buscam por diferentes perspectivas e trabalham para desconstruir as suas crenças.Além disso, estudam e são curiosos, buscando de forma contínua o auto aprimoramento, também sendo curiosos em relação a novas possibilidades, agindo para explorá-las.

5. Contrate e desenvolva o melhor
Os líderes elevam o nível de desempenho a cada contratação e promoção. Eles reconhecem talentos excepcionais e os movem de boa vontade por toda a organização.
São líderes que desenvolvem outros líderes e levam a sério seu papel de treinar os outros, além de criar mecanismos de desenvolvimento, possibilitando que o subordinado tenha opções de carreira.

6. Insista nos mais elevados padrões
Os gestores têm padrões altos, tão altos que muitas pessoas podem pensar que esses padrões são exagerados. Eles estão continuamente elevando o nível e direcionando suas equipes para fornecer produtos, serviços e processos de alta qualidade. Os líderes garantem que os problemas sejam corrigidos para que permaneçam corrigidos.

7. Pense Grande
Pensar pequeno é uma profecia que se autorealiza, segundo a Amazon. Além disso, como Jorge Paulo, fundador da AB Inbev, diz: “Pensar grande e pensar pequeno dá o mesmo trabalho”.
Assim, os líderes devem criar e comunicar uma direção ousada que inspira resultados. Eles pensam de forma diferente e procuram maneiras de atender os clientes.

8. Preconceito para a ação
A velocidade é importante nos negócios. Muitas decisões e ações são reversíveis e não requerem um estudo extensivo. Assim, a Amazon valoriza a tomada de riscos calculados.

9. Frugalidade
Basicamente, é a ideia de realizar mais com menos. A Amazon tenta não gastar dinheiro com coisas que não importam para os clientes. A frugalidade gera desenvoltura, autossuficiência e invenção. Não há pontos extras para número de funcionários, tamanho do orçamento ou despesas fixas.
A frugalidade impulsiona a inovação, assim como outras restrições fazem. “Uma das únicas maneiras de sair de uma caixa apertada é inventar sua saída. ”

10. Vocalmente autocrítico
Os líderes não acreditam que o odor corporal deles ou de sua equipe cheire a perfume. Os líderes apresentam problemas ou informações, mesmo quando isso é estranho ou embaraçoso. Eles avaliam a si mesmos e a suas equipes como os melhores.

11. Ganhe a confiança de outras pessoas
Líderes escutam atenciosamente, falam quando preciso e respeitam os outros. Como gestores, devem ter a mente aberta, ouvir genuinamente e estarem dispostos a examinar suas convicções mais fortes com humildade.

12. Mergulhe fundo
Os gestores operam em todos os níveis, permanecem conectados aos detalhes e auditam com frequência. Nenhuma tarefa está abaixo deles.

13. Ter opinião; Discordar e se comprometer
Os líderes são obrigados a desafiar as decisões respeitosamente quando discordam, mesmo quando isso for desconfortável ou exaustivo. Os líderes têm convicção e são tenazes. Eles não se comprometem em prol da coesão social. Uma vez que uma decisão é determinada, eles se comprometem totalmente.

14. Entregar Resultados
Os líderes concentram-se nos principais insumos para seus negócios e os entregam com a qualidade certa e em tempo hábil. Apesar dos contratempos, eles estão à altura da situação e nunca se acomodam.
Estes são os princípios de liderança da Amazon. Qual deles você considera relevante e por quê? Qual deles você mais gosta? Por favor, compartilhe suas opiniões na caixa de comentários abaixo, para que todos possamos aprender com sua experiência e visão.

Fonte: Gestão 4.0
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 04 de maio de 2021 às 11:13
Quais são as expectativas do varejo para o Dia das Mães? Especialista em varejo eletrônico destaca que consumidores devem investir em vestuário e calçados.

A chegada do Dia das Mães em 2021 traz ao varejo uma perspectiva de esperança: a data é uma das mais promissoras ao comércio e, com a reabertura gradativa das lojas físicas e os recordes no e-commerce, a expectativa é que as compras desse ano sejam melhores que em 2020.

Neste Dia das Mães, um melhor desempenho das vendas é esperado porque ano passado foi ruim, ao passo que este é o momento de reaberturas no comércio e há uma oferta de produtos generosa em relação à demanda.


Fatores da retomada

Wagner Pereira, líder de varejo da consultoria internacional BIP, reforça que o número esperado para o Dia das Mães deste ano tem muito a ver com o gap do ano passado. “A tendência esperada é que ocorra um crescimento das vendas no Dia das Mães agora em 2021, quando comparado às vendas em 2020. Isso deve ocorrer, principalmente, devido à queda agressiva das vendas do ano passado, na ordem de 33%, deixando uma base de comparação baixa para este ano.”

Ele destaca também que a reabertura do comércio terá um papel importante, mas não grande o suficiente para atingir um volume de vendas igual ou superior ao de 2019, no período pré-pandemia.

“A abertura do comércio nas principais capitais nas últimas semanas de abril de 2021 apresenta um cenário mais positivo que o ocorrido no mesmo período no ano passado. Um dado que reforça essa tendência de crescimento é o interesse das pessoas em pesquisas de presentes na internet. Dados do Google Trends mostram crescimento no interesse por presentes quando comparamos ao mesmo período do ano passado.”

Entre os destaques da data, Wagner também aponta que o gasto médio nos presentes terá uma diminuição considerável.

“Houve uma deterioração dos indicadores econômicos relacionados à renda da população. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios acabou de mostrar que mais de 2,1 milhões de pessoas perderam o emprego nos últimos 12 meses, levando a uma taxa de desemprego recorde de 14,4 milhões de pessoas. A mesma pesquisa mostra uma queda na massa de rendimentos de trabalhadores de 7,4% em relação ao ano passado.”

Wagner ainda destaca que um segundo motivo para a queda do gasto médio está na oferta do varejo.  “Vemos uma queda nos preços ao consumidor em categorias relevantes para o consumo na data, como vestuário e sapatos, que recuaram 2,3% e 1,3%, respectivamente, segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo)”, ressalta o especialista.


Quem puxa a alta

Ainda que com recuo, os segmentos de vestuário e sapatos são quem têm guiado as vendas no varejo – e quem deve puxar as vendas no Dia das Mães. De acordo com o relatório recém-divulgado pela empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo Hibou com o braço de pesquisa da especialista de varejo e experiência do consumidor B&Partners.co, a Score Group, as principais opções de presente no varejo têm sido vestuário (61,6%) e calçados (44%), perfumes (40,3%), bolsas e acessórios (37,6%), beleza e maquiagem (26,5%) e joalheria (26%).

“O comércio tem a expectativa de aumentar vendas e movimentar estoques que ficaram represados nos últimos meses pelo baixo desempenho das vendas gerais e lojas fechadas em capitais importantes”, completa Wagner.


Comemoração à distância

Para a maior parte dos cidadãos, a comemoração será sem a presença dos familiares. O estudo Score Group/Hibou mostra também que quase 40% ficarão em casa, sem receber visitas, ao contrário de cerca de 20% que visitarão a mãe ou a sogra. Enquanto isso, outros 20%, aproximadamente, ainda não se decidiram, o que mostra que uma parte das pessoas tem feito a escolha de acordo com a fase da pandemia e da vacinação.

É o e-commerce que deve preencher a ausência física. “Acreditamos novamente na força do comércio digital para o crescimento das vendas no Dia das Mães. No ano passado, o e-commerce cresceu 68% em relação às vendas de 2019, alcançando 3,7 bilhões de faturamento. Considerando a evolução das vendas online no primeiro trimestre, estimamos um crescimento acima de 40% novamente durante os dias que antecedem a data. Novamente, os varejistas que têm estruturado suas operações digitais devem se beneficiar desse canal para aumentar o faturamento e escoar estoques represados”, destaca Wagner.

Fonte: Consumidor Moderno