Notícias


Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 26 de janeiro de 2021 às 11:24


Em virtude das novas restrições impostas pelo Governo de São Paulo para conter a pandemia do Coronavírus, a Couromoda definiu que sua edição de 2021 será exclusivamente digital e realizada de 01 a 03 de março. Foi criada uma nova plataforma, o Couromoda Digital, que permitirá a fabricantes e lojistas fazerem negócios com poucos cliques.

Será um evento online, uma ferramenta desenvolvida para impulsionar contatos e negócios durante três dias com formato de maratona, com muita informação, possibilitando aos compradores uma visão das coleções e abrindo um contato direto com os expositores. "Trata-se de uma edição-conceito, que vai facilitar o contato e relacionamento entre a indústria e o varejo, com acesso fácil e a poucos cliques dos produtos e ofertas”, enfatiza o presidente da Couromoda, Francisco Santos.

Vale destacar que a plataforma Couromoda Digital, hospedada dentro do portal Couromoda.com, ficará disponível - aos expositores da feira presencial e aos lojistas - 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante 365 dias; e será impulsionada em períodos específicos, quando serão realizados os eventos virtuais, em datas que são importantes para a indústria e comércio.


Importantes feiras globais terão edições virtuais neste semestre

Outros eventos do setor, conhecidos e globais, também optaram por edições digitais em virtude da nova onda do Coronavírus. A italiana Expo Riva Schuh/Lago de Garda será apenas online, e ocorre no período de 16 a 19 de janeiro. O mesmo vale para a Micam Americas/Platform Las Vegas, cuja versão digital está prevista para o período de 19 de janeiro a 16 de março. Já a americana Magic/Las Vegas ocorre de forma virtual de 1º de fevereiro a 1º de março, enquanto a alemã Ispo/Munique está agendada para o período de 1º a 05 de fevereiro.


Couromoda Digital

A plataforma Couromoda Digital está hospedada no portal Couromoda.com e permitirá aos expositores da feira apresentar seus produtos a lojistas e compradores internacionais, sem qualquer custo adicional. Será desenvolvido um forte trabalho de divulgação destes canais junto aos públicos de interesse, com versões em português e inglês. ““Com poucos cliques, o lojista ou importador já estará no ambiente do expositor e poderá conhecer novidades de importantes marcas e iniciar a negociação, cuja concretização se dará diretamente entre as partes envolvidas. O Couromoda Digital será uma ponte, uma ferramenta facilitadora de negócios”, detalha Jeferson Santos, diretor do evento.


Congresso Brasileiro do Calçado

No período de realização da versão digital da Couromoda, também ocorrerá uma edição especial e virtual do Congresso Brasileiro do Calçado, que terá a curadoria do Comitê Couromoda de Varejo, que conta a participação da ABIESV - Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo, ABO2O - Associação Brasileira Online to Offline, FecomercioSP, IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo e LABFIN.PROVAR/FIA - Laboratório de Finanças e Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração. “Teremos três importantes palestras, uma por dia. Serão nomes de peso em suas áreas e os temas serão de interesse do complexo calçadista. Lojistas e fabricantes participarão de debates após cada apresentação. Estes eventos abrirão os dias de trabalho. Depois, todo o tempo será reservado exclusivamente para os negócios”, acrescenta Jorge Souza, diretor-superintendente da Couromoda.


Muitos negócios a poucos cliques

Nas próximas semanas, uma forte campanha digital - em especial nos canais da Couromoda nas mídias sociais - será colocada no ar e os detalhes da mostra virtual e do Congresso Brasileiro de Calçados serão divulgados. “Estamos acertando os detalhes para ter um evento 100% digital assertivo, propulsor de vendas. Tudo isso já preparando a grande mostra presencial que prevemos para 2022. Nosso slogan para a versão digital será ‘Muitos Negócios a Poucos Cliques’, pois a ideia é permitir uma fácil e intuitiva navegação na plataforma e efetivar transações de modo rápido e eficiente”, conclui Jeferson Santos.


São Paulo Prêt-à-Porter


A mostra de confecções São Paulo Prêt-à-Porter, que sempre ocorre integrada à Couromoda, também será 100% digital em 2021. Os expositores já confirmados terão lugar garantido na plataforma Couromoda Digital e um intenso trabalho junto a lojistas e compradores estrangeiros da área será desenvolvido para garantir tráfego qualificado no evento digital, que também ocorre de 01 a 03 de março.




Edição presencial será em janeiro 2022

Com isso, a versão presencial da Couromoda fica para 2022, entre os dias 16 e 18 de janeiro, já no Brasil imunizado e após a vacinação, sempre no Complexo do Expo Center Norte, em São Paulo.

Cabe ressaltar que os expositores que compraram seus espaços para a edição física da Couromoda 2021 não terão nenhum custo extra direto para participar da Couromoda Digital. A Direção e representantes da feira já estão contatando as indústrias para detalhar a operação. Informações e tutorial serão disponibilizados para todos a partir da próxima semana.

Além disso, os expositores que adquiriram seus espaços para a Couromoda 2021, Edição Presencial, terão seus contratos e áreas válidos para a COUROMODA 2022, Edição Física e Presencial, que será realizada de 18 a 20 de janeiro do próximo ano, no Expo Center Norte, em São Paulo.


Fonte: Abicalçados e Couromoda
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 26 de janeiro de 2021 às 10:49


Você já pensou em usar as técnicas de marketing que os empreendedores mais bem sucedidos do mundo usam para fazer seus negócios crescerem?

Não importa o tamanho da sua empresa, é 100% possível você replicar essas dicas de forma eficaz no seu próprio negócio. Veja os 14 passos poderosos para que saiba como vender mais e melhor:


1. Faça uma seleção das ideias

De fato, testar é a chave para qualquer negócio ter sucesso. Mas não basta testar qualquer ideia. É preciso ter foco.

Ou seja, uma ferramenta de marketing muito boa e que nem todo mundo usa é fazer um filtro das ideias que outros empresários tiveram. Assim, você pode focar nos pontos que deram certo e não usar os que deram errado. Simples.

É sábio o gestor que aprende com o erro alheio, mas é mais sábio ainda aquele que sabe fazer uma triagem das ideias alheias. Portanto, se você quer saber como vender mais e melhor, faça uma seleção das ideias.


2. Não copie técnicas de marketing, inspire-se nelas

Um erro bem comum que gestores cometem é copiar técnicas de gestão de outros negócios.

Além disso ser errado, não te leva ao sucesso, pois em um momento ou outro você será desmascarado e perderá toda a credibilidade conquistada. Então, uma das mais úteis técnicas de marketing para fazer sua empresa crescer é se inspirar sem copiar.

Afinal, criar um negócio por meio da cópia é como construir um castelo de cartas: não há base para sustentar.

Em suma, use os 3 passos:
1. Escolha os negócios certos para analisar
2. Veja o que deu certo e errado em cada uma
3. Use o que você aprendeu já!


3. De qual negócio eu devo analisar as técnicas de marketing?

Cá entre nós: de nada adianta fazer a melhor análise das técnicas de marketing de uma empresa se esse negócio não condiz em nada com o seu. Certo?

Por isso, aqui vão alguns passos vitais para você fazer uma seleção assertiva de negócios para estudar:
- Público-alvo parecido – por exemplo, MEI’s;
- Modelo de negócios semelhante – um app B2B não pode se comparar com uma loja física B2C;
- Mesmos desafios de crescimento – achar os gargalos ajuda muito a se preparar para crescer mesmo em momentos difíceis;
- Histórico de ganhos sólido e crescente – não é possível sem inspirar em negócios que não dão certo, não é?


4. Quais técnicas de marketing eu devo analisar?

De acordo com o Princípio de Pareto, 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços. Então, nessa toada, é preciso saber quais são esses 20% de ouro.

Vou te dar 4 técnicas que um bom gestor deve de fato analisar em uma empresa:
- Estudar os testes A/B – uma das técnicas de marketing mais usadas para saber o que mais converte os leads;
- Analise os anúncios – não foque só na copy, mas também na configuração do anúncio como um todo.
- Faça engenharia reversa dos conteúdos mais bem sucedidos – ao se falar de técnicas de marketing digital esta é a mais importante. Ou seja, saber os porquês de um conteúdo ter tanto tráfego é a base para você atrair mais clientes e descobrir como fazer seu negócio crescer;
- Saiba por a+b como se dá o funil de vendas da empresa analisada


5. Como estudar testes A/B

De fato, essa análise pode ser desafiadora para quem nunca fez antes. Mas na verdade é muito simples.

Basta que você acesse, em modo anônimo, o landing page da empresa que você está analisando.

Em seguida, é só atualizar a página até que haja alguma diferença visual.

Então é só registrar as diferenças com um print da tela e compará-las com calma depois.


6. Compare com calma

Pois bem, agora é o momento de você fazer um jogo dos 7 erros com os testes. Algumas técnicas de marketing que podem ser usadas em testes A/B:
- Mudar a copy;
- Imagens diferentes;
- Novas provas sociais (aliás, se você quer saber como vender mais e melhor é preciso dominar este gatilho mental);
- Uma outra forma de mostrar o preço do produto ou serviço.


Portanto, cabe a você gestor analisar com calma tudo isso e ver o que você pode aplicar ou não no seu negócio.


7. Veja as técnicas de marketing nos anúncios

Além disso, é de sumo valor que você analise como as empresas de sucesso estão anunciando.

Para isso, você pode acessar a biblioteca de anúncios do Facebook ou fazer uma visita ao site do negócio e esperar que o remarketing faça o trabalho dele.


8. Filtre o que mais vê no remarketing

Como você deve saber, o remarketing é responsável por vender com um CPA 20% mais baixo do que outros tipos de ads.

Afinal, o lead que é impactado com esses anúncios é um lead mais “quente”, ou seja, bem mais voltado a comprar, uma vez que ele já sabe qual é sua dor e como resolvê-la.

Então, é vital que você foque em ver qual anúncio você mais vê ao desvendar o processo de vendas de outro empresa. Na maior parte das vezes, o anúncio que mais aparece é o melhor, isto é, o que mais converte.

Por fim, leia os comentários e veja quais são as maiores dúvidas e objeções a respeito daquele produto ou serviço oferecido. Na sequência, depois de descobrir como as outras empresas vendem mais e melhor com o remarketing, você ajusta essas técnicas para o seu negócio.


9. Explore as técnicas de marketing digital

De fato, o marketing digital cresce dia após dia. Assim, para fazer o seu negócio crescer em larga escala, hoje você precisa estar na internet.

E uma das técnicas mais poderosas dentro do marketing digital é fazer uma análise das palavras-chave, ou seja, analisar bem quais são as frases de busca com maiores investimentos em tráfego pago.

Afinal, as palavras com CPC ‘s maiores e mais consistentes são as que têm maior poder de conversão dos leads. Para saber isso, você pode usar ferramentas como o UberSuggest ou até mesmo o Ahrefs.


10. Verifique os tópicos mais relevantes

Ao traçar as técnicas de marketing digital para sua empresa é necessário verificar quais conteúdos são os mais relevantes, ou seja, os que geram mais engajamento.

Nesse sentido, é preciso usar ferramentas como o Ahrefs para analisar quais são as palavras-chave com mais tráfego no blog da empresa.

Além disso, uma outra métrica a ser vista é o nº de compartilhamentos nas redes sociais. Assim, você terá em mãos os tópicos mais relevantes e poderá fazer posts sobre esses temas.


11. Entre no funil de vendas

Nada melhor para saber o que o lead sente do que assumir o papel dele. Por isso, a fim de realizar uma análise completa, assine o e-mail marketing da empresa em foco.
Em seguida, analise como ela interage com você e te faz avançar pelo funil de vendas. Daí é só replicar as boas técnicas de marketing e ignorar o que não é tão bom.


12. Ponha as técnicas de marketing em prática

Pois bem, agora que você já sabe o passo a passo das técnicas de marketing que dão certo, é só pô-las em prática. Uma forma simples de fazer isso é a seguinte:

Faça testes A/B com as melhores ideias.
Foque no que dá mais resultado e melhore sempre.

Fonte: Gestão 4.0