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Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 20 de maio de 2024 às 15:21


O estudo reuniu mais de 24 mil consumidores de 22 países.
O e-commerce no Brasil atingiu 10% do varejo total, e a quantidade de compradores pela internet cresceu três pontos percentuais, atingindo 68% da população nacional em 2023 em relação ao ano anterior, conforme concluiu o E-Shopper Barometer, pesquisa anual realizada pelo Grupo Geopost.

O estudo reuniu mais de 24 mil consumidores de 22 países, incluindo o Brasil, para identificar o comportamento do consumidor digital. Ele aponta que os compradores brasileiros receberam, em média, 3,8 encomendas por mês. Eles compraram mais roupas e outros itens de moda (48%), além de calçados, produtos de beleza ou de saúde, empatados com 43%.

O e-commerce continua sendo visto positivamente, como uma maneira de economizar tempo para 79% dos consumidores; para 65%, é uma opção de compra que reduz o estresse se comparado às compras em lojas físicas. É considerado muito conveniente para 53%, mesmo se houver necessidade de devolver alguma compra. Cinco em cada dez dos entrevistados acreditam que conseguem comprar pela internet perto de 100% dos produtos que precisam.


Preferências no recebimento da compra

Quando se trata da entrega das encomendas, 65% consideram importante saber qual a transportadora responsável pela entrega, pois isso traz mais segurança. Além disso, os e-shoppers querem, em ordem de preferência:
receber notificações em tempo real,
ter previsão da hora da entrega,
receber a entrega no mesmo dia,
receber onde ele estiver.
Na sequência vem a preferência por entrega no dia seguinte e por contar com várias opções de entrega, além da possibilidade de reagendar a data de recebimento.

Ser informado sobre o prazo exato de entrega no intervalo de uma hora e poder escolher o dia e horário específicos de recebimento são fatores importantes para 84% dos compradores brasileiros entrevistados.

Em relação à logística reversa, a pesquisa aponta que 7% dos consumidores devolveram sua última compra e, dentre eles, 49% consideraram o processo de devolução positivo, sem esforços. Grande parte das encomendas de volta, ou 74%, foi deixada em um ponto postal; 17% delas foram retiradas em casa por um serviço de courier, e 7%, deixadas em um ponto de movimentações de remessas.


Entregas sustentáveis

A oferta de opções de entregas ambientalmente sustentáveis se mostrou um atrativo para oito em cada dez dos respondentes, enquanto 68% afirmaram que a escolha por alternativas de entregas ecologicamente corretas é importante quando realizam compras online.

O uso de veículos de baixas emissões é a melhor opção para 41% dos consumidores, e 39% responderam que combinar vários produtos para que sejam entregues juntos também é uma opção relevante de entrega sustentável.


Millennials e aficionados

O E-Shopper Barometer também destacou a representatividade dos millennials, nascidos entre a década de 1980 e 1990, no e-commerce brasileiro. Ele constatou que 61% de todas as compras são realizadas por esse público, representando 10,9% de participação média no total de compras online entre todas as categorias de produtos. Os millennials recebem quase 4 encomendas por mês.

Já os aficionados, ou heavy buyers, realizam 54% do total de todas as compras online, o que representa 17,8% de participação média no total de compras entre todas as categorias. Eles receberam 7 encomendas por mês em 2023, de 8 categorias diferentes de produtos, principalmente de beleza e cuidados de saúde.

Fonte: Mercado & Consumo
Varejo & Franquias Postado em segunda-feira, 20 de maio de 2024 às 15:19


Empresa visa não apenas ampliar sua presença no setor de café, mas também se conectar com as novas gerações com estratégia digital e de mídia abrangente.

A Nestlé tem dado alta prioridade ao setor do café, e se tornou uma das maiores compradoras globais do produto. No Brasil, todo o café adquirido é de origem sustentável e certificada, com mais de 90% das fazendas em processo de transição para uma agricultura regenerativa. A empresa expandiu seu leque de produtos desde 2019 para abranger todas as categorias, com opções para consumo em casa e fora dela, inclusive se destacando na produção de café em cápsulas.

Nos últimos cinco anos, o negócio da Nestlé no setor do café mais que dobrou e se consolidou como impulsionadores do crescimento da empresa no Brasil em 2023. O investimento de R$ 1 bilhão até 2026 será direcionado principalmente para a implementação de novas tecnologias, como diferentes perfis de torrefação, flexibilização da linha de produção para a fabricação de diversos tipos de produtos e aromas, introdução de novos sabores e atualizações tecnológicas, com foco principal em iniciativas sustentáveis. Adicionalmente, a empresa pretende expandir o parque de máquinas da Nestlé Professional, atualmente com 22 mil unidades instaladas em todo o país.


Os cenários do café dentro da Nestlé

Para a Nestlé, o Brasil representa um papel central, dada a percepção de vastas oportunidades de crescimento, principalmente devido ao alto consumo de café pelos brasileiros, que é seis vezes maior que a média global, segundo dados da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café). O hábito de consumo dessa bebida tem evoluído ao longo dos anos, com destaque para a crescente valorização do café premium e a tendência do café gelado, especialmente entre os jovens de 16 a 24 anos.

Ao longo dos anos, houve uma progressão no consumo do café premium, e a empresa tem acompanhado essa evolução desde a popularização do café solúvel no Brasil em 1953 até a oferta de uma gama completa de soluções de café. O aumento no apreço pela bebida, combinado com a educação de novos consumidores, têm orientado a companhia em direção à criação de produtos premium.

Agora, a marca busca tornar os cafés de alta qualidade mais acessíveis, desenvolvendo produtos que atendam à crescente demanda do mercado. Essa categoria tem registrado um crescimento significativo, representando atualmente 70% do negócio, em comparação com apenas 15% há uma década.

“Estamos em momento de expansão do consumo de café premium, de maior valor agregado, isso está sofisticando o consumo de café no Brasil. Trabalhamos com a marca NESCAFÉ de consumo massivo para que essa premiunização seja democrática. Os brasileiros consomem entre quatro e seis xícaras de café por dia e a missão da Nestlé é que essa xícara seja de maior qualidade”, comenta Valéria Pardal, diretora executiva de Cafés Nestlé.

O café gelado também tem alcançado popularidade, especialmente entre os consumidores mais jovens. O consumo predominante ocorre durante a tarde e fora de casa, onde 12% das xícaras consumidas são de café gelado, subindo para 18% quando se trata da Geração Z, conforme revelado por pesquisas conduzidas pela Nielsen a pedido da Nestlé. Uma das razões para esse crescimento é a versatilidade no preparo.

Entre as tendências mais destacadas estão as bebidas indulgentes, que naturalmente geram divulgação espontânea e se enquadram no conceito de comfort food. O aumento do número de cafeterias no Brasil tem impulsionado essa tendência ao oferecer uma variedade de receitas de café gelado, muitas vezes acompanhadas de chantilly e outros complementos que atraem a nova geração ávida por novidades.

Neste cenário, a Nestlé busca liderar a transformação na forma como os brasileiros consomem café, posicionando-se como uma referência no mercado de cold cup. “Acreditamos no segmento e, além do lançamento de produtos, estamos potencializando as mensagens focadas na Geração Z, público que demonstra maior interesse em descobrir novos sabores e maneiras de tomar café”, afirma Valéria Pardal.  


Busca por proximidade com as novas gerações

Nos últimos 70 anos, o NESCAFÉ tem sido uma figura proeminente no mercado brasileiro de café desde sua introdução no país. A marca evoluiu ao longo do tempo e expandiu seu portfólio para incluir mais opções, como café torrado e moído, cápsulas, lattes e produtos prontos para consumo. Além de acompanhar as mudanças nos hábitos de consumo no Brasil, a companhia tem buscado se aproximar das novas gerações.

Com este interesse, voltou à mídia voltou à mídia com o conceito global MAKE YOUR WORLD, adaptado no Brasil para FAÇA SEU MUNDO. A campanha convida influenciadores relevantes ao target mais jovem, para ajudar a marca a se conectar com as novas gerações, que está reinventando o hábito de tomar café a partir de criações de novas receitas. Com estreia este mês, a campanha é digital first, com estratégia de Instagram e TikTok, mídia OOH, filmes na TV aberta e online, além de eventos pelo país. Essa é a primeira campanha masterband da marca, depois de 10 anos sem esforço de comunicação, e tem como objetivo inspirar novos legados, incluindo o próprio legado de NESCAFÉ. 

Para adaptar e dar forma ao conceito criativo, o primeiro desafio foi compreender o significado de FAÇA SEU MUNDO para os brasileiros. Depois, com uso de um squad de influencers que estão deixando sua marca na cultura e no entretenimento, engajando o público a fazer o próprio mundo dentro do seu contexto, a partir de uma atitude, uma visão de mundo ou uma vocação para mudar realidades. 

“Com um olhar voltado para o futuro, a campanha FAÇA SEU MUNDO é muito mais do que uma simples mensagem publicitária; é um convite para as pessoas compartilharem suas histórias e experiências com NESCAFÉ, nos diferentes momentos do dia a dia, retomando a conexão emocional com a marca que faz parte da história de todos os brasileiros”, afirma Tiago Buischi, diretor de Marketing de Cafés Nestlé.  

Fonte: Consumidor Moderno