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Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 13 de maio de 2024 às 10:24


Pesquisa da Serasa aponta que apenas 68% dos clientes com baixa pontuação relatam ter o mesmo cuidado com suas finanças.

O score é o termômetro do comportamento da vida financeira dos consumidores. Com uma variação de 0 a 1.000, é por meio desse indicador que empresas conseguem entender e avaliar o nível de risco da concessão crédito. A pesquisa inédita divulgada pela Serasa, constatou que o controle periódico das próprias finanças é um hábito consolidado entre os consumidores, alcançando a classificação “Excelente”, cuja pontuação de crédito vai de 701 a 1.000 pontos. O estudo foi realizado com 3.025 pessoas, divididas conforme a classificação: Baixa, Regular, Bom e Excelente.


De acordo com os dados, 90% dos consumidores que alcançaram a pontuação “Excelente” no Serasa Score afirmam manter uma vigilância constante sobre suas despesas. Essas pessoas têm o hábito de acompanhar de perto seus gastos, registrando e analisando seus custos regularmente. Além disso, elas levam em consideração sua renda mensal ao fazer compras e respeitam os limites de seu orçamento, evitando assim gastos excessivos que possam comprometer sua situação financeira.

Em contrapartida, entre os consumidores com pontuação baixa no score, apenas 68% relataram ter esse mesmo cuidado com suas finanças. Consumidores que não acompanham regularmente seus gastos e não se atentam aos limites de seu orçamento estão mais suscetíveis a enfrentar dificuldades financeiras e, consequentemente, a ter uma pontuação mais baixa no Serasa Score.

No entanto, a importância desses hábitos vai além de uma simples pontuação. Reflete-se diretamente na inadimplência. Segundo dados do Serasa, pelo menos 9 em cada 10 consumidores com Serasa Score “Baixo” ou “Regular” já se endividaram em algum momento, e muitos ainda enfrentam dificuldades para pagar suas contas. Esse cenário contrasta fortemente com aqueles que possuem uma pontuação “Excelente”. Entre eles, o índice de endividamento cai para 66%, com apenas 15% enfrentando dificuldades para quitar suas dívidas atualmente.

Como o consumidor controla suas contas?

O modo como as pessoas organizam suas finanças pode revelar muito sobre seus hábitos e, consequentemente, sobre sua saúde financeira. Entre os consumidores com pontuação “Baixa” ou “Regular” no Serasa Score, a preferência pelo uso de métodos tradicionais, como o papel, é evidente. De acordo com os dados levantados, 47% dos indivíduos com pontuação “Baixa” e 49% daqueles com pontuação “Regular” afirmam utilizar o papel como principal ferramenta de organização financeira.

Por outro lado, entre os consumidores com pontuação “Excelente” no Serasa Score, a uma forte inclinação para o uso de recursos digitais no controle das finanças. O acompanhamento online de extrato bancário foi citado por 47% dos entrevistados, enquanto 46% mencionaram verificar regularmente a fatura do cartão de crédito através de aplicativos ou sites bancários. Além disso, 43% dos consumidores com pontuação “Excelente” relataram utilizar planilhas eletrônicas para organizar suas finanças de forma mais detalhada e eficiente.

Contratempos no último ano

Para aqueles com um Serasa Score “Baixo”, as despesas inesperadas surgiram para 80% das pessoas. E 46% delas alegam ter vivido problemas ao emprestar o nome para despesas de terceiros. Entre consumidores com Serasa Score “Excelente”, 89% pagaram todas as contas em dia, mesmo 57% deles alegando ter lidado com despesas inesperadas.
Enquanto mais da metade dos que têm a pontuação “Baixa” ficaram desempregados (55%), apenas 16% dos que com o Serasa Score “Excelente” ficaram sem renda.

Fonte: Consumidor Moderno
Gestão & Liderança Postado em segunda-feira, 29 de abril de 2024 às 16:34


Não há dúvidas de que a tecnologia está cada vez mais presente nas operações das empresas, ainda mais com a explosão da IA em 2022, que tem levado os executivos a repensarem as formas de gerenciar seus negócios, assim como também a nova tecnologia modificou a mentalidade da população sobre a função que a inovação tem no cotidiano. Como afirmado no Web Summit, o Brasil pode ser uma potência em IA. No entanto, é importante entender que alguns empreendedores, seja no Brasil ou no exterior, ainda se sentem inseguros para investir nessas ferramentas.

Para entender melhor como eles estão lidando com essa questão, o Slack fez uma pesquisa com 2.000 proprietários de pequenas empresas nos Estados Unidos, incluindo 1.000 das indústrias de tecnologia e varejo, para saber como os empreendedores se sentem em relação ao desempenho de seus negócios em 2023 e quais estratégias estão implementando este ano.

Comparado a 2023, 38% dos proprietários de pequenas empresas estão mais preocupados com a saúde de seus negócios em 2024, e 40% acreditam que este ano será decisivo para o sucesso ou fracasso de suas empresas. Embora 71% ainda se sintam otimistas, muitos estão preocupados com a economia, as próximas eleições e a queda nas vendas, com um terço dos entrevistados expressando preocupações de que seus negócios não sobreviverão até o final do ano.

Ao serem questionados sobre como planejam enfrentar 2024 da maneira mais eficiente e bem-sucedida possível, os entrevistados veem a tecnologia como parte fundamental de um ano de sucesso.

Atualização tecnológica para atrair novos clientes e maximizar a eficiência

Para manter suas portas abertas, 74% dos líderes de pequenas empresas estão tomando medidas rápidas para aliviar suas preocupações econômicas, com 51% expandindo os esforços de marketing para atrair novos clientes e 45% reservando dinheiro para uso em emergências. Para aumentar a produtividade e a eficiência, 43% estão explorando novas tecnologias.

Se os anos anteriores servirem como indicativo, essa última tática se mostrará um investimento sábio: em 2023, 41% dos proprietários de pequenas empresas disseram que adotaram novas tecnologias de produtividade e colaboração, e 70% reconheceram seu valor na comunicação com os clientes. É provável que essa adição tenha apoiado os 47% dos entrevistados que conquistaram novos clientes em 2023.

Este ano, 60% dos proprietários de pequenas empresas esperam aumentar seus orçamentos, sendo que 50% alocarão esse dinheiro para tecnologia e infraestrutura. Na verdade, 35% estão animados para adotar novas tecnologias ou atualizar a tecnologia de seus negócios em 2024 – e, desses, 49% planejam introduzir novas ferramentas de produtividade e colaboração, além de outros softwares (53%).

IA para aumentar a produtividade e os processos sem gastar muito

O maior desafio enfrentado por muitos líderes de pequenas empresas é não ter tempo, dinheiro e energia suficientes – o que os leva a buscar na tecnologia uma forma de maximizar a eficiência com recursos limitados. Dos entrevistados, 24% ainda não usam inteligência artificial (IA), mas planejam incorporá-la em 2024:

48% planejam usar IA para otimizar marketing e vendas;
45% usarão IA para análise e insights de dados;
43% implementarão IA no atendimento e suporte ao cliente;
32% utilizarão IA para ajudar na gestão financeira;
24% usarão IA para recursos humanos e recrutamento.

Especialmente para pequenas empresas, a IA oferece uma maneira econômica e de baixo risco de melhorar processos, preservando o toque humano pelo qual são conhecidas. Por exemplo, 47% acreditam que a IA pode ajudá-los a obter melhores análises e insights de dados, o que poderia permitir que eles atendessem melhor seus clientes.

41% reconhecem o valor da IA para o atendimento e suporte ao cliente, que pode incluir desde o tempo de resposta até a qualidade dessas respostas. No geral, 35% acreditam que a comunicação e a produtividade em geral podem receber um impulso da IA, e 31% acham que ela servirá para melhorar os processos internos.

Fonte: Ecommerce Brasil