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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 15 de agosto de 2017 às 20:48
As promoções e ofertas influenciam a decisão de compra de mais da metade dos brasileiros (52%), revela estudo feito pela Associação Brasileira de Automação-GS1 e pela H2R Pesquisas Avançadas.

De acordo com o levantamento, desenvolvido através da entrevista com 400 consumidores, outros aspectos que são levados em conta no momento de decidir a compra são: a força da marca (63%), detalhes das informações (55%), diferentes opções de pagamentos (53%), e variedade de opções de itens (52%).

Para o presidente da entidade, João Carlos de Oliveira, os dados refletem a transformação na jornada de compra do consumidor. "A diversidade e integração dos pontos de venda e de comunicação influenciam os hábitos de um consumidor que hoje valoriza a marca, e quer facilidades como opções de pagamento, promoções e variedade em uma só compra; ou seja, deseja cada vez mais a satisfação", afirma.

Conectividade

O estudo apontou ainda para o alto grau de conectividade do brasileiro, e os impactos disso na jornada do consumo. Segundo a pesquisa, a compra começa pela internet, já que 84% entrevistados pesquisam on-line informações detalhadas sobre o produto. Apesar de esse ser o principal meio de pesquisa no início da jornada, o estudo revela que o brasileiro também pede indicação para amigos e vai para a loja física. Na hora de finalizar a compra a loja física ainda predomina para algumas categorias, como produtos de cuidados pessoais, medicamentos, artigos para saúde, alimentos e bebida. Já os smartphones, eletroeletrônicos e computadores estão cada vez mais sendo consumidos no varejo on-line - quase 25% dos entrevistados compram dessa forma.

Boa parcela dos que compram no e-commerce (34%), no entanto, ainda dizem ir à loja física para aperfeiçoar sua experiência, tocar e conhecer melhor os produtos. No ponto físico, a inovação é cada vez mais valorizada pelos consumidores, mostra a pesquisa. Um ponto citado é a possibilidade de pagar através dos smartphones, que proporcionou, para 67% dos entrevistados, a sensação de inovação, estimulando a compra.

Em relação aos programas de fidelidade, o estudo mostra que os principais motivos para participar foram os clubes de descontos (81%), promoções que combinam com suas preferências (54%) e as milhas para viagens (53%).


Fonte: DCI
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 15 de agosto de 2017 às 20:46
É possível acompanhar uma mudança drástica no perfil do consumidor atual e isso se deve muito a dois grandes fatores: primeiro a grave crise econômica que começou em 2015 e se estende até os dias atuais, e segundo a transformação digital pela qual passamos.

O que podemos perceber nesse momento é que a tradicional publicidade não atende mais o consumidor, que cada vez mais antenado, passou a se incomodar com as ligações indesejadas de call centers e não quer mais ser interrompido por propagandas enquanto assiste a um filme ou série. Muito dessa transformação, deve-se ao advento de novas tecnologias, que nascem e impactam o dia a dia das pessoas a todo momento.

Além de se tornar mais crítico, pois ao mesmo tempo que procura pelos melhores preços também anseia por novas experiências, o consumidor brasileiro tem utilizado diversos canais disponíveis para se informar, em meio a um universo que proporciona indicações de experiências de outros usuários, facilitando a aquisição de qualquer produto ou serviço que ele tenha interesse. Uma pesquisa recente da Ivelocity, empresa norte-americana especializada em marketing on-line, mostra que mais de 90% das pessoas preferem uma recomendação boca a boca de uma fonte de confiança, do que de campanhas pagas.

Esse é o efeito do marketing de influência, que tem ganhado cada vez mais força principalmente pelos influenciadores digitais, que mostraram a relevância que podem dar a uma marca.

Vale destacar também, que para usar essa ferramenta é preciso cautela, pois diferente de uma ação publicitária, o influenciador vai indicar apenas aquilo que conhece e confia. O marketing de influência pode trazer bons resultados para a marca, desde que utilizado de forma estratégica e premeditada.

Para finalizar, acredito que diante do novo comportamento de consumo, o marketing de influência, mais do que gerar awareness e branding, pode ser uma ferramenta de conversão de vendas em tempos de crise, como o que vivemos hoje.

Aliar sua marca a pequenos influenciadores, pode ser a estratégia que falta para sua empresa alavancar a área comercial e se tornar reconhecida no mercado. E aí está esperando o que para investir no marketing de influência?

Fonte: DCI