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Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024 às 15:25


Dando início ao calendário que movimenta o e-commerce, o Carnaval 2024 é o primeiro teste para o varejo brasileiro. Segundo pesquisa da Cuponomia, maquiagem lidera a lista dos principais itens buscados. O aumento da procura em relação ao mesmo período em 2023 é de 345%.

A lista trazida pelo estudo mostra ainda um crescimento na demanda por fantasias (143%). Para 2024, a expectativa é que as vendas online cheguem próximas a R$ 5,5 bilhões, crescendo 17% ante 2023 (R$ 4,6 bilhões contabilizados), segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Além dos itens de Carnaval, as pesquisas por destinos carnavalescos também estão em alta, indicando o interesse dos foliões em aproveitar as celebrações em diferentes cidades do Brasil. Para Salvador, o aumento nas buscas foi de 156%, despontando como o destino mais procurado. Já o Rio de Janeiro (39%) aparece logo na sequência, seguido por São Paulo (SP), com aumento de 20% nas buscas.

“O e-commerce não se limita apenas a produtos convencionais; as pessoas buscam, cada vez mais, alternativas online para encontrar itens específicos, como fantasias diferenciadas e maquiagens alegres e vibrantes, para aproveitar o Carnaval da melhor forma possível”, afirma Ivan Zeredo, diretor de Marketing do Cuponomia.

Fonte: Ecommerce Brasil
Tecnologia & Inovação Postado em segunda-feira, 05 de fevereiro de 2024 às 14:06


Zap Stylist garante atendimento personalizado e integra estratégias da marca para alavancar a categoria na plataforma.

O Mercado Livre lançou um bot (software automatizado) intuitivo e prático, projetado para ser um consultor de moda: o Zap Stylist, ferramenta que promete tornar a experiência de compra mais personalizada e fluida. A novidade integra as estratégias da marca anunciadas na última semana, com o objetivo de aumentar ainda mais a demanda pela categoria de moda dentro da plataforma.

Como o próprio nome sugere, o Zap Stylist está disponível no WhatsApp. Assim que o cliente entra na conversa, o bot se apresenta, usando linguagem natural, e promete ajudar as pessoas a encontrar “lookinhos para o seu estilo”.

A conversa avança com base nas alternativas apresentadas pelo assistente na próxima mensagem. São feitas algumas perguntas sobre gênero e identificação de estilo para o Zap Stylist sugerir um look completo com links para compra dentro da plataforma do Mercado Livre. É possível refazer o teste a qualquer momento, reavaliar as opções, como escolher o visual para festas, trabalho ou dia a dia, e combinar estilos. Também é possível pedir mais dicas e continuar recebendo as sugestões do consultor de moda.

“Queremos guiar os consumidores na integração das últimas tendências da plataforma, e apresentá-los a um amplo sortimento de produtos, seja de grandes marcas, ou itens fast fashion. Para efeito de comparação, temos quase 150 vezes o tamanho do maior shopping da América Latina em quantidade de lojas dentro do nosso e-commerce, e queremos auxiliar os consumidores a encontrar os itens que combinam com suas personalidades e estilos. O Zap Stylist é uma novidade prática e divertida, que torna a experiência de comprar no Mercado Livre ainda mais especial”, conta Kael Lourenço, Diretor de Marketplace do Mercado Livre.

Por trás dos bots há uma equipe renomada para realizar a consultoria, segundo o MeLi, permitindo que os consumidores escolham conversar com a mestre em moda, Marina Santa Helena, ou com a editora de moda Rafaela Fleur, alcançando diferentes perfis de consumidores.

O bot faz uma seleção personalizada de looks e peças. As influenciadoras assinam a curadoria dos looks sugeridos, e os consumidores podem aproveitar os descontos para a compra das peças.

O Zap Stylist permanecerá atento às dinâmicas de descontos do Mercado Livre, notificando os usuários sobre cupons disponíveis e oferecendo novos conteúdos e dicas para manter os usuários atualizados sobre as últimas tendências e ofertas exclusivas.

Fonte: Mercado & Consumo