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Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 29 de janeiro de 2024 às 10:33


A retrospectiva anual revela o impacto cultural e social da plataforma, enquanto a empresa se prepara para transformar o cenário digital com avanços em inteligência artificial, pagamentos peer-to-peer e aprimoramentos significativos em vídeo e publicidade 

À medida que um ano se encerra e outro se inicia, surge a observação de como as redes sociais desempenham uma narrativa no cotidiano de pessoas físicas e marcas. Em um cenário digital em constante evolução, a plataforma X (antigo Twitter), não apenas testemunhou, mas também moldou as experiências compartilhadas de milhões de usuários ao redor do mundo ao longo de 2023. Agora, apresenta as novidades que planeja para 2024. A retrospectiva anual promovida pela rede social não apenas lança luz sobre suas inovações, mas também oferece uma visão abrangente do impacto cultural e social que a plataforma exerceu.

Ao refletir sobre o ano que se encerrou, somos convidados a revisitar os eventos, conquistas e desafios que ecoaram através das conexões digitais proporcionadas pela plataforma X. Entre eles, foi completado, em outubro, um ano da aquisição da plataforma pelo empresário Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX. A retrospectiva mostrou ainda a duplicação das Notas da Comunidade, com o melhorar a precisão e o equilíbrio das informações que as pessoas recebem no X. Atualmente, são mais de 320 mil colaboradores em 65 países e, desde dezembro, as Notas foram visualizadas mais de 50 milhões de vezes por dia, em média.

Um recurso com chamada de áudio de vídeo também foi lançado pela plataforma, bem como o X Hiring, com 750 mil empregos ativos agora disponíveis no X em apenas seis meses. Produtos como o Spaces foram melhorados com atualizações de infraestrutura que geraram quase 30 milhões de conversas diferentes no ano passado.

Aconteceu ainda o investimento em inteligência artificial (IA) com a criação do Grok, um novo assistente de pesquisa de IA desenvolvido pela xAI. Houve ainda o investimento em criadores de conteúdo, para possibilitar mais oportunidades econômicas. Já a publicidade se tornou mais relevante ao aproximar os algoritmos orgânicos dos anúncios. Com isso, foi notado um aumento de 22% nos engajamentos publicitários.

O vídeo passou a ser prioridade na plataforma e uma nova superfície, o Vídeo Imersivo, foi lançada. A novidade já conta com mais de 100 milhões de usuários, predominantemente da Geração Z, o público que mais cresce na rede social. Além disso, os uploads desse formato de conteúdo mais longo foram habilitados. Só em dezembro, as pessoas assistiram a 130 anos de vídeos de 30 minutos ou mais.


X alcança crescimento em vídeo e publicidade

Um aumento significativo de usuários está participando ativamente na visualização e publicação de vídeos na plataforma X, impulsionando assim a expansão acelerada desta plataforma. X, atualmente, se consolida como uma plataforma de destaque no universo do vídeo, sendo que mais de 80% das sessões de usuário estão agora associadas à experiência de vídeo. Observou-se um incremento notável nas visualizações, registrando um aumento de quase 30% ano após ano.

Outro dado relevante é que mais de 100 milhões de pessoas consomem vídeos na vertical diariamente no X. Nesse cenário, os anunciantes têm agora a oportunidade de se conectar eficazmente com os usuários, aproveitando as mais avançadas proteções de segurança de marca do setor.

A partir de 1º de fevereiro de 2024, a X ampliará o acesso ao seu bem-sucedido piloto de inventário, em parceria com a Integral Ad Science (IAS), uma plataforma global líder em medição e otimização de mídia, estendendo esta oportunidade a todos os anunciantes dos Estados Unidos. Sob essa colaboração, a IAS assume a responsabilidade de classificar todas as adjacências de anúncios de vídeo vertical, garantindo segurança e alinhamento com a estrutura GARM (Global Alliance for Responsible Media).

A solução proporciona aos anunciantes participantes um controle absoluto sobre a exibição exclusiva de seus anúncios no feed de vídeo vertical do X. Os resultados em termos de segurança e alinhamento de marca obtidos durante o período piloto motivam a expansão desta solução para um número ainda maior de anunciantes. Complementando a parceria com a IAS, a X também investiu na sua equipe de segurança de marca, realizando novas contratações, incluindo um gerente de parceiros e um gerente de operações, com planos de continuidade na expansão da equipe ao longo do primeiro trimestre.

“Estamos entusiasmados com o nosso progresso em segurança e adequação, e os anunciantes continuam a adotar a inovação de recursos que introduzimos para lhes dar mais controle. Os clientes adotaram rapidamente nossos controles de adjacência baseados em palavras-chave e autores personalizáveis ​​para a linha do tempo inicial do X, que evitam a colocação de anúncios entre termos ou contas específicas identificadas pelo anunciante. Também temos observado um interesse crescente em nossas configurações de sensibilidade simples e de alto nível. Os anunciantes que usam esses produtos continuam a observar fortes métricas de segurança e adequação, conforme medido por nossas integrações com terceiros”, diz a nota publicada no blog oficial da rede social.


Após inovações em 2023, X lança novidades para 2024

Em 2024, algumas áreas da plataforma X apresentarão novidades aos usuários além das inovações de 2023. A empresa concentrará seus esforços em diversas áreas, buscando aprimorar a experiência para seus parceiros de negócios. Sob uma abordagem centrada na terceira pessoa e formato jornalístico, sendo os principais focos:

- Potencialização da experiência do usuário e publicidade X com inteligência artificial: a empresa está direcionando seus esforços para aprimorar a experiência do usuário e otimizar a publicidade X por meio da implementação da Inteligência Artificial. Essa iniciativa abrange desde melhorias na pesquisa até a elevação do nível de compreensão do cliente, promovendo avanços significativos nesses aspectos.

- Lançamento de pagamentos peer-to-peer e ampliação de oportunidades comerciais: em busca de oferecer mais utilidade aos usuários e criar novas oportunidades comerciais, será anunciado o lançamento de pagamentos peer-to-peer. Além disso, destaca-se a proposta de consolidar a experiência do usuário em um único local, com maior praticidade e versatilidade nas transações.

- Aprimoramento do recurso ver postagens semelhantes com tecnologia xAI: o compromisso da empresa em fornecer conteúdo relevante e importante é reforçado pelo aprimoramento contínuo do recurso Ver Postagens Semelhantes, impulsionado pela tecnologia xAI. A próxima inovação, Ver Postagens Dissimilares, permitirá aos usuários explorarem conteúdos alinhados com seus interesses.

- Investimento em criadores e parcerias de conteúdo: a empresa mantém seu compromisso de investir em criadores e parcerias de conteúdo que atraiam novos usuários e estimulem a publicidade.

- Fortalecimento da oferta de anúncios de funil completo: com foco nos pilares de vídeo, desempenho e segurança da marca, a empresa fortalecerá sua oferta de anúncios de funil completo, com uma experiência publicitária abrangente e segura para os usuários.

- Parcerias estratégicas para segurança de marca: será continuada a colaboração com líderes do setor, como a Integral Ad Science, com o foco em oferecer aos usuários recursos avançados e verificações de segurança de marca aprimoradas.

- Criação de mais conteúdo original e atração de talentos: como parte de seus planos para o futuro, a rede social está empenhada em criar mais conteúdo original e atrair talentos de destaque, visando enriquecer ainda mais a experiência dos usuários.

“X está definido para revolucionar 2024 com produtos e serviços inovadores que irão remodelar a forma como nos conectamos, comunicamos e transacionamos. Nossa dedicação inabalável às pessoas, parceiros e comunidades impulsiona nossa missão de melhorar e inovar, aventurando-nos com ousadia em território desconhecido, permanecendo em sintonia com as necessidades da nossa comunidade”, pontua a plataforma.

Fonte: Novarejo
Tecnologia & Inovação Postado em segunda-feira, 29 de janeiro de 2024 às 10:30


“O buzzword da recém realizada NRF Big Show, em Nova York, foi a Inteligência Artificial (IA). Em cada apresentação o conceito era incluído e repetido quase que como um mantra a para criar conexão com o que também era mostrado nos corredores da feira com mais de mil expositores.

Ficou a sensação da overdose típica de conceitos que dominam em determinado momento o cenário pelo atento marketing das empresas ligadas à tecnologia e depois são enquadradas pelo seu real vamor e contribuição à transformação estrutural.

No quadro atual, tudo que gravita em torno de tratamento de dados e seu uso na gestão e diferenciação de negócios passou a ser tratado como IA generativa, o que pode gerar distorções. Mas é inegável a transformação estrutural precipitada pela IA no presente e no futuro do varejo. E é importante destacar seus pontos fundamentais para quem atua no setor.” 

A equação (CustomPDX) elevado à potência IA foi a proposta no Momentum da semana passada como uma possível consolidação de alguns dos aspectos que foram mais valorizados na NRF Big Show 2024. Mas 5 pontos devem ser considerados de forma objetiva e pragmática para repensarmos aspectos ligados ao presente e futuro do varejo pela incorporação da IA generativa, sempre lembrando do dito popular de que “nem tudo que reluz é ouro”.


1. IA como instrumento de racionalização e aumento da eficiência das operações atuais no varejo em um mercado hipercompetitivo

Está configurado um cenário cada vez mais competitivo no ambiente global e local pelo aumento da oferta de alternativas para os consumidores pelos diferentes canais de relacionamento e vendas do varejo, mas também pela crescente participação das marcas, como Apple, Nestlé, Nespresso, P&G e muitas outras acessando diretamente o consumidor final. E ainda potencializado pela expansão e integração de players globais como Shein através de canais digitais em cada mercado do mundo. E é um processo irreversível. Como resultado a competição se tornou muito mais intensa e assim seguirá.

A condição de sobrevivência e expansão de negócios, em especial no varejo e no comércio, não importa o mercado, segmento, categoria ou região, passa pela racionalização das operações e busca obsessiva de melhoria da eficiência de tudo que é feito combinada com redução de custos. Nesse vetor a IA aplicada nos processos de forma geral, na logística, controles, prevenção de perdas, eficiência operacional, adequação da oferta, crédito, cobrança, meios de pagamentos, eficiência da comunicação, consumo de recursos e energia, e em muitos outros aspectos, torna-se crítica para poder oferecer mais por menos custo ao mercado.

Exemplo global é a Amazon, que tem incorporado cada vez mais a IA em diversas áreas para racionalizar operações e aumentar a eficiência. Em visita realizada no período da NRF observamos a utilização de sistemas de automação em seus centros de distribuição, onde robôs colaborativos trabalham em conjunto com os funcionários para agilizar o processo de picking e packing. Além disso, a Amazon utiliza IA para previsão de demanda, otimizando o gerenciamento de estoque e reduzindo custos de capital.

Da mesma forma o Walmart utiliza Inteligência Artificial na melhoria da eficiência em diversas iniciativas, como por exemplo, a otimização à Cadeia de Suprimentos através de sistemas de IA para prever padrões de demanda, otimizando assim a gestão de estoques e reduzindo desperdícios. Ou na precificação dinâmica: algoritmos de IA são utilizados para ajustar dinamicamente os preços de produtos com base em fatores como oferta, demanda e comportamento do consumidor, garantindo competitividade em tempo real.
Será fator de sobrevivência ser cada vez mais racional para se manter competitive. E a Inteligência Artificial potencializando as plataformas tecnológicas já existentes e reconfigurando novas plataformas será fator crítico neste processo.


2. IA como elemento transformador da realidade de negócios e das expectativas dos omniconsumidores

Outra dimensão fundamental será a também elevação do grau de expectativas dos consumidores pela ampliação do uso da Inteligência Artificial pelas organizações de varejo e seus fornecedores, direta ou indiretamente.

Esse quadro vai criar uma geração de Omniconsumidores pós IA com demandas ampliadas e reeducados sobre seus direitos para além da melhoria do nível de serviços que recebem em todos os canais, categorias, segmentos e regiões geográficas. Como exemplo, a Amazon usa chabots inteligentes baseados em IA para oferecer suporte ao cliente, agilizando as interações e proporcionando uma experiência mais eficiente.

Ou no caso da Amazon Go ou Amazon Fresh, lojas sem caixas, onde os clientes entram, pegam os produtos desejados e simplesmente saem. A tecnologia usa visão computacional, sensores e aprendizado de máquina para rastrear os itens escolhidos pelos clientes e cobrar automaticamente em suas contas, eliminando a necessidade de checkout tradicional ou o self checkout.


3. IA para otimização na integração dos canais para melhoria da experiência do omniconsumidor

Um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações que atuam com os omniconsumidores, sejam varejistas multicanal, plataformas digitais ou marcas chegando diretamente ao consumidor final, está na melhoria da experiência proposta pelo “Unified Commerce”, ou seja a combinação desses vários canais. O conceito, que deverá emergir pela IA aplicada, permitirá evoluir de fato para o “Integrated Commerce” onde as experiências são potencializadas pela combinação virtuosa entre esses canais, aumentando o nível de satisfação do consumidor.

O Ecossistema chinês Alibaba utiliza a Inteligência Artificial para integrar diversos canais, desde o comércio eletrônico, operações nas lojas e os pagamentos móveis. O Alibaba Cloud oferece suporte a uma infraestrutura escalável, permitindo uma integração eficiente entre diferentes plataformas, colocando no centro de tudo o consumidor a partir da relação criada pelo uso do Alipay.

A integração eficaz dos canais proporciona aos consumidores uma experiência contínua, com o menor nível possível de fricção, navegando no site, utilizando o aplicativo, comprando nas lojas ou realizando pagamentos por meio do Alipay.


4. IA como elemento da melhoria, customização e maximização da experiência dos omniconsumidores em todos os momentos de conexão

Do varejo de massa para o varejo individual, customizado e com experiências que entregassem mais do que o benefício dos produtos aos clientes, sempre foi um dos elementos propostos como caminho da diferenciação e crescimento no varejo. À medida que se multiplicavam categorias de produtos, integravam serviços criando soluções, multiplicavam marcas, inclusive as próprias e ampliavam mercados geográficos e canais de vendas e relacionamento, os desafios se multiplicaram.

A crescente incorporação da IA generativa permitirá de fato uma profunda e ampla evolução nesse conjunto de propostas. Ela vai ocorrer através das plataformas tecnológicas atuais e futuras, que serão incorporadas combinando todo design e arquitetura reimaginados para as lojas e permitindo combinar as virtudes da massificação, em termos de custos mais baixos, com a individualização que potencializa a fidelização e o nível de experiência dos consumidores. Nas lojas ou em quaisquer canais de relacionamento.


5. Transformação cultural precipitada para e pela incorporação de IA nas organizações

O que pouco se discutiu na NRF 2024 é o processo da desafiadora transformação cultural que as organizações passarão como resultado dessa iminente revolução.

A primeira dimensão, que viabiliza a integração da Inteligência Artificial aos negócios de uma empresa. E numa segunda dimensão, que convive com a nova realidade e tudo que precipita de mudança interna, cultural, envolvendo profissionais, pessoas e, principalmente, as lideranças.

Nesse primeiro momento de deslumbramento com a dimensão das transformações precipitadas nos negócios pela integração da IA, pouco tem se discutido sobre as organizações que deverão emergir desse processo. E menos ainda sobre os líderes e seus comportamentos pré, durante e pós extensiva incorporação da IA aos negócios.

E a razão principal desse menor foco nessas transformações culturais está exatamente pela dificuldade de antever todas as dimensões dessa evolução e seus impactos na gestão, na governança, nas práticas, nos perfis profissionais e nos novos modelos e requisitos das lideranças nesse cenário reconfigurado.

Tentar reduzir todo o processo de mudança pela evolução da IA a apenas 5 tópicos principais para tentar se restringir aos mais relevantes sem dúvida é ambicioso, mas pode ajudar na reflexão do processo em transformação e apoiar na necessária e inadiável discussão estratégica que o tema precipita.

Fonte: Mercado & Consumo