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Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 15 de janeiro de 2024 às 15:43


Recentemente, o Instagram lançou o “Vem na Trend 2024”, conteúdo que traz os resultados sobre as tendências que a Geração Z vai viver em relação à cultura global neste ano.

Mais de 1/4 dos jovens da Geração Z planeja descobrir um perfume ou fragrância exclusiva que expresse sua personalidade em 2024

Em parceria com a WGSN, o estudo compartilha os resultados de uma pesquisa abrangente que analisa as tendências da Geração Z no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Coreia do Sul. 
Entre as tendências importantes para a Geração Z, o destaque engloba as áreas de moda, beleza, redes sociais, namoro, amizades e muito mais.

Confira a seguir os dados apresentados no relatório do Instagram, plataforma considerada como canal preferido das PMEs:


Moda & Beleza

A Geração Z está refletindo bastante sobre moda sustentável e veremos mais sobre isso em 2024. É bem provável que eles comprem menos itens novos, repitam roupas e façam compras de comércios locais. As 5 principais práticas de moda sustentável que veremos na Geração Z no próximo ano incluem:

– Comprar menos roupas;
– Repartir looks;
– Apoiar o comércio local;
– Economizar comprando itens de segunda mão, tanto online como em lojas físicas.


Top 5 Tendências de moda globais em 2024

– Se vestir de forma mais modesta;
– Estilo vintage, econômico ou herdado;
– Ser mais sustentável repetindo roupas;
– Usar roupas de novas e inusitadas maneiras;
– DIY (Do it yourself), ou em português “Faça você mesmo!”.


Moda confortável

A moda e a beleza terão tudo a ver com individualidade. Afinal, quase 1/3 da Geração Z afirma que será mais criativo na forma de se vestir, assim como descobrirá seu perfume característico e sua própria estética individual.
À medida que identificam a sua estética individual, a Geração Z vai procurar encher seus armários com roupas com as quais se sintam bem. As pessoas nos países pesquisado concordam que desejam que as suas escolhas de vestuário expressem que elas se sentem confortáveis.

Observou-se que os entrevistados escolheram ‘Um novo penteado’ como dica de beleza favorita que aprenderam nas redes sociais, seguida de ‘Cuidados com a pele’.
Por outro lado, as sobrancelhas raspadas estão fora de moda, com a Geração Z afirmando que querem deixar essa tendência de beleza no passado.
Os perfumistas devem estar nos holofotes em 2024 também, já que mais de 1/4 dos jovens planeja descobrir um perfume ou fragrância exclusiva que expresse sua personalidade.


Redes sociais

A Geração Z pretende priorizar conexões significativas em 2024, em 1º lugar planejando usar as redes sociais para manter contato com seus amigos e familiares. Em segundo lugar ficou se manter por dentro das tendências (moda, música, tecnologia).
Quando questionados sobre como usam o Instagram para se aproximar dos outros, as principais maneiras foram: curtir os stories de alguém, enviar um reels ou meme pelas DMs e curtir um post no feed.

Falando em Brasil… De todos os países que participaram da pesquisa, a Gen Z brasileira é a única que se destacou por querer usar as redes sociais para ficar por dentro das tendências, de moda e tecnologia, por exemplo, (25,6%) em 2024. Já outros países, como os EUA, disseram que vão procurar manter contato com a família e amigos (26,4%).
42% da Gen Z brasileira leva em conta o interesse de outra pessoa por memes ao analisar se tem alguma conexão com ela. Mundialmente esta porcentagem é menor (30%).


Namoro e amizade


As principais maneiras pelas quais a Geração Z paquera com seu interesse romântico no Instagram incluem curtir os stories, marcar alguém nos stories ou foto e adicionar alguém à sua lista de amigos próximos.
Os jovens estão mais solteiros do que nunca. Isso porque 63% dos entrevistados se declaram sós, algo que não deve mudar isso tão cedo. Trata-se de sua principal prioridade de relacionamento para 2024 ‘fortalecer os relacionamentos atuais’.
Depois de conhecer alguém novo, 28% dos Gen Zs dão o primeiro passo trocando follows no Instagram em vez de trocar números de telefone.


Brasileiros em destaque

Já os brasileiros demonstraram ser os mais corajosos, sendo os mais propensos entre todos os países pesquisados ​​a ‘responder ao stories de um crush’.
De todos os países que participaram da pesquisa, os Gen Z brasileiros são os que mais consideram deletar ou apagar fotos com o ex no caso de ficar solteiro (32%).
Os jovens brasileiros foram os que mais declaram procurar alguém com quem podem ser eles mesmos (51,3%).


Tô fora

Sobre motivos para não gostar de alguém, “mastigar com a boca aberta” foi a principal escolha em todos os países. Globalmente, os 5 principais motivos em todos os países pesquisados foram:

– Mastigar com a boca aberta;
– Mal humor ou gosto ruim para memes;
– Unhas sujas;
– Usa voz de bebê;
– Segue seu ex no IG;

Quando questionados sobre o que mais valorizam nos seus amigos, a principal resposta foi: “Poder contar qualquer coisa”. No Brasil, os jovens seguem essa tendência seguido de “compartilhar os mesmo hobbies e interesses” e depois por “sentir que os amigos os entendem melhor que outras pessoas”.


‍Estilo de vida

O próximo ano será definido como a era de crescimento da Geração Z, com muitos se concentrando no autoaperfeiçoamento e no desenvolvimento pessoal. Principais desejos da Geração Z para 2024:

– Autoaperfeiçoamento ou Desenvolvimento;
– Sorte;
– Ser mais ‘eu mesmo’;

A Geração Z é uma geração de empreendedores, com 1 em cada 3 afirmando que a melhor maneira de alcançar riqueza é através de alguma forma de trabalho autônomo.
As três principais prioridades da Geração Z para 2024 são “permanecer saudável” (fazer exercício regularmente, comer de forma saudável, etc.), explorar um plano de carreira e viajar.


️Gastronomia

A Geração Z está interessada em experimentar novos tipos de alimentos e ingredientes, com 45% afirmando estar interessado em consumir produtos veganos e 42% afirmando estar interessado em experimentar carne vegetal.


 Celebridades

Além disso, a Geração Z sabe o que significa ser dividir um interesse em comum, com 75% deles pertencentes a um fandoms. Os principais fandoms em todo o mundo estão relacionados a:
– Programas de TV;
– Música/cantores/bandas;
– Videogames.

A maioria dos Gen Zs relata que já enviou uma DM para um famoso no Instagram, expressando que enviar esse DM é a melhor maneira de mostrarem seu apoio e carinho por um ídolo.
No Brasil, 68,3% dos jovens contaram que já enviaram uma DM para uma celebridade!


Ativismo

Quando questionados sobre ‘qual você acredita ser a melhor maneira de fazer mudanças’, a Geração Z se dividiu quase igualmente entre ‘votar’ e ‘fazer ativismo nas redes sociais’.

Fonte: Ecommerce Brasil
Varejo & Franquias Postado em segunda-feira, 11 de dezembro de 2023 às 15:50


Nova edição do relatório anual Pinterest Predicts aponta tendências para a moda, beleza, decoração, estilo de vida, bem-estar e muito mais. 

O Pinterest possui hoje cerca de 480 milhões de usuários ao redor do mundo que acessam a plataforma todos os meses para buscar inspiração, referências, ideias e fazer compras. Com tantos dados sobre o que essas pessoas estão procurando, salvando e consumindo desses conteúdos, padrões podem ser identificados que apontam para algumas tendências e preferências dos consumidores globais. Assim, a plataforma acaba de lançar a mais recente edição do Pinterest Predicts, o relatório anual de tendências para 2024.

Para isso, o Pinterest utiliza ferramentas de aprendizado de máquina para identificar padrões entre as bilhões de pesquisas feitas pelos usuários na plataforma. O relatório, por sua vez, reúne as principais tendências e previsões dos comportamentos, produtos e ideias que vão conquistar os consumidores em todo o mundo. Em 2023, o Pinterest obteve uma taxa de sucesso de 80% pelo quarto ano consecutivo ao antecipar tendências como a Decorgumelos– na qual a decoração de cogumelos esteve entre as principais buscas na plataforma e se concretizou ao longo do ano – e Um arco-íris no guarda-roupa, na edição de 2022.

“O Pinterest é uma ferramenta de busca de informação visual que, por meio de uma inteligência avançada de imagem e vídeo, tem como objetivo entregar inspirações e referências para conectar a inspiração à capacidade de realização”, explica André Loureiro, diretor executivo do Pinterest para a América Latina. O Pinterest Predicts, portanto, se encontra em meio a esse objetivo, ajudando marcas e empresas a entender os desejos e ajudar seus consumidores a realizá-los.


Tendências e previsões para 2024

A empresa lançou em 2021 no Brasil o chamado Pinterest Ads, que reúne diferentes soluções de publicidade para marcas anunciantes – área que não para de crescer dentro da organização. Hoje, mais da metade dos usuários utilizam o Pinterest para fazer compras. Diante desse contexto, saber antecipar tendências que estão sendo procuradas e utilizadas como inspiração pelos consumidores se torna uma grande vantagem também para marcas, anunciantes e empresas.

Para o relatório de 2024, além das 23 tendências identificadas em tópicos como moda, beleza, decoração, entretenimento, viagem e criação de filhos, o Pinterest também está abrindo sua primeira loja física temporária na cidade de Nova York. O lançamento de cinco dias conta com uma experiência de compra inédita da empresa, na qual clientes poderão testar e comprar itens tendência para o ano que vem. Veja abaixo as previsões do Pinterest.


- Vovôcore: o foco da moda em 2024 estará voltado para as peças retrô, com looks vintage personalizados. Segundo o Pinterest, os usuários da Geração Z e Boomers lideram o crescimento nas pesquisas por “estilo vovô”, “estilo de roupas eclético” e “moda urbana retrô”.

- Viva a água-viva: o estranho animal será inspiração para diferentes setores, desde decoração à moda e beleza. A Geração Z e os Millenials são os responsáveis por impulsionar essa imagem por meio de pesquisas de itens, roupas e cortes de cabelo baseados na água-viva. São pesquisas de palavras-chave como “luminária de água-viva”, “touca jellyfish” e “corte água-viva”.

  Uma gracinha de cozinha: em 2024, a Geração X e os Boomers irão investir no design de suas cozinhas com itens clássicos, como o famoso pinguim de geladeira, eletrodomésticos vintage e cores fortes como o rosa retrô.
  Cantinho do café: os usuários estão interessados em criar um ambiente dedicado ao café em suas casas, como apontam as pesquisas sobre “cafeteira com quadro de giz” e “decoração para balcão de café”.
  Mashup mexido: podemos esperar que, em 2024, mais gente estará misturando pratos que todo mundo ama, como “burger quesadilla” e “pizza pot pie”, para criar receitas deliciosas e divertidas.

- Azul a mil: a cor azul será tendência em diferentes áreas das vidas dos usuários – principalmente entre a Geração Z e os Millenials. Sombras para olhos, sobrancelha, cabelos e unhas estamparão o azul como uma tendência de beleza.

- Lançando laços: usuários Millenials e da Geração Z estão liderando essa tendência com buscas sobre “roupa com laço”, “colar de laço”, “salto com laço” e outros itens de moda com essa característica que rouba a cena dos looks.
  Raquete diferente: o esporte badminton será a inspiração para a nova estética dos Millenials e da Geração Z em 2024. Esses usuários lideram as buscas por itens como “roupa de badminton”, “jogando badminton” e “conversa fiada sobre badminton”.

  O amor é hippie: é possível esperar que vários casamentos em 2024 sigam a estética hippie, que fez sucesso na década de 1970. São inspirações como as flores por todo lado, os detalhes boho e música disco.
  Sem desperdício: pesquisas como “receitas com sobras” apontam que usuários do Pinterest estão de olho na nova tendência de reaproveitar tecidos antigos para criar roupas novas e ter uma visão sustentável até na hora de cozinhar.

- Mais é mais: Millenials e a Geração Z estão procurando looks grandes para combinar com seus estilos ousados, com roupas e acessórios grandiosos.

- País tropical: om o aumento das pesquisas por termos como “coquetel de abacaxi sem álcool” e “coco aesthetic”, o Pinterest aponta que não vai faltar inspiração tropical na moda, na decoração e na culinária em 2024.
  De corpo inteiro: em 2024, a Geração Z e os Boomers vão mostrar que rituais dignos de spa merecem mais espaço em suas rotinas. O Pinterest registrou um aumento impressionante de 1.025% nas pesquisas por “rotina de cuidados com o corpo”.

  Devagar e sempre: pegar leve, curtir a preguiça, ficar de bobeira são comportamentos esperados para 2024. Com pesquisas por “hotel para staycation” e “vida calma”, a Geração Z e os Millenials vão buscar rituais de relaxamento e assumir um compromisso sério com o descanso.
  Papo profundo: as pessoas têm usado a internet para encontrar maneiras de criar conexões mais profundas na vida real. O aumento de pesquisas por “Intimidade emocional”, “perguntas para casais se reconectarem” e “perguntas para conhecer os amigos” mostra que o Pinterest tem sido uma importante ferramenta para quem quer iniciar conversas difíceis.

  Chá de fofura: depois da febre do chá revelação, pesquisas como “ideias para mesversário”, “ideias de recompensas para o desfralde” e “festa do primeiro dente” indicam que pais e mães vão compartilhar as conquistas e momentos de seus pequenos em 2024.

- Gótico sertanejo: com um aumento nas pesquisas por “ideias de cama estilo faroeste”, “ideias para quarto country”, “estilo faroeste gótico” e muito mais, em 2024, a decoração vai misturar design vintage americano, clima de faroeste e toques sombrios sem cair do cavalo. Pessoas da Geração Z e Boomers vão caçar peças de antiquário, tapeçarias com franjas e chapéus de cowboy.


- A nova era do jazz: em 2024, Millennials e Geração Z vão dar pause em outros gêneros musicais pra se conectar aos clássicos do jazz. E essa volta ao passado não vai ficar só na playlist: também vai ter muita gente usando o clima retrô desse ritmo na moda, buscando “roupas no estilo jazz” e “look clube de jazz”.
  Cada um no seu aquário: com pesquisas por “design de aquário pequeno” e “terrário para tartaruga”, os Millennials e a Geração X mostram que a tendência é adicionar aquários de todos os tamanhos e estilos a diferentes ambientes da casa.

  Combate ao estresse: em 2024, a Geração Z e os Millennials vão praticar karatê, jiu-jítsu e boxe com mais dedicação do que nunca — e vão buscar a estética dessas modalidades como inspiração, como mostram as pesquisas por termos como “treino de shadowboxing”, “jiu-jítsu” e “karate kumite”.
  Economia divertida: com pesquisas por “cartão de crédito personalizado”, “cofrinho de bichinhos” e “cofre de porquinho aesthetic”, a Geração Z e os Millennials mostram que, em 2024, o velho cofre de porquinho vai ressurgir todo trabalhado no design. Já os cartões de crédito, antes meio carrancudos, vão ficar mais coloridos e até ganhar adesivos.
  Picape lifestyle: usuários da Geração Z e Boomers lideram essa tendência, com pesquisas como “acampamento off-road”, “carro off-road” e “rodas off-road” que não param de crescer deixam claro que 2024 é o ano da aventura.

- Metal sensacional: Que tal um metal mais original? Com pesquisas por tópicos como “móveis de alumínio”, “unha metalizada” e “modelo de porta de alumínio”, as pessoas da geração Z e os millennials querem descobrir novos brilhos metalizados — nos acessórios, unhas e roupas e nos mais variados objetos de decoração.

Fonte: Consumidor Moderno