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Varejo & Franquias Postado em quarta-feira, 11 de outubro de 2023 às 14:05


Segundo pesquisa, número representa crescimento de 8% na comparação com o ano passado.
O Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, é uma das principais datas para o comércio eletrônico brasileiro e, neste ano, a previsão é que o faturamento do e-commerce chegue à marca de R$ 5,95 bilhões, segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

A pesquisa considerou os 14 dias que antecedem o evento, e o resultado representa um crescimento de 8% na comparação com o ano anterior.
Em 2022, o faturamento da data foi de R$ 5,5 bilhões, totalizando 11,95 milhões de pedidos e ticket médio de R$ 460,25.

Para o presidente da ABComm, Mauricio Salvador, a expectativa de faturamento por parte do varejo digital no Dia das Crianças é “excelente”.
“A participação do comércio eletrônico na data segue crescendo, impulsionada pelas ofertas e o pelo aumento do público online a cada ano”.


De acordo com a ABComm, no Dia das Crianças deste ano, os itens que devem ser mais buscados para compra no comércio eletrônico brasileiro são os brinquedos, bonecas e carrinhos. Veja a seguir a lista completa:
- 1 – Brinquedos, Bonecas e Carrinhos
- 2 – Vestuário e Calçados
- 3 – Jogos de Videogame
- 4 – Jogos de tabuleiro
- 5 – Bicicletas, Skate, Patins
- 6 – Livros
- 7 – Smartphones, Tablet/Computadores


Loja física ainda é opção

Apesar da previsão de faturamento do e-commerce, uma pesquisa levantada pelo Instituto Datafolha e realizada a pedido da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, mostra que 74% dos brasileiros entrevistados pretender ir até as lojas físicas para as compras da data.
O formato de compra presencial é preferência entre mulheres (76%), assim como na região metropolitana, com 74%, e no interior, que teve 73% de respostas positivas.
A escolha pelo varejo digital possui maior aderência entre os homens, 24%, e entre as faixas etárias de 18 a 24 anos e 35 a 44 anos, ambas com 29% de menções.


Movimentação do comércio e serviços

De acordo com a pesquisa da Abecs, o Dia das Crianças deve movimento cerca de R$ 16,1 bilhões em compras no setor de comércio e serviços, sendo que 65% dos brasileiros pretendem comprar presentes, com investimento médio de R$ 213.

Para 33% dos entrevistados, o valor gasto neste ano deve ser maior do que no ano passado. Já para 34%, o valor deve permanecer igual, e, para 30%, abaixo do que o gasto anterior.

Entre as regiões do país, o Centro-Oeste deve ter o maior valor médio de gastos, de R$ 236, ficando acima da média nacional, assim como o Sudeste, com R$ 233,e a região Sul, com R$ 219. A região Norte e Nordeste apontam gasto médio de R$ 197 e R$ 178, respectivamente.

Fonte: CNN Brasil
Varejo & Franquias Postado em quarta-feira, 11 de outubro de 2023 às 14:01


A Black Friday marca o início oficial da temporada de compras de fim de ano e oferece uma oportunidade única para divulgação de vendas, aumentar a visibilidade de sua marca e conquistar novos clientes.

Neste cenário altamente competitivo, onde os consumidores estão cada vez mais interessados em pesquisar ofertas e comparar preços, estar bem preparado é importantíssimo para o seu negócio se destacar em meio à concorrência.
Confira os principais pontos para começar a preparar seu e-commerce com antecedência para a data mais concorrida do ano.


Como vai ser o cenário da black de 2023?

A Black Friday de 2022 teve um saldo de R$ 17.7 bilhões no varejo online, com 35,8 milhões de pedidos realizados. Para 2023, o crescimento das buscas mensais pela data já são de 24%.

Segundo dados do Google, 50% dos brasileiros que pretendem comprar na data ainda não tem varejista, marca, ou produto/modelo definido, e 91% vão utilizar canais online para obter informações sobre preços, descontos e produtos, tornando o momento ideal para fortalecer a sua presença no meio digital e trabalhar a aquisição de novos clientes.


Como preparar meu e-commerce para a Black Friday

Com um aumento significativo no tráfego online, é essencial que o site esteja preparado para suportar a demanda, sem comprometer a experiência do cliente.

Para a Black Friday 2023 o foco está em gerar e capturar demanda, com uso das estratégias a seguir.


Conhecimento e consideração da marca
Planeje as campanhas com antecedência e busque um aumento na interação com os clientes. Isso vai auxiliar a posicionar do negócio e aumentar a visibilidade da marca para tirar máximo proveito desse evento importante.

Estoque adequado
Certifique-se de que o estoque possa atender à demanda durante esse evento. Faça projeções com base em dados históricos e tendências de compra para evitar a falta de produtos essenciais.

Ofertas promocionais
Ofereça descontos atraentes e promoções especiais para atrair os consumidores. Considere também a possibilidade de lançar ofertas relâmpago em determinados produtos para auxiliar no giro em produtos que estejam parados por algum período.

Compras facilitadas
Garantir que o site esteja preparado para essa data, inclua etapas importantes como:


– ter um site responsivo que ofereça uma experiência de compra completa, independentemente do dispositivo que o cliente utilizar;
– acelerar a velocidade do carregamento das páginas;
– maior capacidade de processamento de pedidos;
– segurança nas transações online.

Fonte: Ecommerce Brasil