Notícias


Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 26 de setembro de 2023 às 10:37


Cada vez mais varejistas sentem os efeitos de influência da Geração Alpha. Sobretudo o público entre 8 e 12 anos, que ainda que não tem poder de compra, mas possuem grande poder de influência nas compras familiares.

Esses pré-adolescentes estão crescendo com ferramentas digitais e meios de comunicação online que lhes dão uma janela para o consumismo desde cedo. Desde o aumento do uso de tablets e computadores nas escolas até assistir a resenhas de brinquedos e vídeos de desembalagem no YouTube.

O acesso à tecnologia também está moldando continuamente as suas expectativas em relação à experiência de compra, tornando a conveniência e a gratificação imediata grandes prioridades. Dessa forma, eles esperam experiências online perfeitas, entrega rápida e ofertas personalizadas como algo natural. Expectativas que compartilham entre amigos e familiares.

Como resultado, jovens da Geração Alpha valorizam marcas com missões e ações claras que envolvam inclusão e a sustentabilidade. De acordo com a Mintel, o mercado de roupas infantis crescerá de 6,8 bilhões de libras para cerca de 7,3 bilhões de libras por ano até 2027. Nesse sentido, reunimos estudos de casos de marcas com foco no público pré-adolescente.

JOHN LEWIS


A John Lewis lançou em 2023, sua primeira marca própria focada especificamente em crianças de sete a 12 anos. A linha de roupas infantis busca atender às necessidades das crianças e dos pais através de produtos autênticos e acessíveis ao orçamento dos pais.

A marca entende que esses jovens, começando a escolher suas roupas e desenvolver seus estilos, não estão interessados em roupas de coleções mais jovens. Além disso, a exposição digital torna o grupo adolescente mais atento às tendências da moda.

Pensando nisso, a linha de roupas da John Lewis se concentra em looks inspirados nos anos 90 e 2000, com moletons grandes, camisetas gráficas e calças cargo.


HOLLISTER

Pensando em dar mais autonomia aos jovens durante as compras online e diminuir o número de carrinhos abandonados, a Hollister lançou no final de 2022 um recurso exclusivo para o seu e-commerce.

Chamado de Share2Pay, o recurso permite que os consumidores escolham seus produtos, adicionem ao carrinho e compartilhem o link com quem vai pagar as compras. Assim, os pais ou qualquer pessoa pode finalizar as compras de forma mais ágil, sem precisar estar perto da criança ou adolescente.

H&M X ROBLOX



Um estudo da Razorfish e Vice Media, verificou que 57% da Geração Z se sentem mais confortáveis ​​em expressar-se através dos jogos do que na vida real. Nesse sentido, a H&M lançou em janeiro de 2023, uma experiência virtual focada na sustentabilidade e na autoexpressão, sobretudo entre o público mais jovem.

A H&M Loooptopia Experience no Roblox, oferece minijogos, sessões de estilo e eventos ao vivo onde os jogadores podem coletar itens e usá-los para criar roupas digitais para seus avatares. Além disso, trocar e reciclar roupas com amigos desbloqueia elementos especiais para personalizar seu avatar.

O nome da experiência é inspirado no ‘Looop’, o sistema de reciclagem disponível nas lojas da H&M. Com isso a varejista espera influenciar ações positivas dos clientes na vida real, aproveitando o Efeito Proteus, o fenómeno em que o comportamento dos indivíduos em mundos virtuais é influenciado pelas características e pela aparência do seu avatar.


KIBU

A Batch.Works, empresa de fabricação circular, uniu forças com o estúdio de design Morrama para apresentar os fones de ouvido Kibu, um produto projetado para ser montado, personalizado e reparado por crianças.

Os fones de ouvido são desenvolvidos no estúdio da Morrama, em Londres, e utilizam PLA reciclado derivado de resíduos de embalagens da indústria agrícola. O lançamento formal do Kibu está previsto para o final de 2023. Para garantir a segurança do uso das crianças, o design apresenta partes ampliadas para minimizar o risco de ingestão pelo público-alvo, crianças de cinco a onze anos.

O projeto aborda a questão do lixo eletrônico por trás da criação dos fones de ouvido. Além disso, o design modular facilita a substituição de peças quebradas, ao mesmo tempo que permite ajustes para garantir o conforto à medida que a criança cresce.

COACHTOPIA

Coachtopia é uma nova submarca da marca de artigos de couro Coach que usa restos do chão da sala de corte que, de outra forma, teriam ido para aterros sanitários. Falamos recentemente sobre o sucesso da submarca focada no público adolescente.

Fonte: GDRUK e Ponto de Referência
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 26 de setembro de 2023 às 10:36


Ferramentas de IA generativa agora podem ser integradas a demais serviços de produtividade como e-mail, documentos e fotos.

A Microsoft anunciou nessa quinta-feira, 21/9, o lançamento do Copilot, uma nova funcionalidade de Inteligência Artificial (IA) generativa que poderá ser utilizada nos diferentes aplicativos e ferramentas do Windows. O lançamento permitirá que usuários utilizem a tecnologia no seu dia a dia para diferentes objetivos – desde escrever um texto, até gerar e editar imagens, ou mudar configurações de seus computadores.

O Copilot estará disponível para o Windows 11 e, nos próximos meses, no Microsoft 365, no buscador Bing e no navegador Edge. Segundo a empresa, a próxima atualização do Windows 11 terá mais de 150 novas funcionalidades e incorporará a solução do Copilot a aplicativos como Paint, Fotos e Clipchamp. A IA será responsável por criar atalhos e ajudar usuários a criar e editar imagens, fotos e vídeos, além de contribuir com a organização de documentos, redação e envio de e-mails. Já no Bing, o Copilot oferecerá respostas mais precisas e personalizadas para as pesquisas de acordo com o histórico de navegação no buscador e com perguntas adicionais no momento da pesquisa.

A empresa também anunciou que a funcionalidade do Copilot para o Microsoft 365 – conjunto de aplicativos que requer uma licença de uso voltado para organizações –, que está então estava disponível para um número limitado de companhias, estará disponível para assinantes a partir de novembro. A IA irá complementar aplicativos de produtividade, como Word e Excel.


Uma colaboração inteligente

O Microsoft 365 Copilot é resultado da colaboração da organização com a OpenAI, startup fundadora do ChatGPT e que recebe grandes investimentos há quatro anos da empresa fundada por Bill Gates. Em janeiro, anunciou um investimento de US$ 10 bilhões ao longo dos próximos anos. Não só isso, mas o serviço de nuvem Azure é responsável por sediar o trabalho de computação da OpenAI.

Até mesmo o modelo de linguagem DALL.E 3, de IA generativa da OpenAI de imagens, participará da funcionalidade do Bing. O Microsoft Designer agora será aplicado à ferramenta de busca para a edição das criações feiras por IA.

Hoje, aplicativos voltados para atividades corporativas e de produtividade contribuem com 24% da receita da Microsoft. Com a nova funcionalidade do Microsoft 365, usuários poderão contar com a ajuda da IA para criar apresentações e documentos reunindo informações trocadas em e-mails, por exemplo.
No entanto, as possibilidades de integração do Copilot mostram que a Microsoft está buscando expandir o alcance de suas ferramentas de IA para além dos clientes corporativos, atingindo até mesmo consumidores diretos em geral.



Google e Bard

O Google também anunciou novidades para sua própria ferramenta de IA generativa, o Bard. Com novidades semelhantes ao da rival Microsoft, o chatbot inteligente do Google agora será integrado aos demais serviços da big tech, como o Gmail, o Maps e o YouTube. A nova funcionalidade é chamada Bard Extensions.

Os usuários poderão selecionar quais serviços desejam integrar ao Bard. Por exemplo, caso o cliente não queira que a ferramenta tenha acesso aos seus e-mails, poderá manter a opção desativada. Uma das possibilidades é utilizar a extensão do Bard para reunir informações guardadas no Google Drive para escrever um documento ou e-mail no Docs ou no Gmail.

Outra funcionalidade é a possibilidade de checar as respostas do Bard a um clique de botão no buscador do Google. Segundo a empresa, muitas pessoas estão usando a IA para descobrir e entender assuntos complexos e, por isso, é preciso ter mais confiança nas informações geradas. O Bard Extensions já está disponível para usuários de idioma inglês, basta acessar o site da ferramenta.

A IA generativa já é uma realidade para diferentes organizações em seus diferentes processos. Mas as novas aplicações aos serviços da Microsoft e do Google dão um breve vislumbre do que o cotidiano do consumidor com a tecnologia poderá ser ao longo dos próximos anos.

Fonte: Consumidor Moderno