Notícias


Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 15 de janeiro de 2024 às 15:47


Fechar uma venda é apenas metade do trabalho dentro de uma empresa. Tão importante quanto atrair o cliente é conseguir fidelizá-lo, para que volte e continue trazendo mais negócios. A longo prazo, é muito mais efetivo fidelizar clientes do que tentar buscar novos.

Vender para alguém que já conhece sua marca e sua qualidade é sempre mais fácil, além de mais rentável. Clientes fiéis trazem uma rentabilidade mais consistente para sua empresa e elevam seu potencial.

 Confira aqui 10 estratégias para fidelizar clientes que você deve adotar em seu negócio o quanto antes.

Monitore seu público

Conhecer bem o público consumidor é o primeiro passo para saber como fidelizá-lo. Fique sempre de olho no comportamento dos seus clientes e do seu público-alvo, especialmente se houver alguma mudança relevante no mercado.

Tenha sempre canais abertos para ouvir e fidelizar
Nada é mais frustrante para um cliente do que querer um produto ou serviço e não conseguir fazer o seu pedido. O ideal é que haja o mínimo de fricção na hora de estabelecer esse contato. Por isso é importante ter canais sempre abertos.

Personalize produtos e serviços
Cada cliente tem suas necessidades específicas, mesmo quando todos buscam o mesmo produto. Sendo assim, vale a pena personalizar seu atendimento e o seu trabalho para atender a essas demandas.

Segmente seu público
Seguindo a mesma linha do ponto anterior, é provável que haja vários subgrupos dentro do seu público-alvo, seja pelo seu estágio na jornada de compra ou por buscarem benefícios diferentes. É importante segmentar seus clientes e criar estratégias diferentes para converter cada perfil.

Foque nas necessidades do cliente
Muitos negócios cometem o erro de tentar oferecer um produto e não uma solução. O que os clientes querem é algo que atenda à sua demanda em primeiro lugar. No momento de se divulgar ou enviar uma proposta, você deve poder responder à pergunta “qual problema meu serviço soluciona?”.

Crie programas de fidelidade
É bem mais fácil fidelizar clientes quando eles têm um incentivo para continuar comprando com você. O melhor exemplo disso são os programas de fidelidade, onde o cliente ganha algum benefício extra pela sua preferência continuada.

Faça um bom trabalho de pós-venda
Se você não manter contato com um cliente, é bem mais provável que ele esqueça seu negócio. Mesmo depois de fechar uma venda, você deve manter uma presença forte, entrando em contato e enviando novidades.

Use dados para orientar suas estratégias e fidelizar seus clientes
Boas decisões empresariais são tomadas com base em dados e análises concretas. Isso também vale para suas estratégias de fidelização. Monitore seu público antes, durante e depois da compra e tome nota de seu comportamento.

Busque feedback
Outra forma de aprender mais sobre seus clientes e suas preferências é apenas perguntar. Não custa nada pedir feedback depois de uma venda. Isso pode ajudar bastante na hora de avaliar seu desempenho e fazer melhorias.

Inclua brindes e benefícios extras
Uma forma de incentivar tanto a compra de curto prazo quanto longo prazo é criar pequenos brindes e bônus em cada compra. Assim, a cada venda fechada, o cliente também ganha algo a mais e tem um incentivo para voltar no futuro.

Fonte: Echosis
Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 15 de janeiro de 2024 às 15:43


Recentemente, o Instagram lançou o “Vem na Trend 2024”, conteúdo que traz os resultados sobre as tendências que a Geração Z vai viver em relação à cultura global neste ano.

Mais de 1/4 dos jovens da Geração Z planeja descobrir um perfume ou fragrância exclusiva que expresse sua personalidade em 2024

Em parceria com a WGSN, o estudo compartilha os resultados de uma pesquisa abrangente que analisa as tendências da Geração Z no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Coreia do Sul. 
Entre as tendências importantes para a Geração Z, o destaque engloba as áreas de moda, beleza, redes sociais, namoro, amizades e muito mais.

Confira a seguir os dados apresentados no relatório do Instagram, plataforma considerada como canal preferido das PMEs:


Moda & Beleza

A Geração Z está refletindo bastante sobre moda sustentável e veremos mais sobre isso em 2024. É bem provável que eles comprem menos itens novos, repitam roupas e façam compras de comércios locais. As 5 principais práticas de moda sustentável que veremos na Geração Z no próximo ano incluem:

– Comprar menos roupas;
– Repartir looks;
– Apoiar o comércio local;
– Economizar comprando itens de segunda mão, tanto online como em lojas físicas.


Top 5 Tendências de moda globais em 2024

– Se vestir de forma mais modesta;
– Estilo vintage, econômico ou herdado;
– Ser mais sustentável repetindo roupas;
– Usar roupas de novas e inusitadas maneiras;
– DIY (Do it yourself), ou em português “Faça você mesmo!”.


Moda confortável

A moda e a beleza terão tudo a ver com individualidade. Afinal, quase 1/3 da Geração Z afirma que será mais criativo na forma de se vestir, assim como descobrirá seu perfume característico e sua própria estética individual.
À medida que identificam a sua estética individual, a Geração Z vai procurar encher seus armários com roupas com as quais se sintam bem. As pessoas nos países pesquisado concordam que desejam que as suas escolhas de vestuário expressem que elas se sentem confortáveis.

Observou-se que os entrevistados escolheram ‘Um novo penteado’ como dica de beleza favorita que aprenderam nas redes sociais, seguida de ‘Cuidados com a pele’.
Por outro lado, as sobrancelhas raspadas estão fora de moda, com a Geração Z afirmando que querem deixar essa tendência de beleza no passado.
Os perfumistas devem estar nos holofotes em 2024 também, já que mais de 1/4 dos jovens planeja descobrir um perfume ou fragrância exclusiva que expresse sua personalidade.


Redes sociais

A Geração Z pretende priorizar conexões significativas em 2024, em 1º lugar planejando usar as redes sociais para manter contato com seus amigos e familiares. Em segundo lugar ficou se manter por dentro das tendências (moda, música, tecnologia).
Quando questionados sobre como usam o Instagram para se aproximar dos outros, as principais maneiras foram: curtir os stories de alguém, enviar um reels ou meme pelas DMs e curtir um post no feed.

Falando em Brasil… De todos os países que participaram da pesquisa, a Gen Z brasileira é a única que se destacou por querer usar as redes sociais para ficar por dentro das tendências, de moda e tecnologia, por exemplo, (25,6%) em 2024. Já outros países, como os EUA, disseram que vão procurar manter contato com a família e amigos (26,4%).
42% da Gen Z brasileira leva em conta o interesse de outra pessoa por memes ao analisar se tem alguma conexão com ela. Mundialmente esta porcentagem é menor (30%).


Namoro e amizade


As principais maneiras pelas quais a Geração Z paquera com seu interesse romântico no Instagram incluem curtir os stories, marcar alguém nos stories ou foto e adicionar alguém à sua lista de amigos próximos.
Os jovens estão mais solteiros do que nunca. Isso porque 63% dos entrevistados se declaram sós, algo que não deve mudar isso tão cedo. Trata-se de sua principal prioridade de relacionamento para 2024 ‘fortalecer os relacionamentos atuais’.
Depois de conhecer alguém novo, 28% dos Gen Zs dão o primeiro passo trocando follows no Instagram em vez de trocar números de telefone.


Brasileiros em destaque

Já os brasileiros demonstraram ser os mais corajosos, sendo os mais propensos entre todos os países pesquisados ​​a ‘responder ao stories de um crush’.
De todos os países que participaram da pesquisa, os Gen Z brasileiros são os que mais consideram deletar ou apagar fotos com o ex no caso de ficar solteiro (32%).
Os jovens brasileiros foram os que mais declaram procurar alguém com quem podem ser eles mesmos (51,3%).


Tô fora

Sobre motivos para não gostar de alguém, “mastigar com a boca aberta” foi a principal escolha em todos os países. Globalmente, os 5 principais motivos em todos os países pesquisados foram:

– Mastigar com a boca aberta;
– Mal humor ou gosto ruim para memes;
– Unhas sujas;
– Usa voz de bebê;
– Segue seu ex no IG;

Quando questionados sobre o que mais valorizam nos seus amigos, a principal resposta foi: “Poder contar qualquer coisa”. No Brasil, os jovens seguem essa tendência seguido de “compartilhar os mesmo hobbies e interesses” e depois por “sentir que os amigos os entendem melhor que outras pessoas”.


‍Estilo de vida

O próximo ano será definido como a era de crescimento da Geração Z, com muitos se concentrando no autoaperfeiçoamento e no desenvolvimento pessoal. Principais desejos da Geração Z para 2024:

– Autoaperfeiçoamento ou Desenvolvimento;
– Sorte;
– Ser mais ‘eu mesmo’;

A Geração Z é uma geração de empreendedores, com 1 em cada 3 afirmando que a melhor maneira de alcançar riqueza é através de alguma forma de trabalho autônomo.
As três principais prioridades da Geração Z para 2024 são “permanecer saudável” (fazer exercício regularmente, comer de forma saudável, etc.), explorar um plano de carreira e viajar.


️Gastronomia

A Geração Z está interessada em experimentar novos tipos de alimentos e ingredientes, com 45% afirmando estar interessado em consumir produtos veganos e 42% afirmando estar interessado em experimentar carne vegetal.


 Celebridades

Além disso, a Geração Z sabe o que significa ser dividir um interesse em comum, com 75% deles pertencentes a um fandoms. Os principais fandoms em todo o mundo estão relacionados a:
– Programas de TV;
– Música/cantores/bandas;
– Videogames.

A maioria dos Gen Zs relata que já enviou uma DM para um famoso no Instagram, expressando que enviar esse DM é a melhor maneira de mostrarem seu apoio e carinho por um ídolo.
No Brasil, 68,3% dos jovens contaram que já enviaram uma DM para uma celebridade!


Ativismo

Quando questionados sobre ‘qual você acredita ser a melhor maneira de fazer mudanças’, a Geração Z se dividiu quase igualmente entre ‘votar’ e ‘fazer ativismo nas redes sociais’.

Fonte: Ecommerce Brasil